A pesquisa sobre jovens no Brasil: traçando novos desafios a partir de dados quantitativos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/143527 |
Resumo: | A partir de análise da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (PNAD), abrangendo dois períodos (2004 e 2014), este artigo explora mudanças e permanências na situação de jovens nos campos da educação, do trabalho e da vida familiar. Ao mesmo tempo, explicita como essas dimensões são experimentadas de modo variado por moças e rapazes e segundo clivagens como idade, raça/cor e renda familiar. É considerando esse exercício que se busca delinear, ainda que em caráter preliminar e exploratório, novos desafios para a pesquisa sobre a condição juvenil e os jovens brasileiros. Faz parte dessa agenda a compreensão sobre como as mudanças socioeconômicas experimentadas na última década, bem como sua recente inflexão, declinam na experiência da atual geração de jovens, seja em termos de um conjunto de novas expectativas, seja em desafios para satisfação de tais aspirações. Por outro lado, destaca-se a necessidade de uma perspectiva atenta à compreensão desses indivíduos em suas trajetórias, de seus modos de vida, dos desafios comuns que lhes são propostos e do modo como são por eles respondidos nesse momento do percurso de vida. |
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A pesquisa sobre jovens no Brasil: traçando novos desafios a partir de dados quantitativosThe research on young people in Brazil: setting new challenges from quantitative dataJuventudeMudança socialEducaçãoTrabalhoVida familiarYouthSocial changeEducationLaborFamily life A partir de análise da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (PNAD), abrangendo dois períodos (2004 e 2014), este artigo explora mudanças e permanências na situação de jovens nos campos da educação, do trabalho e da vida familiar. Ao mesmo tempo, explicita como essas dimensões são experimentadas de modo variado por moças e rapazes e segundo clivagens como idade, raça/cor e renda familiar. É considerando esse exercício que se busca delinear, ainda que em caráter preliminar e exploratório, novos desafios para a pesquisa sobre a condição juvenil e os jovens brasileiros. Faz parte dessa agenda a compreensão sobre como as mudanças socioeconômicas experimentadas na última década, bem como sua recente inflexão, declinam na experiência da atual geração de jovens, seja em termos de um conjunto de novas expectativas, seja em desafios para satisfação de tais aspirações. Por outro lado, destaca-se a necessidade de uma perspectiva atenta à compreensão desses indivíduos em suas trajetórias, de seus modos de vida, dos desafios comuns que lhes são propostos e do modo como são por eles respondidos nesse momento do percurso de vida. Based on an analysis of data from the National Survey of Household Sampling (PNDA) covering two periods (2004 and 2014), this article explores changes and continuities in the situation of youths in the fields of education, labor and family life. At the same time, it attempts to clarify how these dimensions of life are experienced in different manners by young males and females, and according to criteria such as age, race/color and family income. This exercise is taken into consideration so that this study may outline, even if preliminarily and exploratorily, new challenges for the research on what it is like to be a young person in Brazil today. This agenda includes an effort to understand how socio-economic changes brought about during the last decade, as well as their more recent reversal, unfold into the experiences of the current young generation, both in terms of a whole set of new expectations and in challenges to fulfill such aspirations. Another highlight is the need for a wary way of understanding these individuals in their life paths, their lifestyles, the challenges they share and how they react to them at this specific moment of their lives.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/14352710.1590/s1678-4634201712170308Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e170308Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e170308Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e1703081678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/143527/138226https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/143527/138227Copyright (c) 2018 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSposito, Marilia PontesSouza, RaquelSilva, Fernanda Arantes e2018-05-18T13:02:03Zoai:revistas.usp.br:article/143527Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2018-05-18T13:02:03Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
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