10 years of the Federal Act 10,639/2003 and the training of teachers: a reading of scientific studies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Benjamin Xavier de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Guimarães, Selva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/86255
Resumo: Este estudo aborda a formação de professores com vistas à implementação do estudo da História e Cultura da África e Afro-brasileira, conforme dispõe a lei federal nº 10.639/2003 e as disposições correlatas. Faz parte de uma pesquisa mais ampla cuja opção metodológica ampara-se na abordagem defendida por Canen (2008). Nessa concepção, entende-se o multiculturalismo como conceito e prática estruturante na pesquisa científica em educação e na formação de professores, bem como na pluralidade paradigmática como eixo teórico-metodológico para essas pesquisas. Essa abordagem dialoga com outras perspectivas metodológicas, a saber: o estudo acerca do estado da arte na perspectiva defendida por Ferreira (2002) e André; Romanowski (1999); e a pesquisa bibliográfica, conforme disposto em Gil (2002) e Lima; Mioto (2007). Nossas fontes de investigação são: relatório de pesquisa, consolidado a partir do banco de teses e dissertações da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sobre a produção de teses de doutorado e dissertações de mestrado; e relatório de pesquisa, consolidado a partir do banco de artigos científicos constantes na base da Scientific Electronic Library Online (SCIELO). O tratamento metodológico das fontes de pesquisa efetivou-se por meio da análise crítica das referências bibliográficas e documentais. A pesquisa evidencia a invisibilidade do tema investigado antes do ano 2000 e a crescente demanda pelos estudos desta natureza nos anos posteriores.
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spelling 10 years of the Federal Act 10,639/2003 and the training of teachers: a reading of scientific studies 10 anos da lei federal nº 10.639/2003 e a formação de professores: uma leitura de pesquisas científicas Este estudo aborda a formação de professores com vistas à implementação do estudo da História e Cultura da África e Afro-brasileira, conforme dispõe a lei federal nº 10.639/2003 e as disposições correlatas. Faz parte de uma pesquisa mais ampla cuja opção metodológica ampara-se na abordagem defendida por Canen (2008). Nessa concepção, entende-se o multiculturalismo como conceito e prática estruturante na pesquisa científica em educação e na formação de professores, bem como na pluralidade paradigmática como eixo teórico-metodológico para essas pesquisas. Essa abordagem dialoga com outras perspectivas metodológicas, a saber: o estudo acerca do estado da arte na perspectiva defendida por Ferreira (2002) e André; Romanowski (1999); e a pesquisa bibliográfica, conforme disposto em Gil (2002) e Lima; Mioto (2007). Nossas fontes de investigação são: relatório de pesquisa, consolidado a partir do banco de teses e dissertações da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sobre a produção de teses de doutorado e dissertações de mestrado; e relatório de pesquisa, consolidado a partir do banco de artigos científicos constantes na base da Scientific Electronic Library Online (SCIELO). O tratamento metodológico das fontes de pesquisa efetivou-se por meio da análise crítica das referências bibliográficas e documentais. A pesquisa evidencia a invisibilidade do tema investigado antes do ano 2000 e a crescente demanda pelos estudos desta natureza nos anos posteriores. This study addresses teacher education with a view to implement school studies of African and Afro-Brazilian History and Culture, pursuant to the Federal Act 10,639/2003. It is part of a broader study in whose methodology is based on the approach advocated by Canen (2008). In this conception, multiculturalism is understood as the structuring concept and practice applied to education research and teacher education; this view also establishes paradigmatic plurality as the theoretical-methodological core for such research. This approach is compatible with other methodological perspectives, namely: the study on the state of the art as proposed by Ferreira (2002) and André; Romanowski (1999); and the bibliographic research as proposed by Gil (2002) and Lima; Mioto (2007). Our investigation sources are: a research report consolidated from the database of dissertations and theses of Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), concerning the production of doctoral and masters theses; and a research report consolidated from scientific articles included in the academic database of the Scientific Electronic Library Online (SCIELO). The methodological treatment of research sources was conducted through a critic analysis of the bibliographic and documentary references. The study clearly shows the invisibility of the subject investigated until 2000, as well as the increasing demand for studies of this nature in the following years. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/8625510.1590/S1517-97022014061517Educação e Pesquisa; v. 40 n. 2 (2014); 435-448Educação e Pesquisa; Vol. 40 No. 2 (2014); 435-448Educação e Pesquisa; Vol. 40 Núm. 2 (2014); 435-4481678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/86255/88911https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/86255/88912Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaula, Benjamin Xavier deGuimarães, Selva2014-10-30T15:25:25Zoai:revistas.usp.br:article/86255Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-30T15:25:25Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
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