Work, career, teaching development, and change in educational practice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Claudio Pinto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Dalila Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/128194
Resumo: O artigo propõe-se a discutir algumas questões encontradas na literatura recente sobre a profissão docente, nas condições de trabalho do professor, no desenvolvimento profissional, na carreira e na mudança na prática educativa. Esses pontos são tomados como basilares para a análise da melhoria e da mudança na escola, tanto no que diz respeito à melhoria da qualidade da aprendizagem pelos estudantes da educação básica quanto em relação aos aspectos relevantes para o decorrente avanço social que tais estudantes possam apresentar em face daquilo que aprenderam na educação básica. O texto defende uma maior articulação entre políticas públicas educacionais e trabalho docente, de modo que o professor não seja responsabilizado pelo fracasso ou sucesso da aprendizagem dos estudantes. Tal defesa decorre do entendimento de que as mudanças por que vêm passando as sociedades fazem com que haja a necessidade de uma escola cada vez mais atenta para as demandas de seu tempo, com desenvolvimento profissional do professor e com qualidade das condições de exercício da docência.
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spelling Work, career, teaching development, and change in educational practiceTrabalho, carreira, desenvolvimento docente e mudança na prática educativaO artigo propõe-se a discutir algumas questões encontradas na literatura recente sobre a profissão docente, nas condições de trabalho do professor, no desenvolvimento profissional, na carreira e na mudança na prática educativa. Esses pontos são tomados como basilares para a análise da melhoria e da mudança na escola, tanto no que diz respeito à melhoria da qualidade da aprendizagem pelos estudantes da educação básica quanto em relação aos aspectos relevantes para o decorrente avanço social que tais estudantes possam apresentar em face daquilo que aprenderam na educação básica. O texto defende uma maior articulação entre políticas públicas educacionais e trabalho docente, de modo que o professor não seja responsabilizado pelo fracasso ou sucesso da aprendizagem dos estudantes. Tal defesa decorre do entendimento de que as mudanças por que vêm passando as sociedades fazem com que haja a necessidade de uma escola cada vez mais atenta para as demandas de seu tempo, com desenvolvimento profissional do professor e com qualidade das condições de exercício da docência.This article aims to discuss some issues found in recent literature on the teaching profession, the teachers’ working conditions, professional development, career, and change in educational practice. These points are taken as fundamental to the analysis of the improvement and change in school, with regards both to improvement in student learning in primary education, and to the relevant aspects of the possible social advancement of such students in the face of what they learned in primary education. The text advocates a greater coordination between public educational policy and teaching practice, so that teachers are not held responsible for the failure or success of student learning. This argument stems from the understanding that current changes in societies lead to the need for a school that is increasingly attentive to the demands of its time, with the teacher professional development and quality conditions for teaching.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/12819410.1590/s1517-9702201604145487Educação e Pesquisa; v. 43 n. 1 (2017); 66-80Educação e Pesquisa; Vol. 43 No. 1 (2017); 66-80Educação e Pesquisa; Vol. 43 Núm. 1 (2017); 66-801678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/128194/125112Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Claudio PintoOliveira, Dalila Andrade2017-03-17T11:19:35Zoai:revistas.usp.br:article/128194Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2017-03-17T11:19:35Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
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