Developing self-understanding in pedagogical stances: making explicit the implicit among new lecturers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guzmán-Valenzuela, Carolina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Barnett, Ronald
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/73040
Resumo: Em sua prática docente inicial, os professores universitários geralmente vivenciam dificuldades relacionadas a como promover a aprendizagem dos alunos (por exemplo, como planejar uma aula, usar os recursos pedagógicos e avaliar a aprendizagem). A maneira como os novos professores enfrentam e abordam essas dificuldades afeta a evolução de suas carreiras acadêmicas e o modo como eles usam diversos referenciais para refletir sobre suas práticas de ensino. Levando em conta que algumas dessas dificuldades ainda não são suficientemente compreendidas, este trabalho tem por objetivo analisá-las por meio de uma abordagem qualitativa. Para tanto, foram adotadas várias técnicas de coleta de dados e fontes (professores, estudantes e pesquisadora) ao longo de um ano letivo. Os resultados evidenciam as dificuldades explícitas reconhecidas pelos docentes em relação ao seu ensino. Além disso, os dados apontaram também para as dificuldades que permaneceram implícitas, sugerindo que elas podem ser particularmente resistentes à autocompreensão, pois estão relacionadas ao desejo interior dos docentes de ordem e previsibilidade em seu ensino. O artigo conclui sugerindo possíveis formas de melhorar tais pressupostos implícitos.
id USP-11_79b4097ee194fe1f376a83d805ff493e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/73040
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Developing self-understanding in pedagogical stances: making explicit the implicit among new lecturers O desenvolvimento da autocompreensão em posturas pedagógicas: explicitando o implícito entre os novos docentes Novos docentesPráticas de ensinoDificuldades implícitas e explícitasPesquisa qualitativaNew lecturersTeaching practicesImplicit/explicit difficultiesQualitative research Em sua prática docente inicial, os professores universitários geralmente vivenciam dificuldades relacionadas a como promover a aprendizagem dos alunos (por exemplo, como planejar uma aula, usar os recursos pedagógicos e avaliar a aprendizagem). A maneira como os novos professores enfrentam e abordam essas dificuldades afeta a evolução de suas carreiras acadêmicas e o modo como eles usam diversos referenciais para refletir sobre suas práticas de ensino. Levando em conta que algumas dessas dificuldades ainda não são suficientemente compreendidas, este trabalho tem por objetivo analisá-las por meio de uma abordagem qualitativa. Para tanto, foram adotadas várias técnicas de coleta de dados e fontes (professores, estudantes e pesquisadora) ao longo de um ano letivo. Os resultados evidenciam as dificuldades explícitas reconhecidas pelos docentes em relação ao seu ensino. Além disso, os dados apontaram também para as dificuldades que permaneceram implícitas, sugerindo que elas podem ser particularmente resistentes à autocompreensão, pois estão relacionadas ao desejo interior dos docentes de ordem e previsibilidade em seu ensino. O artigo conclui sugerindo possíveis formas de melhorar tais pressupostos implícitos. In their early teaching practice, university lecturers usually experience difficulties related to how to promote learning among students (e.g., how to plan a lesson, how to use pedagogical resources, and how to assess learning). The way in which new lecturers confront and address these difficulties impacts the evolution of their academic careers and how they use diverse frameworks to reflect on their teaching practices. Taking into account that some of these difficulties are not sufficiently understood yet, this paper aims to analyze them using a qualitative approach. This study adopted several data collection techniques and sources (teachers, students, and researcher) during a single academic year. The results underscored explicit difficulties recognized by the lecturers in relation to their teaching. However, this study's data pointed also to difficulties that remained implicit, and the results suggested that these implicit difficulties may be particularly resistant to self-understanding because they are related to lecturers' inner desire for order and predictability in their teaching. The paper concludes by suggesting possible ways of ameliorating such implicit presuppositions. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/7304010.1590/S1517-97022013000400005Educação e Pesquisa; v. 39 n. 4 (2013); 891-906Educação e Pesquisa; Vol. 39 No. 4 (2013); 891-906Educação e Pesquisa; Vol. 39 Núm. 4 (2013); 891-9061678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/73040/76582https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/73040/76583Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessGuzmán-Valenzuela, CarolinaBarnett, Ronald2014-06-18T14:07:28Zoai:revistas.usp.br:article/73040Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-06-18T14:07:28Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Developing self-understanding in pedagogical stances: making explicit the implicit among new lecturers
O desenvolvimento da autocompreensão em posturas pedagógicas: explicitando o implícito entre os novos docentes
title Developing self-understanding in pedagogical stances: making explicit the implicit among new lecturers
spellingShingle Developing self-understanding in pedagogical stances: making explicit the implicit among new lecturers
Guzmán-Valenzuela, Carolina
Novos docentes
Práticas de ensino
Dificuldades implícitas e explícitas
Pesquisa qualitativa
New lecturers
Teaching practices
Implicit/explicit difficulties
Qualitative research
title_short Developing self-understanding in pedagogical stances: making explicit the implicit among new lecturers
title_full Developing self-understanding in pedagogical stances: making explicit the implicit among new lecturers
title_fullStr Developing self-understanding in pedagogical stances: making explicit the implicit among new lecturers
title_full_unstemmed Developing self-understanding in pedagogical stances: making explicit the implicit among new lecturers
title_sort Developing self-understanding in pedagogical stances: making explicit the implicit among new lecturers
author Guzmán-Valenzuela, Carolina
author_facet Guzmán-Valenzuela, Carolina
Barnett, Ronald
author_role author
author2 Barnett, Ronald
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guzmán-Valenzuela, Carolina
Barnett, Ronald
dc.subject.por.fl_str_mv Novos docentes
Práticas de ensino
Dificuldades implícitas e explícitas
Pesquisa qualitativa
New lecturers
Teaching practices
Implicit/explicit difficulties
Qualitative research
topic Novos docentes
Práticas de ensino
Dificuldades implícitas e explícitas
Pesquisa qualitativa
New lecturers
Teaching practices
Implicit/explicit difficulties
Qualitative research
description Em sua prática docente inicial, os professores universitários geralmente vivenciam dificuldades relacionadas a como promover a aprendizagem dos alunos (por exemplo, como planejar uma aula, usar os recursos pedagógicos e avaliar a aprendizagem). A maneira como os novos professores enfrentam e abordam essas dificuldades afeta a evolução de suas carreiras acadêmicas e o modo como eles usam diversos referenciais para refletir sobre suas práticas de ensino. Levando em conta que algumas dessas dificuldades ainda não são suficientemente compreendidas, este trabalho tem por objetivo analisá-las por meio de uma abordagem qualitativa. Para tanto, foram adotadas várias técnicas de coleta de dados e fontes (professores, estudantes e pesquisadora) ao longo de um ano letivo. Os resultados evidenciam as dificuldades explícitas reconhecidas pelos docentes em relação ao seu ensino. Além disso, os dados apontaram também para as dificuldades que permaneceram implícitas, sugerindo que elas podem ser particularmente resistentes à autocompreensão, pois estão relacionadas ao desejo interior dos docentes de ordem e previsibilidade em seu ensino. O artigo conclui sugerindo possíveis formas de melhorar tais pressupostos implícitos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/73040
10.1590/S1517-97022013000400005
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/73040
identifier_str_mv 10.1590/S1517-97022013000400005
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/73040/76582
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/73040/76583
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 39 n. 4 (2013); 891-906
Educação e Pesquisa; Vol. 39 No. 4 (2013); 891-906
Educação e Pesquisa; Vol. 39 Núm. 4 (2013); 891-906
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713809281974272