The disciplinary movement in North American physical education: contributions and limits to the structuring of the scientific field

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Rafael Augusto Marques dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Badaró, Luiz Fernando, Oliveira, Vinicius Machado de, Souza, Juliano de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198873
Resumo: Este artigo sintetiza aspectos do processo de disciplinarização da educação física (EF) nos Estados Unidos, de modo a fornecer elementos para pensar as relações entre ciência e educação em parâmetros marcadamente reflexivos. Nesse percurso, procura-se restituir alguns dos elementos fundantes do movimento disciplinar da EF norte-americana, bem como identificar suas contribuições e limites para a estruturação da área como um campo científico. Em termos metodológicos, o estudo configurou-se como teórico-bibliográfico e de vertente exploratória. A partir desse delineamento, foram inicialmente mobilizados artigos e capítulos de livros da literatura nacional e internacional atinentes ao debate epistemológico da EF e, posteriormente, analisadas as informações com base no referencial teórico de Pierre Bourdieu. Como conclusão, destaca-se que o movimento disciplinar na EF norte-americana trouxe avanços e contribuições significativas para situar a EF na hierarquia da ciência e, ao mesmo tempo, justificar sua existência no ensino superior. Em que pesem, no entanto, esses aspectos producentes, o movimento disciplinar da EF não pôde conter os efeitos colaterais da dinâmica organizacional proposta, sobretudo no que tange à fragmentação da EF em diferentes subáreas que não apenas pouco se comunicam, mas também concorrem pela definição do todo no campo. De qualquer modo, o movimento disciplinar ao reconhecer no movimento humano o conector comum das diferentes frentes de investigação da área não só induziu como também tornou crível o processo de organização da EF como uma ciência autônoma.
id USP-11_950a7286cc3a2c9e7f21f1c485b8dd64
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/198873
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling The disciplinary movement in North American physical education: contributions and limits to the structuring of the scientific fieldO movimento disciplinar na educação física norte-americana: contribuições e limites para a estruturação do campo científicoKinesiologyEducationHigher educationEpistemologyCinesiologiaEducaçãoEnsino superiorEpistemologiaEste artigo sintetiza aspectos do processo de disciplinarização da educação física (EF) nos Estados Unidos, de modo a fornecer elementos para pensar as relações entre ciência e educação em parâmetros marcadamente reflexivos. Nesse percurso, procura-se restituir alguns dos elementos fundantes do movimento disciplinar da EF norte-americana, bem como identificar suas contribuições e limites para a estruturação da área como um campo científico. Em termos metodológicos, o estudo configurou-se como teórico-bibliográfico e de vertente exploratória. A partir desse delineamento, foram inicialmente mobilizados artigos e capítulos de livros da literatura nacional e internacional atinentes ao debate epistemológico da EF e, posteriormente, analisadas as informações com base no referencial teórico de Pierre Bourdieu. Como conclusão, destaca-se que o movimento disciplinar na EF norte-americana trouxe avanços e contribuições significativas para situar a EF na hierarquia da ciência e, ao mesmo tempo, justificar sua existência no ensino superior. Em que pesem, no entanto, esses aspectos producentes, o movimento disciplinar da EF não pôde conter os efeitos colaterais da dinâmica organizacional proposta, sobretudo no que tange à fragmentação da EF em diferentes subáreas que não apenas pouco se comunicam, mas também concorrem pela definição do todo no campo. De qualquer modo, o movimento disciplinar ao reconhecer no movimento humano o conector comum das diferentes frentes de investigação da área não só induziu como também tornou crível o processo de organização da EF como uma ciência autônoma.This article summarizes aspects of the process of disciplining physical education (PE) in the United States, to provide elements for thinking about relationships between science and education in markedly reflexive parameters. In this way, we seek to restore some of the founding elements of the disciplinary movement of North American PE, as well as to identify its contributions and limits to the structuring of the area as a scientific field. In methodological terms, the study was configured as theoretical-bibliographic and exploratory. Based on this design, articles and book chapters from national and international literature concerning the epistemological debate on PE were initially mobilized and, later, the information was analyzed based on Pierre Bourdieu’s theoretical framework. In conclusion, it is emphasized that the disciplinary movement in North American PE has brought significant advances and contributions to place PE in the hierarchy of science and, at the same time, justify its existence in higher education. However, despite these productive aspects, the PE disciplinary movement could not contain the side effects of the proposed organizational dynamics, especially concerning the fragmentation of PE in different subareas that not only communicate little but also compete for the definition in the field. In any case, the disciplinary movement, recognizing in human movement the common connector of the different research fronts in the area, not only induced but made credible the process of organizing PE as an autonomous science.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2022-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/19887310.1590/S1678-4634202248234816porEducação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e234816Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e234816Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e2348161678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198873/183031https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198873/183029https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198873/183030Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReis, Rafael Augusto Marques dos Badaró, Luiz Fernando Oliveira, Vinicius Machado de Souza, Juliano de 2022-06-10T23:58:43Zoai:revistas.usp.br:article/198873Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2022-06-10T23:58:43Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The disciplinary movement in North American physical education: contributions and limits to the structuring of the scientific field
O movimento disciplinar na educação física norte-americana: contribuições e limites para a estruturação do campo científico
title The disciplinary movement in North American physical education: contributions and limits to the structuring of the scientific field
spellingShingle The disciplinary movement in North American physical education: contributions and limits to the structuring of the scientific field
Reis, Rafael Augusto Marques dos
Kinesiology
Education
Higher education
Epistemology
Cinesiologia
Educação
Ensino superior
Epistemologia
title_short The disciplinary movement in North American physical education: contributions and limits to the structuring of the scientific field
title_full The disciplinary movement in North American physical education: contributions and limits to the structuring of the scientific field
title_fullStr The disciplinary movement in North American physical education: contributions and limits to the structuring of the scientific field
title_full_unstemmed The disciplinary movement in North American physical education: contributions and limits to the structuring of the scientific field
title_sort The disciplinary movement in North American physical education: contributions and limits to the structuring of the scientific field
author Reis, Rafael Augusto Marques dos
author_facet Reis, Rafael Augusto Marques dos
Badaró, Luiz Fernando
Oliveira, Vinicius Machado de
Souza, Juliano de
author_role author
author2 Badaró, Luiz Fernando
Oliveira, Vinicius Machado de
Souza, Juliano de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Rafael Augusto Marques dos
Badaró, Luiz Fernando
Oliveira, Vinicius Machado de
Souza, Juliano de
dc.subject.por.fl_str_mv Kinesiology
Education
Higher education
Epistemology
Cinesiologia
Educação
Ensino superior
Epistemologia
topic Kinesiology
Education
Higher education
Epistemology
Cinesiologia
Educação
Ensino superior
Epistemologia
description Este artigo sintetiza aspectos do processo de disciplinarização da educação física (EF) nos Estados Unidos, de modo a fornecer elementos para pensar as relações entre ciência e educação em parâmetros marcadamente reflexivos. Nesse percurso, procura-se restituir alguns dos elementos fundantes do movimento disciplinar da EF norte-americana, bem como identificar suas contribuições e limites para a estruturação da área como um campo científico. Em termos metodológicos, o estudo configurou-se como teórico-bibliográfico e de vertente exploratória. A partir desse delineamento, foram inicialmente mobilizados artigos e capítulos de livros da literatura nacional e internacional atinentes ao debate epistemológico da EF e, posteriormente, analisadas as informações com base no referencial teórico de Pierre Bourdieu. Como conclusão, destaca-se que o movimento disciplinar na EF norte-americana trouxe avanços e contribuições significativas para situar a EF na hierarquia da ciência e, ao mesmo tempo, justificar sua existência no ensino superior. Em que pesem, no entanto, esses aspectos producentes, o movimento disciplinar da EF não pôde conter os efeitos colaterais da dinâmica organizacional proposta, sobretudo no que tange à fragmentação da EF em diferentes subáreas que não apenas pouco se comunicam, mas também concorrem pela definição do todo no campo. De qualquer modo, o movimento disciplinar ao reconhecer no movimento humano o conector comum das diferentes frentes de investigação da área não só induziu como também tornou crível o processo de organização da EF como uma ciência autônoma.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198873
10.1590/S1678-4634202248234816por
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198873
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202248234816por
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198873/183031
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198873/183029
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198873/183030
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e234816
Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e234816
Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e234816
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713814927507456