The disciplinary movement in North American physical education: contributions and limits to the structuring of the scientific field
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198873 |
Resumo: | Este artigo sintetiza aspectos do processo de disciplinarização da educação física (EF) nos Estados Unidos, de modo a fornecer elementos para pensar as relações entre ciência e educação em parâmetros marcadamente reflexivos. Nesse percurso, procura-se restituir alguns dos elementos fundantes do movimento disciplinar da EF norte-americana, bem como identificar suas contribuições e limites para a estruturação da área como um campo científico. Em termos metodológicos, o estudo configurou-se como teórico-bibliográfico e de vertente exploratória. A partir desse delineamento, foram inicialmente mobilizados artigos e capítulos de livros da literatura nacional e internacional atinentes ao debate epistemológico da EF e, posteriormente, analisadas as informações com base no referencial teórico de Pierre Bourdieu. Como conclusão, destaca-se que o movimento disciplinar na EF norte-americana trouxe avanços e contribuições significativas para situar a EF na hierarquia da ciência e, ao mesmo tempo, justificar sua existência no ensino superior. Em que pesem, no entanto, esses aspectos producentes, o movimento disciplinar da EF não pôde conter os efeitos colaterais da dinâmica organizacional proposta, sobretudo no que tange à fragmentação da EF em diferentes subáreas que não apenas pouco se comunicam, mas também concorrem pela definição do todo no campo. De qualquer modo, o movimento disciplinar ao reconhecer no movimento humano o conector comum das diferentes frentes de investigação da área não só induziu como também tornou crível o processo de organização da EF como uma ciência autônoma. |
id |
USP-11_950a7286cc3a2c9e7f21f1c485b8dd64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/198873 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
The disciplinary movement in North American physical education: contributions and limits to the structuring of the scientific fieldO movimento disciplinar na educação física norte-americana: contribuições e limites para a estruturação do campo científicoKinesiologyEducationHigher educationEpistemologyCinesiologiaEducaçãoEnsino superiorEpistemologiaEste artigo sintetiza aspectos do processo de disciplinarização da educação física (EF) nos Estados Unidos, de modo a fornecer elementos para pensar as relações entre ciência e educação em parâmetros marcadamente reflexivos. Nesse percurso, procura-se restituir alguns dos elementos fundantes do movimento disciplinar da EF norte-americana, bem como identificar suas contribuições e limites para a estruturação da área como um campo científico. Em termos metodológicos, o estudo configurou-se como teórico-bibliográfico e de vertente exploratória. A partir desse delineamento, foram inicialmente mobilizados artigos e capítulos de livros da literatura nacional e internacional atinentes ao debate epistemológico da EF e, posteriormente, analisadas as informações com base no referencial teórico de Pierre Bourdieu. Como conclusão, destaca-se que o movimento disciplinar na EF norte-americana trouxe avanços e contribuições significativas para situar a EF na hierarquia da ciência e, ao mesmo tempo, justificar sua existência no ensino superior. Em que pesem, no entanto, esses aspectos producentes, o movimento disciplinar da EF não pôde conter os efeitos colaterais da dinâmica organizacional proposta, sobretudo no que tange à fragmentação da EF em diferentes subáreas que não apenas pouco se comunicam, mas também concorrem pela definição do todo no campo. De qualquer modo, o movimento disciplinar ao reconhecer no movimento humano o conector comum das diferentes frentes de investigação da área não só induziu como também tornou crível o processo de organização da EF como uma ciência autônoma.This article summarizes aspects of the process of disciplining physical education (PE) in the United States, to provide elements for thinking about relationships between science and education in markedly reflexive parameters. In this way, we seek to restore some of the founding elements of the disciplinary movement of North American PE, as well as to identify its contributions and limits to the structuring of the area as a scientific field. In methodological terms, the study was configured as theoretical-bibliographic and exploratory. Based on this design, articles and book chapters from national and international literature concerning the epistemological debate on PE were initially mobilized and, later, the information was analyzed based on Pierre Bourdieu’s theoretical framework. In conclusion, it is emphasized that the disciplinary movement in North American PE has brought significant advances and contributions to place PE in the hierarchy of science and, at the same time, justify its existence in higher education. However, despite these productive aspects, the PE disciplinary movement could not contain the side effects of the proposed organizational dynamics, especially concerning the fragmentation of PE in different subareas that not only communicate little but also compete for the definition in the field. In any case, the disciplinary movement, recognizing in human movement the common connector of the different research fronts in the area, not only induced but made credible the process of organizing PE as an autonomous science.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2022-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/19887310.1590/S1678-4634202248234816porEducação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e234816Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e234816Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e2348161678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198873/183031https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198873/183029https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198873/183030Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReis, Rafael Augusto Marques dos Badaró, Luiz Fernando Oliveira, Vinicius Machado de Souza, Juliano de 2022-06-10T23:58:43Zoai:revistas.usp.br:article/198873Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2022-06-10T23:58:43Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The disciplinary movement in North American physical education: contributions and limits to the structuring of the scientific field O movimento disciplinar na educação física norte-americana: contribuições e limites para a estruturação do campo científico |
title |
The disciplinary movement in North American physical education: contributions and limits to the structuring of the scientific field |
spellingShingle |
The disciplinary movement in North American physical education: contributions and limits to the structuring of the scientific field Reis, Rafael Augusto Marques dos Kinesiology Education Higher education Epistemology Cinesiologia Educação Ensino superior Epistemologia |
title_short |
The disciplinary movement in North American physical education: contributions and limits to the structuring of the scientific field |
title_full |
The disciplinary movement in North American physical education: contributions and limits to the structuring of the scientific field |
title_fullStr |
The disciplinary movement in North American physical education: contributions and limits to the structuring of the scientific field |
title_full_unstemmed |
The disciplinary movement in North American physical education: contributions and limits to the structuring of the scientific field |
title_sort |
The disciplinary movement in North American physical education: contributions and limits to the structuring of the scientific field |
author |
Reis, Rafael Augusto Marques dos |
author_facet |
Reis, Rafael Augusto Marques dos Badaró, Luiz Fernando Oliveira, Vinicius Machado de Souza, Juliano de |
author_role |
author |
author2 |
Badaró, Luiz Fernando Oliveira, Vinicius Machado de Souza, Juliano de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Rafael Augusto Marques dos Badaró, Luiz Fernando Oliveira, Vinicius Machado de Souza, Juliano de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Kinesiology Education Higher education Epistemology Cinesiologia Educação Ensino superior Epistemologia |
topic |
Kinesiology Education Higher education Epistemology Cinesiologia Educação Ensino superior Epistemologia |
description |
Este artigo sintetiza aspectos do processo de disciplinarização da educação física (EF) nos Estados Unidos, de modo a fornecer elementos para pensar as relações entre ciência e educação em parâmetros marcadamente reflexivos. Nesse percurso, procura-se restituir alguns dos elementos fundantes do movimento disciplinar da EF norte-americana, bem como identificar suas contribuições e limites para a estruturação da área como um campo científico. Em termos metodológicos, o estudo configurou-se como teórico-bibliográfico e de vertente exploratória. A partir desse delineamento, foram inicialmente mobilizados artigos e capítulos de livros da literatura nacional e internacional atinentes ao debate epistemológico da EF e, posteriormente, analisadas as informações com base no referencial teórico de Pierre Bourdieu. Como conclusão, destaca-se que o movimento disciplinar na EF norte-americana trouxe avanços e contribuições significativas para situar a EF na hierarquia da ciência e, ao mesmo tempo, justificar sua existência no ensino superior. Em que pesem, no entanto, esses aspectos producentes, o movimento disciplinar da EF não pôde conter os efeitos colaterais da dinâmica organizacional proposta, sobretudo no que tange à fragmentação da EF em diferentes subáreas que não apenas pouco se comunicam, mas também concorrem pela definição do todo no campo. De qualquer modo, o movimento disciplinar ao reconhecer no movimento humano o conector comum das diferentes frentes de investigação da área não só induziu como também tornou crível o processo de organização da EF como uma ciência autônoma. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198873 10.1590/S1678-4634202248234816por |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198873 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-4634202248234816por |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198873/183031 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198873/183029 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198873/183030 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/xml application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e234816 Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e234816 Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e234816 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713814927507456 |