Graduate studies in Brazilian physical education: the (fatal) attraction to biodynamics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manoel, Edison de Jesus
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Carvalho, Yara Maria de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28291
Resumo: O objetivo do trabalho foi caracterizar academicamente a educação física no Brasil. Primeiro, fez-se um paralelo entre os eventos desse processo ocorridos nos Estados Unidos e no Brasil. A seguir, os programas de pós-graduação brasileiros foram analisados do ponto de vista de suas áreas de concentração e de sua vinculação com o corpo docente, as linhas e os projetos de pesquisa. Educação física é o termo predominante na denominação da maioria dos programas brasileiros, diferentemente dos Estados Unidos, onde se privilegia cinesiologia. A análise das áreas de concentração dos programas de pós-graduação permitiu-nos identificar três subáreas: biodinâmica, sociocultural e pedagógica. A biodinâmica sobressai-se pela dimensão do corpo docente e pela quantidade de linhas e projetos de pesquisa, sempre mais numerosos em comparação com as subáreas sociocultural e pedagógica. Tal hegemonia expressa a valorização atribuída às pesquisas orientadas pelas ciências naturais em detrimento daquelas fundamentadas pelas ciências humanas e sociais, além da dificuldade em problematizar a intervenção, particularmente no âmbito da escola. Esse quadro guarda semelhança com a realidade norte-americana, haja vista que acadêmicos norte-americanos das subáreas sociocultural e pedagógica apontam os obstáculos para compatibilizar suas concepções teóricas e metodológicas com os modos hegemônicos de pensamento, investigação e ação no campo da cinesiologia. Tanto os acontecimentos nos Estados Unidos quanto a caracterização acadêmica predominante nos programas de pós-graduação no Brasil indicam a forte presença da biodinâmica em prejuízo da educação física, no que ela compreende e agrega, sobretudo, como prática social e pedagógica de longa data.
id USP-11_9d1c48260f91f94a83613b86315f1c58
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/28291
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Graduate studies in Brazilian physical education: the (fatal) attraction to biodynamics Pós-graduação na educação física brasileira: a atração (fatal) para a biodinâmica Educação físicaCinesiologiaBiodinâmicaPolítica científicaPós-graduaçãoPhysical educationKinesiologyBiodynamicsScientific policyGraduate studies O objetivo do trabalho foi caracterizar academicamente a educação física no Brasil. Primeiro, fez-se um paralelo entre os eventos desse processo ocorridos nos Estados Unidos e no Brasil. A seguir, os programas de pós-graduação brasileiros foram analisados do ponto de vista de suas áreas de concentração e de sua vinculação com o corpo docente, as linhas e os projetos de pesquisa. Educação física é o termo predominante na denominação da maioria dos programas brasileiros, diferentemente dos Estados Unidos, onde se privilegia cinesiologia. A análise das áreas de concentração dos programas de pós-graduação permitiu-nos identificar três subáreas: biodinâmica, sociocultural e pedagógica. A biodinâmica sobressai-se pela dimensão do corpo docente e pela quantidade de linhas e projetos de pesquisa, sempre mais numerosos em comparação com as subáreas sociocultural e pedagógica. Tal hegemonia expressa a valorização atribuída às pesquisas orientadas pelas ciências naturais em detrimento daquelas fundamentadas pelas ciências humanas e sociais, além da dificuldade em problematizar a intervenção, particularmente no âmbito da escola. Esse quadro guarda semelhança com a realidade norte-americana, haja vista que acadêmicos norte-americanos das subáreas sociocultural e pedagógica apontam os obstáculos para compatibilizar suas concepções teóricas e metodológicas com os modos hegemônicos de pensamento, investigação e ação no campo da cinesiologia. Tanto os acontecimentos nos Estados Unidos quanto a caracterização acadêmica predominante nos programas de pós-graduação no Brasil indicam a forte presença da biodinâmica em prejuízo da educação física, no que ela compreende e agrega, sobretudo, como prática social e pedagógica de longa data. The present work aimed at the academic characterization of physical education in Brazil. First, a parallel was made between the history of academic characterization of physical education in North America and in Brazil. Next, the analysis of the areas comprehended by graduate study programs was carried out in the field around Brazil. A survey was done considering the field of concentration and its interface and links with the size of faculty, with research lines and with research projects. Physical education is the most preferred term to name the majority of the Brazilian graduate programs in contrast with the United States where Kinesiology is preferred. The analysis of the field of concentration yields three main subfields: biodynamics, sociocultural and pedagogical. Biodynamics takes precedence as one considers the size of the faculty and the number of research lines and projects always greater than the same variables in comparison with sociocultural and pedagogical subfields. This hegemony reflects a trend in which natural sciences-oriented research is privileged over human and social sciences-oriented research and difficulty in valuing the intervention, especially in schooling. This portrait resembles what happens in the US as some North American scholars from the sociocultural and pedagogical subfields have also identified difficulties in making their theoretical and methodological conceptions compatible with the hegemonic modes of thinking and investigation in kinesiology. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2829110.1590/S1517-97022011000200012Educação e Pesquisa; v. 37 n. 2 (2011); 389-406Educação e Pesquisa; Vol. 37 No. 2 (2011); 389-406Educação e Pesquisa; Vol. 37 Núm. 2 (2011); 389-4061678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28291/30138https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28291/30139Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessManoel, Edison de JesusCarvalho, Yara Maria de2014-10-24T15:49:12Zoai:revistas.usp.br:article/28291Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:49:12Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Graduate studies in Brazilian physical education: the (fatal) attraction to biodynamics
Pós-graduação na educação física brasileira: a atração (fatal) para a biodinâmica
title Graduate studies in Brazilian physical education: the (fatal) attraction to biodynamics
spellingShingle Graduate studies in Brazilian physical education: the (fatal) attraction to biodynamics
Manoel, Edison de Jesus
Educação física
Cinesiologia
Biodinâmica
Política científica
Pós-graduação
Physical education
Kinesiology
Biodynamics
Scientific policy
Graduate studies
title_short Graduate studies in Brazilian physical education: the (fatal) attraction to biodynamics
title_full Graduate studies in Brazilian physical education: the (fatal) attraction to biodynamics
title_fullStr Graduate studies in Brazilian physical education: the (fatal) attraction to biodynamics
title_full_unstemmed Graduate studies in Brazilian physical education: the (fatal) attraction to biodynamics
title_sort Graduate studies in Brazilian physical education: the (fatal) attraction to biodynamics
author Manoel, Edison de Jesus
author_facet Manoel, Edison de Jesus
Carvalho, Yara Maria de
author_role author
author2 Carvalho, Yara Maria de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Manoel, Edison de Jesus
Carvalho, Yara Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Cinesiologia
Biodinâmica
Política científica
Pós-graduação
Physical education
Kinesiology
Biodynamics
Scientific policy
Graduate studies
topic Educação física
Cinesiologia
Biodinâmica
Política científica
Pós-graduação
Physical education
Kinesiology
Biodynamics
Scientific policy
Graduate studies
description O objetivo do trabalho foi caracterizar academicamente a educação física no Brasil. Primeiro, fez-se um paralelo entre os eventos desse processo ocorridos nos Estados Unidos e no Brasil. A seguir, os programas de pós-graduação brasileiros foram analisados do ponto de vista de suas áreas de concentração e de sua vinculação com o corpo docente, as linhas e os projetos de pesquisa. Educação física é o termo predominante na denominação da maioria dos programas brasileiros, diferentemente dos Estados Unidos, onde se privilegia cinesiologia. A análise das áreas de concentração dos programas de pós-graduação permitiu-nos identificar três subáreas: biodinâmica, sociocultural e pedagógica. A biodinâmica sobressai-se pela dimensão do corpo docente e pela quantidade de linhas e projetos de pesquisa, sempre mais numerosos em comparação com as subáreas sociocultural e pedagógica. Tal hegemonia expressa a valorização atribuída às pesquisas orientadas pelas ciências naturais em detrimento daquelas fundamentadas pelas ciências humanas e sociais, além da dificuldade em problematizar a intervenção, particularmente no âmbito da escola. Esse quadro guarda semelhança com a realidade norte-americana, haja vista que acadêmicos norte-americanos das subáreas sociocultural e pedagógica apontam os obstáculos para compatibilizar suas concepções teóricas e metodológicas com os modos hegemônicos de pensamento, investigação e ação no campo da cinesiologia. Tanto os acontecimentos nos Estados Unidos quanto a caracterização acadêmica predominante nos programas de pós-graduação no Brasil indicam a forte presença da biodinâmica em prejuízo da educação física, no que ela compreende e agrega, sobretudo, como prática social e pedagógica de longa data.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28291
10.1590/S1517-97022011000200012
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28291
identifier_str_mv 10.1590/S1517-97022011000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28291/30138
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28291/30139
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 37 n. 2 (2011); 389-406
Educação e Pesquisa; Vol. 37 No. 2 (2011); 389-406
Educação e Pesquisa; Vol. 37 Núm. 2 (2011); 389-406
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713808694771712