Expectativas docentes e aprendizagem: explorando dados do questionário da Prova Brasil 2015
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
DOI: | 10.1590/s1678-4634201945201657 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/164238 |
Resumo: | A literatura a respeito de expectativas docentes sobre a aprendizagem dos alunos situase numa interface entre psicologia e educação e remonta aos trabalhos de Rosenthal e Jacobson (1968), Palardy (1969), Alvidrez e Weinstein (1999) e outros. Uma das constatações é que as chances de sucesso na aprendizagem estão diretamente relacionadas com as expectativas docentes sobre os alunos, o que permite a construção da ideia de profecia autorrealizadora. O artigo aprofunda essa reflexão mediante análise de um conjunto de itens presentes no Questionário do professor do Saeb 2015, que foram organizados em variáveis extraescolares, intraescolares e dependentes do aluno. São utilizados os microdados relativos aos 2.274 professores de 5º ano do ensino fundamental das redes públicas de três capitais: o melhor Ideb em 2015 (Curitiba, PR – 6,3), o pior (Maceió, AL – 4,3) e a maior variação do Ideb no período 2005 – 2015 (Fortaleza, CE – 63,6%). Os dados mostram que das três categorias em que foram organizados os itens, os menores coeficientes de variação estão nas variáveis extraescolares, enquanto os maiores encontram-se nas variáveis intraescolares. Quando se observam os coeficientes de variação das variáveis dependentes dos alunos, constata-se que seus valores são muito superiores aos das variáveis extraescolares e pelo menos 50% inferiores aos das variáveis intraescolares. Esses resultados mostram que as expectativas docentes sobre os problemas de aprendizagem dos alunos estão associadas, de forma mais intensa, com o meio social, o nível cultural e a falta de assistência dos pais na vida escolar do aluno. |
id |
USP-11_96bc7e7dc93edbfd9e731ddc859f76ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/164238 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
spelling |
Expectativas docentes e aprendizagem: explorando dados do questionário da Prova Brasil 2015Teacher Expectations and Learning: Exploring Data from Prova Brasil 2015 QuestionnaireTeacher expectationLearning problemsLarge-scale assessmentSelf-fulfilling prophecyExpectativa docenteProblemas de aprendizagemAvaliação de larga escalaProfecia autorrealizadoraA literatura a respeito de expectativas docentes sobre a aprendizagem dos alunos situase numa interface entre psicologia e educação e remonta aos trabalhos de Rosenthal e Jacobson (1968), Palardy (1969), Alvidrez e Weinstein (1999) e outros. Uma das constatações é que as chances de sucesso na aprendizagem estão diretamente relacionadas com as expectativas docentes sobre os alunos, o que permite a construção da ideia de profecia autorrealizadora. O artigo aprofunda essa reflexão mediante análise de um conjunto de itens presentes no Questionário do professor do Saeb 2015, que foram organizados em variáveis extraescolares, intraescolares e dependentes do aluno. São utilizados os microdados relativos aos 2.274 professores de 5º ano do ensino fundamental das redes públicas de três capitais: o melhor Ideb em 2015 (Curitiba, PR – 6,3), o pior (Maceió, AL – 4,3) e a maior variação do Ideb no período 2005 – 2015 (Fortaleza, CE – 63,6%). Os dados mostram que das três categorias em que foram organizados os itens, os menores coeficientes de variação estão nas variáveis extraescolares, enquanto os maiores encontram-se nas variáveis intraescolares. Quando se observam os coeficientes de variação das variáveis dependentes dos alunos, constata-se que seus valores são muito superiores aos das variáveis extraescolares e pelo menos 50% inferiores aos das variáveis intraescolares. Esses resultados mostram que as expectativas docentes sobre os problemas de aprendizagem dos alunos estão associadas, de forma mais intensa, com o meio social, o nível cultural e a falta de assistência dos pais na vida escolar do aluno.The literature on teacher expectations about student learning is situated in an interface between psychology and education and dates back to the works of Rosenthal and Jacobson (1968), Palardy (1969), Alvidrez and Weinstein (1999), and others. One of their findings is that the chances of success in learning are directly related to teacher expectations about students, which allows constructing the idea of self-fulfilling prophecy. This article further reflects on such finding through the analysis of a set of items in Questionário do professor do Saeb 2015 [Saeb 2015 Teacher Questionnaire], which were organized in out-of-school, in-school and student-dependent variables. We used the microdata relative to the 2,274 fifth grade teachers of primary education of the public systems of three state capitals: the best Ideb in 2015 (Curitiba city, Paraná state – 6.3), the worst Ideb (Maceió city, Alagoas state – 4.3) and the greatest variation in Ideb in the 2005-2015 period (Fortaleza city, Ceará state – 63.6%). The data show that, of the three categories in which the items were organized, the lowest coefficients of variation are present in the out-of-school variables, while the highest are found in in-school variables. Observing the coefficients of variation of the student-dependent variables, it is verified that their values are much higher than those of out-of-school variables and at least 50% lower than those of in-school variables. These results show that teacher expectations about student learning problems are more strongly associated with the social environment, educational level and lack of parental support to students’ school life.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2019-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/16423810.1590/s1678-4634201945201657Educação e Pesquisa; v. 45 (2019); e201657Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e201657Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e2016571678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/164238/157603https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/164238/157604Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessVidal, Eloisa MaiaGalvão, Willana Nogueira MedeirosVieira, Sofia LercheChaves, João Bosco2021-06-13T21:31:26Zoai:revistas.usp.br:article/164238Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-13T21:31:26Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expectativas docentes e aprendizagem: explorando dados do questionário da Prova Brasil 2015 Teacher Expectations and Learning: Exploring Data from Prova Brasil 2015 Questionnaire |
title |
Expectativas docentes e aprendizagem: explorando dados do questionário da Prova Brasil 2015 |
spellingShingle |
Expectativas docentes e aprendizagem: explorando dados do questionário da Prova Brasil 2015 Expectativas docentes e aprendizagem: explorando dados do questionário da Prova Brasil 2015 Vidal, Eloisa Maia Teacher expectation Learning problems Large-scale assessment Self-fulfilling prophecy Expectativa docente Problemas de aprendizagem Avaliação de larga escala Profecia autorrealizadora Vidal, Eloisa Maia Teacher expectation Learning problems Large-scale assessment Self-fulfilling prophecy Expectativa docente Problemas de aprendizagem Avaliação de larga escala Profecia autorrealizadora |
title_short |
Expectativas docentes e aprendizagem: explorando dados do questionário da Prova Brasil 2015 |
title_full |
Expectativas docentes e aprendizagem: explorando dados do questionário da Prova Brasil 2015 |
title_fullStr |
Expectativas docentes e aprendizagem: explorando dados do questionário da Prova Brasil 2015 Expectativas docentes e aprendizagem: explorando dados do questionário da Prova Brasil 2015 |
title_full_unstemmed |
Expectativas docentes e aprendizagem: explorando dados do questionário da Prova Brasil 2015 Expectativas docentes e aprendizagem: explorando dados do questionário da Prova Brasil 2015 |
title_sort |
Expectativas docentes e aprendizagem: explorando dados do questionário da Prova Brasil 2015 |
author |
Vidal, Eloisa Maia |
author_facet |
Vidal, Eloisa Maia Vidal, Eloisa Maia Galvão, Willana Nogueira Medeiros Vieira, Sofia Lerche Chaves, João Bosco Galvão, Willana Nogueira Medeiros Vieira, Sofia Lerche Chaves, João Bosco |
author_role |
author |
author2 |
Galvão, Willana Nogueira Medeiros Vieira, Sofia Lerche Chaves, João Bosco |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vidal, Eloisa Maia Galvão, Willana Nogueira Medeiros Vieira, Sofia Lerche Chaves, João Bosco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teacher expectation Learning problems Large-scale assessment Self-fulfilling prophecy Expectativa docente Problemas de aprendizagem Avaliação de larga escala Profecia autorrealizadora |
topic |
Teacher expectation Learning problems Large-scale assessment Self-fulfilling prophecy Expectativa docente Problemas de aprendizagem Avaliação de larga escala Profecia autorrealizadora |
description |
A literatura a respeito de expectativas docentes sobre a aprendizagem dos alunos situase numa interface entre psicologia e educação e remonta aos trabalhos de Rosenthal e Jacobson (1968), Palardy (1969), Alvidrez e Weinstein (1999) e outros. Uma das constatações é que as chances de sucesso na aprendizagem estão diretamente relacionadas com as expectativas docentes sobre os alunos, o que permite a construção da ideia de profecia autorrealizadora. O artigo aprofunda essa reflexão mediante análise de um conjunto de itens presentes no Questionário do professor do Saeb 2015, que foram organizados em variáveis extraescolares, intraescolares e dependentes do aluno. São utilizados os microdados relativos aos 2.274 professores de 5º ano do ensino fundamental das redes públicas de três capitais: o melhor Ideb em 2015 (Curitiba, PR – 6,3), o pior (Maceió, AL – 4,3) e a maior variação do Ideb no período 2005 – 2015 (Fortaleza, CE – 63,6%). Os dados mostram que das três categorias em que foram organizados os itens, os menores coeficientes de variação estão nas variáveis extraescolares, enquanto os maiores encontram-se nas variáveis intraescolares. Quando se observam os coeficientes de variação das variáveis dependentes dos alunos, constata-se que seus valores são muito superiores aos das variáveis extraescolares e pelo menos 50% inferiores aos das variáveis intraescolares. Esses resultados mostram que as expectativas docentes sobre os problemas de aprendizagem dos alunos estão associadas, de forma mais intensa, com o meio social, o nível cultural e a falta de assistência dos pais na vida escolar do aluno. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/164238 10.1590/s1678-4634201945201657 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/164238 |
identifier_str_mv |
10.1590/s1678-4634201945201657 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/164238/157603 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/164238/157604 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 45 (2019); e201657 Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e201657 Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e201657 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1822180739634954240 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/s1678-4634201945201657 |