Expectativas docentes e aprendizagem: explorando dados do questionário da Prova Brasil 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidal, Eloisa Maia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Galvão, Willana Nogueira Medeiros, Vieira, Sofia Lerche, Chaves, João Bosco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
DOI: 10.1590/s1678-4634201945201657
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/164238
Resumo: A literatura a respeito de expectativas docentes sobre a aprendizagem dos alunos situase numa interface entre psicologia e educação e remonta aos trabalhos de Rosenthal e Jacobson (1968), Palardy (1969), Alvidrez e Weinstein (1999) e outros. Uma das constatações é que as chances de sucesso na aprendizagem estão diretamente relacionadas com as expectativas docentes sobre os alunos, o que permite a construção da ideia de profecia autorrealizadora. O artigo aprofunda essa reflexão mediante análise de um conjunto de itens presentes no Questionário do professor do Saeb 2015, que foram organizados em variáveis extraescolares, intraescolares e dependentes do aluno. São utilizados os microdados relativos aos 2.274 professores de 5º ano do ensino fundamental das redes públicas de três capitais: o melhor Ideb em 2015 (Curitiba, PR – 6,3), o pior (Maceió, AL – 4,3) e a maior variação do Ideb no período 2005 – 2015 (Fortaleza, CE – 63,6%). Os dados mostram que das três categorias em que foram organizados os itens, os menores coeficientes de variação estão nas variáveis extraescolares, enquanto os maiores encontram-se nas variáveis intraescolares. Quando se observam os coeficientes de variação das variáveis dependentes dos alunos, constata-se que seus valores são muito superiores aos das variáveis extraescolares e pelo menos 50% inferiores aos das variáveis intraescolares. Esses resultados mostram que as expectativas docentes sobre os problemas de aprendizagem dos alunos estão associadas, de forma mais intensa, com o meio social, o nível cultural e a falta de assistência dos pais na vida escolar do aluno.
id USP-11_96bc7e7dc93edbfd9e731ddc859f76ed
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/164238
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
spelling Expectativas docentes e aprendizagem: explorando dados do questionário da Prova Brasil 2015Teacher Expectations and Learning: Exploring Data from Prova Brasil 2015 QuestionnaireTeacher expectationLearning problemsLarge-scale assessmentSelf-fulfilling prophecyExpectativa docenteProblemas de aprendizagemAvaliação de larga escalaProfecia autorrealizadoraA literatura a respeito de expectativas docentes sobre a aprendizagem dos alunos situase numa interface entre psicologia e educação e remonta aos trabalhos de Rosenthal e Jacobson (1968), Palardy (1969), Alvidrez e Weinstein (1999) e outros. Uma das constatações é que as chances de sucesso na aprendizagem estão diretamente relacionadas com as expectativas docentes sobre os alunos, o que permite a construção da ideia de profecia autorrealizadora. O artigo aprofunda essa reflexão mediante análise de um conjunto de itens presentes no Questionário do professor do Saeb 2015, que foram organizados em variáveis extraescolares, intraescolares e dependentes do aluno. São utilizados os microdados relativos aos 2.274 professores de 5º ano do ensino fundamental das redes públicas de três capitais: o melhor Ideb em 2015 (Curitiba, PR – 6,3), o pior (Maceió, AL – 4,3) e a maior variação do Ideb no período 2005 – 2015 (Fortaleza, CE – 63,6%). Os dados mostram que das três categorias em que foram organizados os itens, os menores coeficientes de variação estão nas variáveis extraescolares, enquanto os maiores encontram-se nas variáveis intraescolares. Quando se observam os coeficientes de variação das variáveis dependentes dos alunos, constata-se que seus valores são muito superiores aos das variáveis extraescolares e pelo menos 50% inferiores aos das variáveis intraescolares. Esses resultados mostram que as expectativas docentes sobre os problemas de aprendizagem dos alunos estão associadas, de forma mais intensa, com o meio social, o nível cultural e a falta de assistência dos pais na vida escolar do aluno.The literature on teacher expectations about student learning is situated in an interface between psychology and education and dates back to the works of Rosenthal and Jacobson (1968), Palardy (1969), Alvidrez and Weinstein (1999), and others. One of their findings is that the chances of success in learning are directly related to teacher expectations about students, which allows constructing the idea of self-fulfilling prophecy. This article further reflects on such finding through the analysis of a set of items in Questionário do professor do Saeb 2015 [Saeb 2015 Teacher Questionnaire], which were organized in out-of-school, in-school and student-dependent variables. We used the microdata relative to the 2,274 fifth grade teachers of primary education of the public systems of three state capitals: the best Ideb in 2015 (Curitiba city, Paraná state – 6.3), the worst Ideb (Maceió city, Alagoas state – 4.3) and the greatest variation in Ideb in the 2005-2015 period (Fortaleza city, Ceará state – 63.6%). The data show that, of the three categories in which the items were organized, the lowest coefficients of variation are present in the out-of-school variables, while the highest are found in in-school variables. Observing the coefficients of variation of the student-dependent variables, it is verified that their values are much higher than those of out-of-school variables and at least 50% lower than those of in-school variables. These results show that teacher expectations about student learning problems are more strongly associated with the social environment, educational level and lack of parental support to students’ school life.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2019-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/16423810.1590/s1678-4634201945201657Educação e Pesquisa; v. 45 (2019); e201657Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e201657Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e2016571678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/164238/157603https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/164238/157604Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessVidal, Eloisa MaiaGalvão, Willana Nogueira MedeirosVieira, Sofia LercheChaves, João Bosco2021-06-13T21:31:26Zoai:revistas.usp.br:article/164238Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-13T21:31:26Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Expectativas docentes e aprendizagem: explorando dados do questionário da Prova Brasil 2015
Teacher Expectations and Learning: Exploring Data from Prova Brasil 2015 Questionnaire
title Expectativas docentes e aprendizagem: explorando dados do questionário da Prova Brasil 2015
spellingShingle Expectativas docentes e aprendizagem: explorando dados do questionário da Prova Brasil 2015
Expectativas docentes e aprendizagem: explorando dados do questionário da Prova Brasil 2015
Vidal, Eloisa Maia
Teacher expectation
Learning problems
Large-scale assessment
Self-fulfilling prophecy
Expectativa docente
Problemas de aprendizagem
Avaliação de larga escala
Profecia autorrealizadora
Vidal, Eloisa Maia
Teacher expectation
Learning problems
Large-scale assessment
Self-fulfilling prophecy
Expectativa docente
Problemas de aprendizagem
Avaliação de larga escala
Profecia autorrealizadora
title_short Expectativas docentes e aprendizagem: explorando dados do questionário da Prova Brasil 2015
title_full Expectativas docentes e aprendizagem: explorando dados do questionário da Prova Brasil 2015
title_fullStr Expectativas docentes e aprendizagem: explorando dados do questionário da Prova Brasil 2015
Expectativas docentes e aprendizagem: explorando dados do questionário da Prova Brasil 2015
title_full_unstemmed Expectativas docentes e aprendizagem: explorando dados do questionário da Prova Brasil 2015
Expectativas docentes e aprendizagem: explorando dados do questionário da Prova Brasil 2015
title_sort Expectativas docentes e aprendizagem: explorando dados do questionário da Prova Brasil 2015
author Vidal, Eloisa Maia
author_facet Vidal, Eloisa Maia
Vidal, Eloisa Maia
Galvão, Willana Nogueira Medeiros
Vieira, Sofia Lerche
Chaves, João Bosco
Galvão, Willana Nogueira Medeiros
Vieira, Sofia Lerche
Chaves, João Bosco
author_role author
author2 Galvão, Willana Nogueira Medeiros
Vieira, Sofia Lerche
Chaves, João Bosco
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidal, Eloisa Maia
Galvão, Willana Nogueira Medeiros
Vieira, Sofia Lerche
Chaves, João Bosco
dc.subject.por.fl_str_mv Teacher expectation
Learning problems
Large-scale assessment
Self-fulfilling prophecy
Expectativa docente
Problemas de aprendizagem
Avaliação de larga escala
Profecia autorrealizadora
topic Teacher expectation
Learning problems
Large-scale assessment
Self-fulfilling prophecy
Expectativa docente
Problemas de aprendizagem
Avaliação de larga escala
Profecia autorrealizadora
description A literatura a respeito de expectativas docentes sobre a aprendizagem dos alunos situase numa interface entre psicologia e educação e remonta aos trabalhos de Rosenthal e Jacobson (1968), Palardy (1969), Alvidrez e Weinstein (1999) e outros. Uma das constatações é que as chances de sucesso na aprendizagem estão diretamente relacionadas com as expectativas docentes sobre os alunos, o que permite a construção da ideia de profecia autorrealizadora. O artigo aprofunda essa reflexão mediante análise de um conjunto de itens presentes no Questionário do professor do Saeb 2015, que foram organizados em variáveis extraescolares, intraescolares e dependentes do aluno. São utilizados os microdados relativos aos 2.274 professores de 5º ano do ensino fundamental das redes públicas de três capitais: o melhor Ideb em 2015 (Curitiba, PR – 6,3), o pior (Maceió, AL – 4,3) e a maior variação do Ideb no período 2005 – 2015 (Fortaleza, CE – 63,6%). Os dados mostram que das três categorias em que foram organizados os itens, os menores coeficientes de variação estão nas variáveis extraescolares, enquanto os maiores encontram-se nas variáveis intraescolares. Quando se observam os coeficientes de variação das variáveis dependentes dos alunos, constata-se que seus valores são muito superiores aos das variáveis extraescolares e pelo menos 50% inferiores aos das variáveis intraescolares. Esses resultados mostram que as expectativas docentes sobre os problemas de aprendizagem dos alunos estão associadas, de forma mais intensa, com o meio social, o nível cultural e a falta de assistência dos pais na vida escolar do aluno.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/164238
10.1590/s1678-4634201945201657
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/164238
identifier_str_mv 10.1590/s1678-4634201945201657
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/164238/157603
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/164238/157604
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 45 (2019); e201657
Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e201657
Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e201657
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1822180739634954240
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/s1678-4634201945201657