Contents’ dimensions mobilized by Biology students in the argumentation on antibiotics and health

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conrado, Dália Melissa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nunes-Neto, Nei, El-Hani, Charbel N.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187179
Resumo: Na literatura, têm sido apontadas muitas vantagens do ensino baseado em questões sociocientíficas (QSC). Contudo, reconhecer e avaliar conteúdos mobilizados pelos estudantes é um desafio no contexto da educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), pois ainda há poucos estudos acerca dos modos de avaliação de aprendizagem condizentes com os objetivos da perspectiva de educação CTSA. Neste trabalho empírico e qualitativo, temos como objetivo analisar a presença de dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos mobilizados por estudantes de um curso de Licenciatura em Biologia, a partir de uma atividade envolvendo a análise de um caso que expôs uma QSC acerca da resistência bacteriana a antibióticos. Os dados foram coletados a partir dos argumentos produzidos por equipes de estudantes, utilizando o modelo de argumentação de Toulmin. Os estudantes conseguiram mobilizar alguns dos conteúdos previstos no planejamento do ensino usando a QSC, sobretudo conhecimentos científicos. Aspectos sociais, éticos e políticos não foram suficientemente mobilizados, o que aponta para a necessidade de maior ênfase sobre eles na educação em ciências. Nesse sentido, sugerimos orientações para a pesquisa e a prática da educação em ciências a partir do conceito de letramento científico crítico, que considera a relevância da compreensão das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente envolvidas na QSC, conduzindo ao alcance de ações sociopolíticas.
id USP-11_977d121a6a4c474ba7a6fab5a4393dae
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/187179
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Contents’ dimensions mobilized by Biology students in the argumentation on antibiotics and healthDimensões dos conteúdos mobilizados por estudantes de biologia na argumentação sobre antibióticos e saúdeEducação CTSAQuestões sociocientíficasEnsino de ciênciasPromoção da saúdeArgumentaçãoSTSE EducationSocioscientific issuesScience educationHealth promotionArgumentationNa literatura, têm sido apontadas muitas vantagens do ensino baseado em questões sociocientíficas (QSC). Contudo, reconhecer e avaliar conteúdos mobilizados pelos estudantes é um desafio no contexto da educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), pois ainda há poucos estudos acerca dos modos de avaliação de aprendizagem condizentes com os objetivos da perspectiva de educação CTSA. Neste trabalho empírico e qualitativo, temos como objetivo analisar a presença de dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos mobilizados por estudantes de um curso de Licenciatura em Biologia, a partir de uma atividade envolvendo a análise de um caso que expôs uma QSC acerca da resistência bacteriana a antibióticos. Os dados foram coletados a partir dos argumentos produzidos por equipes de estudantes, utilizando o modelo de argumentação de Toulmin. Os estudantes conseguiram mobilizar alguns dos conteúdos previstos no planejamento do ensino usando a QSC, sobretudo conhecimentos científicos. Aspectos sociais, éticos e políticos não foram suficientemente mobilizados, o que aponta para a necessidade de maior ênfase sobre eles na educação em ciências. Nesse sentido, sugerimos orientações para a pesquisa e a prática da educação em ciências a partir do conceito de letramento científico crítico, que considera a relevância da compreensão das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente envolvidas na QSC, conduzindo ao alcance de ações sociopolíticas.In the literature, many advantages of a socioscientific issues (SSI)-based teaching have been highlighted. However, the recognition and evaluation of the contents mobilized by the students have been a challenge in the context of STSE education, with few studies focusing on the evaluation of learning consistent to principles of STSE education. In this empirical article whose approach is qualitative, we will discuss conceptual, procedural and attitudinal dimensions of the contents mobilized by students of a preservice biology teacher education course, based on an activity involving SSI on bacterial resistance to antibiotics. We collected data from the arguments produced by students’ groups, using Toulmin’s Argumentation Pattern. The students were able to mobilize some of the expected contents, based on the planning of the teaching sequence using SSI, mainly scientific knowledge. Social, ethical, and political aspects, however, were not sufficiently mobilized, which points to the need of a deeper emphasis on them in Science Education. Therefore, we suggest some perspectives to guide research and practice on Science Education based on the concept of critical scientific literacy, which considers the relevance of understanding the relationships between science, technology, society and environment encompassed by the SSI, leading to sociopolitical actions.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/18717910.1590/S1678-4634202046223593Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); 1-22Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-22Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-221678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187179/172964https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187179/172963Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessConrado, Dália Melissa Nunes-Neto, Nei El-Hani, Charbel N. 2021-06-14T21:56:24Zoai:revistas.usp.br:article/187179Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-14T21:56:24Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contents’ dimensions mobilized by Biology students in the argumentation on antibiotics and health
Dimensões dos conteúdos mobilizados por estudantes de biologia na argumentação sobre antibióticos e saúde
title Contents’ dimensions mobilized by Biology students in the argumentation on antibiotics and health
spellingShingle Contents’ dimensions mobilized by Biology students in the argumentation on antibiotics and health
Conrado, Dália Melissa
Educação CTSA
Questões sociocientíficas
Ensino de ciências
Promoção da saúde
Argumentação
STSE Education
Socioscientific issues
Science education
Health promotion
Argumentation
title_short Contents’ dimensions mobilized by Biology students in the argumentation on antibiotics and health
title_full Contents’ dimensions mobilized by Biology students in the argumentation on antibiotics and health
title_fullStr Contents’ dimensions mobilized by Biology students in the argumentation on antibiotics and health
title_full_unstemmed Contents’ dimensions mobilized by Biology students in the argumentation on antibiotics and health
title_sort Contents’ dimensions mobilized by Biology students in the argumentation on antibiotics and health
author Conrado, Dália Melissa
author_facet Conrado, Dália Melissa
Nunes-Neto, Nei
El-Hani, Charbel N.
author_role author
author2 Nunes-Neto, Nei
El-Hani, Charbel N.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conrado, Dália Melissa
Nunes-Neto, Nei
El-Hani, Charbel N.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação CTSA
Questões sociocientíficas
Ensino de ciências
Promoção da saúde
Argumentação
STSE Education
Socioscientific issues
Science education
Health promotion
Argumentation
topic Educação CTSA
Questões sociocientíficas
Ensino de ciências
Promoção da saúde
Argumentação
STSE Education
Socioscientific issues
Science education
Health promotion
Argumentation
description Na literatura, têm sido apontadas muitas vantagens do ensino baseado em questões sociocientíficas (QSC). Contudo, reconhecer e avaliar conteúdos mobilizados pelos estudantes é um desafio no contexto da educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), pois ainda há poucos estudos acerca dos modos de avaliação de aprendizagem condizentes com os objetivos da perspectiva de educação CTSA. Neste trabalho empírico e qualitativo, temos como objetivo analisar a presença de dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos mobilizados por estudantes de um curso de Licenciatura em Biologia, a partir de uma atividade envolvendo a análise de um caso que expôs uma QSC acerca da resistência bacteriana a antibióticos. Os dados foram coletados a partir dos argumentos produzidos por equipes de estudantes, utilizando o modelo de argumentação de Toulmin. Os estudantes conseguiram mobilizar alguns dos conteúdos previstos no planejamento do ensino usando a QSC, sobretudo conhecimentos científicos. Aspectos sociais, éticos e políticos não foram suficientemente mobilizados, o que aponta para a necessidade de maior ênfase sobre eles na educação em ciências. Nesse sentido, sugerimos orientações para a pesquisa e a prática da educação em ciências a partir do conceito de letramento científico crítico, que considera a relevância da compreensão das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente envolvidas na QSC, conduzindo ao alcance de ações sociopolíticas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187179
10.1590/S1678-4634202046223593
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187179
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202046223593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187179/172964
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187179/172963
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); 1-22
Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-22
Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-22
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713814307799040