Children’s participation in a social-political project conducted by adults: the Plenarinha in the Federal District

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Voltarelli, Monique Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186911
Resumo: Falar de participação infantil remete a distintos graus e possibilidades em que as crianças tenham suas opiniões consideradas e possam exercer a cidadania por meio de processos iniciados por adultos ou por elas, mas que haja relações de equilíbrio de poder e parceria. Frequentemente, a participação das crianças é referida em projetos de forma decorativa, usando as falas das crianças, para reafirmar que elas estiveram envolvidas nos processos e tiveram suas vozes consideradas. Entretanto, essa ilustração remete apenas a etapas de não participação das crianças e que demandam repensar conceitos que envolvem esse complexo processo. Atentando-se a essas questões, o presente texto procurou compreender como ocorre a participação das crianças pequenas na Plenarinha no Distrito Federal proposta pela Secretaria de Estado de Educação. Por meio de uma pesquisa qualitativa, que fez uso de análise documental, buscou-se verificar nos textos oficiais publicados e notícias vinculadas no jornal Correio Braziliense se o programa considerava a voz das crianças na implementação de mudanças na educação infantil. Após análise dos documentos, pode-se referir que o programa não contemplou as infâncias presentes nas instituições de educação infantil, bem como ocultou nos documentos como os processos de participação das crianças ocorreram. Nota-se que a perspectiva adultocêntrica coloca-se como um impeditivo para legitimar a ação social das crianças, que têm sua competência comparada a padrões adultos, e que acabam por invisibilizar esse grupo minoritário, que historicamente esteve à margem da participação social.
id USP-11_a58f2c8489abbbc701e8db0e48100cfc
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/186911
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Children’s participation in a social-political project conducted by adults: the Plenarinha in the Federal DistrictParticipação das crianças em projeto político-social elaborado por adultos: a Plenarinha no Distrito FederalChildhood participationPlenarinhaEarly childhood educationParticipação infantilEducação infantilPlenarinhaFalar de participação infantil remete a distintos graus e possibilidades em que as crianças tenham suas opiniões consideradas e possam exercer a cidadania por meio de processos iniciados por adultos ou por elas, mas que haja relações de equilíbrio de poder e parceria. Frequentemente, a participação das crianças é referida em projetos de forma decorativa, usando as falas das crianças, para reafirmar que elas estiveram envolvidas nos processos e tiveram suas vozes consideradas. Entretanto, essa ilustração remete apenas a etapas de não participação das crianças e que demandam repensar conceitos que envolvem esse complexo processo. Atentando-se a essas questões, o presente texto procurou compreender como ocorre a participação das crianças pequenas na Plenarinha no Distrito Federal proposta pela Secretaria de Estado de Educação. Por meio de uma pesquisa qualitativa, que fez uso de análise documental, buscou-se verificar nos textos oficiais publicados e notícias vinculadas no jornal Correio Braziliense se o programa considerava a voz das crianças na implementação de mudanças na educação infantil. Após análise dos documentos, pode-se referir que o programa não contemplou as infâncias presentes nas instituições de educação infantil, bem como ocultou nos documentos como os processos de participação das crianças ocorreram. Nota-se que a perspectiva adultocêntrica coloca-se como um impeditivo para legitimar a ação social das crianças, que têm sua competência comparada a padrões adultos, e que acabam por invisibilizar esse grupo minoritário, que historicamente esteve à margem da participação social.Talking about children´s participation leads to different degrees and possibilities in which children would have their opinions taken into account and practice citizenship through processes started by adults or by the children themselves. Instead, there should be balanced power relations and partnership. Often, children´s participation is decoratively mentioned in projects that utilize the children´s speech only to reassert that children were involved in processes and had their voices heard. However, such illustration has to do only with the absence of children´s participation and the concepts around this complex process should be reassessed. Paying attention to that, this paper has sought to understand how small children participate in the Plenarinha (little plenary) in the Federal District as proposed by its Education Department. By means of a qualitative research utilizing documental analysis, the aim was to screen the official texts that had been published and the news stories appearing in the newspaper Correio Braziliense to check whether the program took the children´s voice into consideration when implementing changes in child education. Upon the analysis of the documents, it may be said that the program did not include the childhoods present in the child education´s institutions and, also, the program´s documents concealed how the processes of children´s participation took place. It is noted that the adult-centered perspective represents an obstacle to legitimate the children´s social action, as children have their competency compared to adult standards. This eventually makes this minority group invisible, as they have historically been marginalized from social participation.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2021-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/18691110.1590/S1678-4634202046236680Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); 1-19Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-19Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-191678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186911/172431https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186911/172432Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Etienne Baldez Louzada Voltarelli, Monique Aparecida2021-06-14T21:56:24Zoai:revistas.usp.br:article/186911Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-14T21:56:24Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Children’s participation in a social-political project conducted by adults: the Plenarinha in the Federal District
Participação das crianças em projeto político-social elaborado por adultos: a Plenarinha no Distrito Federal
title Children’s participation in a social-political project conducted by adults: the Plenarinha in the Federal District
spellingShingle Children’s participation in a social-political project conducted by adults: the Plenarinha in the Federal District
Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Childhood participation
Plenarinha
Early childhood education
Participação infantil
Educação infantil
Plenarinha
title_short Children’s participation in a social-political project conducted by adults: the Plenarinha in the Federal District
title_full Children’s participation in a social-political project conducted by adults: the Plenarinha in the Federal District
title_fullStr Children’s participation in a social-political project conducted by adults: the Plenarinha in the Federal District
title_full_unstemmed Children’s participation in a social-political project conducted by adults: the Plenarinha in the Federal District
title_sort Children’s participation in a social-political project conducted by adults: the Plenarinha in the Federal District
author Barbosa, Etienne Baldez Louzada
author_facet Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Voltarelli, Monique Aparecida
author_role author
author2 Voltarelli, Monique Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Voltarelli, Monique Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Childhood participation
Plenarinha
Early childhood education
Participação infantil
Educação infantil
Plenarinha
topic Childhood participation
Plenarinha
Early childhood education
Participação infantil
Educação infantil
Plenarinha
description Falar de participação infantil remete a distintos graus e possibilidades em que as crianças tenham suas opiniões consideradas e possam exercer a cidadania por meio de processos iniciados por adultos ou por elas, mas que haja relações de equilíbrio de poder e parceria. Frequentemente, a participação das crianças é referida em projetos de forma decorativa, usando as falas das crianças, para reafirmar que elas estiveram envolvidas nos processos e tiveram suas vozes consideradas. Entretanto, essa ilustração remete apenas a etapas de não participação das crianças e que demandam repensar conceitos que envolvem esse complexo processo. Atentando-se a essas questões, o presente texto procurou compreender como ocorre a participação das crianças pequenas na Plenarinha no Distrito Federal proposta pela Secretaria de Estado de Educação. Por meio de uma pesquisa qualitativa, que fez uso de análise documental, buscou-se verificar nos textos oficiais publicados e notícias vinculadas no jornal Correio Braziliense se o programa considerava a voz das crianças na implementação de mudanças na educação infantil. Após análise dos documentos, pode-se referir que o programa não contemplou as infâncias presentes nas instituições de educação infantil, bem como ocultou nos documentos como os processos de participação das crianças ocorreram. Nota-se que a perspectiva adultocêntrica coloca-se como um impeditivo para legitimar a ação social das crianças, que têm sua competência comparada a padrões adultos, e que acabam por invisibilizar esse grupo minoritário, que historicamente esteve à margem da participação social.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186911
10.1590/S1678-4634202046236680
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186911
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202046236680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186911/172431
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186911/172432
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); 1-19
Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-19
Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-19
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713813703819264