Children’s participation in a social-political project conducted by adults: the Plenarinha in the Federal District
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186911 |
Resumo: | Falar de participação infantil remete a distintos graus e possibilidades em que as crianças tenham suas opiniões consideradas e possam exercer a cidadania por meio de processos iniciados por adultos ou por elas, mas que haja relações de equilíbrio de poder e parceria. Frequentemente, a participação das crianças é referida em projetos de forma decorativa, usando as falas das crianças, para reafirmar que elas estiveram envolvidas nos processos e tiveram suas vozes consideradas. Entretanto, essa ilustração remete apenas a etapas de não participação das crianças e que demandam repensar conceitos que envolvem esse complexo processo. Atentando-se a essas questões, o presente texto procurou compreender como ocorre a participação das crianças pequenas na Plenarinha no Distrito Federal proposta pela Secretaria de Estado de Educação. Por meio de uma pesquisa qualitativa, que fez uso de análise documental, buscou-se verificar nos textos oficiais publicados e notícias vinculadas no jornal Correio Braziliense se o programa considerava a voz das crianças na implementação de mudanças na educação infantil. Após análise dos documentos, pode-se referir que o programa não contemplou as infâncias presentes nas instituições de educação infantil, bem como ocultou nos documentos como os processos de participação das crianças ocorreram. Nota-se que a perspectiva adultocêntrica coloca-se como um impeditivo para legitimar a ação social das crianças, que têm sua competência comparada a padrões adultos, e que acabam por invisibilizar esse grupo minoritário, que historicamente esteve à margem da participação social. |
id |
USP-11_a58f2c8489abbbc701e8db0e48100cfc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/186911 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Children’s participation in a social-political project conducted by adults: the Plenarinha in the Federal DistrictParticipação das crianças em projeto político-social elaborado por adultos: a Plenarinha no Distrito FederalChildhood participationPlenarinhaEarly childhood educationParticipação infantilEducação infantilPlenarinhaFalar de participação infantil remete a distintos graus e possibilidades em que as crianças tenham suas opiniões consideradas e possam exercer a cidadania por meio de processos iniciados por adultos ou por elas, mas que haja relações de equilíbrio de poder e parceria. Frequentemente, a participação das crianças é referida em projetos de forma decorativa, usando as falas das crianças, para reafirmar que elas estiveram envolvidas nos processos e tiveram suas vozes consideradas. Entretanto, essa ilustração remete apenas a etapas de não participação das crianças e que demandam repensar conceitos que envolvem esse complexo processo. Atentando-se a essas questões, o presente texto procurou compreender como ocorre a participação das crianças pequenas na Plenarinha no Distrito Federal proposta pela Secretaria de Estado de Educação. Por meio de uma pesquisa qualitativa, que fez uso de análise documental, buscou-se verificar nos textos oficiais publicados e notícias vinculadas no jornal Correio Braziliense se o programa considerava a voz das crianças na implementação de mudanças na educação infantil. Após análise dos documentos, pode-se referir que o programa não contemplou as infâncias presentes nas instituições de educação infantil, bem como ocultou nos documentos como os processos de participação das crianças ocorreram. Nota-se que a perspectiva adultocêntrica coloca-se como um impeditivo para legitimar a ação social das crianças, que têm sua competência comparada a padrões adultos, e que acabam por invisibilizar esse grupo minoritário, que historicamente esteve à margem da participação social.Talking about children´s participation leads to different degrees and possibilities in which children would have their opinions taken into account and practice citizenship through processes started by adults or by the children themselves. Instead, there should be balanced power relations and partnership. Often, children´s participation is decoratively mentioned in projects that utilize the children´s speech only to reassert that children were involved in processes and had their voices heard. However, such illustration has to do only with the absence of children´s participation and the concepts around this complex process should be reassessed. Paying attention to that, this paper has sought to understand how small children participate in the Plenarinha (little plenary) in the Federal District as proposed by its Education Department. By means of a qualitative research utilizing documental analysis, the aim was to screen the official texts that had been published and the news stories appearing in the newspaper Correio Braziliense to check whether the program took the children´s voice into consideration when implementing changes in child education. Upon the analysis of the documents, it may be said that the program did not include the childhoods present in the child education´s institutions and, also, the program´s documents concealed how the processes of children´s participation took place. It is noted that the adult-centered perspective represents an obstacle to legitimate the children´s social action, as children have their competency compared to adult standards. This eventually makes this minority group invisible, as they have historically been marginalized from social participation.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2021-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/18691110.1590/S1678-4634202046236680Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); 1-19Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-19Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-191678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186911/172431https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186911/172432Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Etienne Baldez Louzada Voltarelli, Monique Aparecida2021-06-14T21:56:24Zoai:revistas.usp.br:article/186911Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-14T21:56:24Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Children’s participation in a social-political project conducted by adults: the Plenarinha in the Federal District Participação das crianças em projeto político-social elaborado por adultos: a Plenarinha no Distrito Federal |
title |
Children’s participation in a social-political project conducted by adults: the Plenarinha in the Federal District |
spellingShingle |
Children’s participation in a social-political project conducted by adults: the Plenarinha in the Federal District Barbosa, Etienne Baldez Louzada Childhood participation Plenarinha Early childhood education Participação infantil Educação infantil Plenarinha |
title_short |
Children’s participation in a social-political project conducted by adults: the Plenarinha in the Federal District |
title_full |
Children’s participation in a social-political project conducted by adults: the Plenarinha in the Federal District |
title_fullStr |
Children’s participation in a social-political project conducted by adults: the Plenarinha in the Federal District |
title_full_unstemmed |
Children’s participation in a social-political project conducted by adults: the Plenarinha in the Federal District |
title_sort |
Children’s participation in a social-political project conducted by adults: the Plenarinha in the Federal District |
author |
Barbosa, Etienne Baldez Louzada |
author_facet |
Barbosa, Etienne Baldez Louzada Voltarelli, Monique Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Voltarelli, Monique Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Etienne Baldez Louzada Voltarelli, Monique Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Childhood participation Plenarinha Early childhood education Participação infantil Educação infantil Plenarinha |
topic |
Childhood participation Plenarinha Early childhood education Participação infantil Educação infantil Plenarinha |
description |
Falar de participação infantil remete a distintos graus e possibilidades em que as crianças tenham suas opiniões consideradas e possam exercer a cidadania por meio de processos iniciados por adultos ou por elas, mas que haja relações de equilíbrio de poder e parceria. Frequentemente, a participação das crianças é referida em projetos de forma decorativa, usando as falas das crianças, para reafirmar que elas estiveram envolvidas nos processos e tiveram suas vozes consideradas. Entretanto, essa ilustração remete apenas a etapas de não participação das crianças e que demandam repensar conceitos que envolvem esse complexo processo. Atentando-se a essas questões, o presente texto procurou compreender como ocorre a participação das crianças pequenas na Plenarinha no Distrito Federal proposta pela Secretaria de Estado de Educação. Por meio de uma pesquisa qualitativa, que fez uso de análise documental, buscou-se verificar nos textos oficiais publicados e notícias vinculadas no jornal Correio Braziliense se o programa considerava a voz das crianças na implementação de mudanças na educação infantil. Após análise dos documentos, pode-se referir que o programa não contemplou as infâncias presentes nas instituições de educação infantil, bem como ocultou nos documentos como os processos de participação das crianças ocorreram. Nota-se que a perspectiva adultocêntrica coloca-se como um impeditivo para legitimar a ação social das crianças, que têm sua competência comparada a padrões adultos, e que acabam por invisibilizar esse grupo minoritário, que historicamente esteve à margem da participação social. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186911 10.1590/S1678-4634202046236680 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186911 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-4634202046236680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186911/172431 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186911/172432 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); 1-19 Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-19 Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-19 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713813703819264 |