Ofício de vestibulando: impasses da juventude na transição para o ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Senkevics, Adriano Souza
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Carvalho, Marília Pinto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211578
Resumo: A expansão do ensino superior, observada desde os anos 1990, deu origem a uma primeira geração de jovens que chega à condição de vestibulandos. Esse fenômeno modifica as perspectivas de futuro dos jovens, que alcançam, na década de 2010, a maior longevidade escolar observada na história. No entanto, tensionadas pelas instabilidades políticas e econômicas pós-2015, as expectativas de acesso ao ensino superior são desafiadas em um cenário de incertezas e impasses. Pensando nisso, esta pesquisa baseia-se em um trabalho de campo realizado em Brasília (DF) que contou com visitas a três cursos pré-vestibulares comunitários, a fim de selecionar vinte vestibulandos para entrevistas semiestruturadas. Argumentamos que os jovens percebem a ocorrência de uma ruptura relacionada ao desajuste entre uma postura de estudante vivenciada até então e uma postura esperada de um jovem na preparação ao vestibular – condição a que chamamos de “ofício de vestibulando”. Esse ofício envolve quatro pilares: o engajamento na rotina de estudo, o conhecimento das regras do jogo, a negociação de um projeto familiar e a experiência com as incertezas do futuro próximo. Em maior ou menor grau, todos os entrevistados habitavam um não lugar da transição médio-superior e orbitavam em torno das possibilidades e desafios para construir tal ofício. Como lidam com esses elementos é revelador de impasses vivenciados pela juventude na transição para o ensino superior.
id USP-11_b00965e75be16fb3eedf054fd18d6931
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/211578
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Ofício de vestibulando: impasses da juventude na transição para o ensino superiorThe craft of test taking: youngsters’ impasses in the transition to higher educationDistrito FederalEnsino superiorOfício de estudanteJuventudeItineráriosFederal DistrictHigher educationCraft of studyingYouthItinerariesA expansão do ensino superior, observada desde os anos 1990, deu origem a uma primeira geração de jovens que chega à condição de vestibulandos. Esse fenômeno modifica as perspectivas de futuro dos jovens, que alcançam, na década de 2010, a maior longevidade escolar observada na história. No entanto, tensionadas pelas instabilidades políticas e econômicas pós-2015, as expectativas de acesso ao ensino superior são desafiadas em um cenário de incertezas e impasses. Pensando nisso, esta pesquisa baseia-se em um trabalho de campo realizado em Brasília (DF) que contou com visitas a três cursos pré-vestibulares comunitários, a fim de selecionar vinte vestibulandos para entrevistas semiestruturadas. Argumentamos que os jovens percebem a ocorrência de uma ruptura relacionada ao desajuste entre uma postura de estudante vivenciada até então e uma postura esperada de um jovem na preparação ao vestibular – condição a que chamamos de “ofício de vestibulando”. Esse ofício envolve quatro pilares: o engajamento na rotina de estudo, o conhecimento das regras do jogo, a negociação de um projeto familiar e a experiência com as incertezas do futuro próximo. Em maior ou menor grau, todos os entrevistados habitavam um não lugar da transição médio-superior e orbitavam em torno das possibilidades e desafios para construir tal ofício. Como lidam com esses elementos é revelador de impasses vivenciados pela juventude na transição para o ensino superior.The expansion of higher education observed in Brazil since the 1990s gave origin to a first generation of youngsters that reached the stage of taking higher education entrance exams. This phenomenon transforms the perspectives of the youngsters that reached in the 2010s the highest school longevity in the country’s history. However, put under stress by post-2015 political and economic instabilities, the expectations surrounding the access to higher education have been challenged in a scenario of uncertainty and impasse. With this situation in mind, this research is based on a fieldwork conducted in Brasília (DF) that comprised visits to three community-based pre-exam schools, during which twenty students were selected for semistructured interviews. We argue that the youngsters notice the presence of a rupture related to the misalignment between the student attitude they held so far, and the attitude expected from a youngster preparing him/herself to take higher education entrance exams – a situation we labelled “the craft of test taking”. Such craft stands on four pillars: commitment to a study routine, knowledge of the rules of the game, negotiation of a family project, and the experience with uncertainties regarding their near future. To a greater or lesser degree all interviewees inhabited a no-place of the secondary school-higher education transition, and revolved around the challenges and possibilities to construct such craft. The way in which students deal with such elements is revealing of the impasses experienced by youth in the transition to higher education.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/21157810.1590/S1678-4634202349260961Educação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e260961Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e260961Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e2609611678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211578/193821https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211578/193820Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSenkevics, Adriano Souza Carvalho, Marília Pinto de 2023-12-22T13:32:28Zoai:revistas.usp.br:article/211578Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2023-12-22T13:32:28Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ofício de vestibulando: impasses da juventude na transição para o ensino superior
The craft of test taking: youngsters’ impasses in the transition to higher education
title Ofício de vestibulando: impasses da juventude na transição para o ensino superior
spellingShingle Ofício de vestibulando: impasses da juventude na transição para o ensino superior
Senkevics, Adriano Souza
Distrito Federal
Ensino superior
Ofício de estudante
Juventude
Itinerários
Federal District
Higher education
Craft of studying
Youth
Itineraries
title_short Ofício de vestibulando: impasses da juventude na transição para o ensino superior
title_full Ofício de vestibulando: impasses da juventude na transição para o ensino superior
title_fullStr Ofício de vestibulando: impasses da juventude na transição para o ensino superior
title_full_unstemmed Ofício de vestibulando: impasses da juventude na transição para o ensino superior
title_sort Ofício de vestibulando: impasses da juventude na transição para o ensino superior
author Senkevics, Adriano Souza
author_facet Senkevics, Adriano Souza
Carvalho, Marília Pinto de
author_role author
author2 Carvalho, Marília Pinto de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Senkevics, Adriano Souza
Carvalho, Marília Pinto de
dc.subject.por.fl_str_mv Distrito Federal
Ensino superior
Ofício de estudante
Juventude
Itinerários
Federal District
Higher education
Craft of studying
Youth
Itineraries
topic Distrito Federal
Ensino superior
Ofício de estudante
Juventude
Itinerários
Federal District
Higher education
Craft of studying
Youth
Itineraries
description A expansão do ensino superior, observada desde os anos 1990, deu origem a uma primeira geração de jovens que chega à condição de vestibulandos. Esse fenômeno modifica as perspectivas de futuro dos jovens, que alcançam, na década de 2010, a maior longevidade escolar observada na história. No entanto, tensionadas pelas instabilidades políticas e econômicas pós-2015, as expectativas de acesso ao ensino superior são desafiadas em um cenário de incertezas e impasses. Pensando nisso, esta pesquisa baseia-se em um trabalho de campo realizado em Brasília (DF) que contou com visitas a três cursos pré-vestibulares comunitários, a fim de selecionar vinte vestibulandos para entrevistas semiestruturadas. Argumentamos que os jovens percebem a ocorrência de uma ruptura relacionada ao desajuste entre uma postura de estudante vivenciada até então e uma postura esperada de um jovem na preparação ao vestibular – condição a que chamamos de “ofício de vestibulando”. Esse ofício envolve quatro pilares: o engajamento na rotina de estudo, o conhecimento das regras do jogo, a negociação de um projeto familiar e a experiência com as incertezas do futuro próximo. Em maior ou menor grau, todos os entrevistados habitavam um não lugar da transição médio-superior e orbitavam em torno das possibilidades e desafios para construir tal ofício. Como lidam com esses elementos é revelador de impasses vivenciados pela juventude na transição para o ensino superior.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211578
10.1590/S1678-4634202349260961
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211578
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202349260961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211578/193821
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211578/193820
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e260961
Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e260961
Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e260961
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1800237485472612352