Ofício de vestibulando: impasses da juventude na transição para o ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211578 |
Resumo: | A expansão do ensino superior, observada desde os anos 1990, deu origem a uma primeira geração de jovens que chega à condição de vestibulandos. Esse fenômeno modifica as perspectivas de futuro dos jovens, que alcançam, na década de 2010, a maior longevidade escolar observada na história. No entanto, tensionadas pelas instabilidades políticas e econômicas pós-2015, as expectativas de acesso ao ensino superior são desafiadas em um cenário de incertezas e impasses. Pensando nisso, esta pesquisa baseia-se em um trabalho de campo realizado em Brasília (DF) que contou com visitas a três cursos pré-vestibulares comunitários, a fim de selecionar vinte vestibulandos para entrevistas semiestruturadas. Argumentamos que os jovens percebem a ocorrência de uma ruptura relacionada ao desajuste entre uma postura de estudante vivenciada até então e uma postura esperada de um jovem na preparação ao vestibular – condição a que chamamos de “ofício de vestibulando”. Esse ofício envolve quatro pilares: o engajamento na rotina de estudo, o conhecimento das regras do jogo, a negociação de um projeto familiar e a experiência com as incertezas do futuro próximo. Em maior ou menor grau, todos os entrevistados habitavam um não lugar da transição médio-superior e orbitavam em torno das possibilidades e desafios para construir tal ofício. Como lidam com esses elementos é revelador de impasses vivenciados pela juventude na transição para o ensino superior. |
id |
USP-11_b00965e75be16fb3eedf054fd18d6931 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/211578 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Ofício de vestibulando: impasses da juventude na transição para o ensino superiorThe craft of test taking: youngsters’ impasses in the transition to higher educationDistrito FederalEnsino superiorOfício de estudanteJuventudeItineráriosFederal DistrictHigher educationCraft of studyingYouthItinerariesA expansão do ensino superior, observada desde os anos 1990, deu origem a uma primeira geração de jovens que chega à condição de vestibulandos. Esse fenômeno modifica as perspectivas de futuro dos jovens, que alcançam, na década de 2010, a maior longevidade escolar observada na história. No entanto, tensionadas pelas instabilidades políticas e econômicas pós-2015, as expectativas de acesso ao ensino superior são desafiadas em um cenário de incertezas e impasses. Pensando nisso, esta pesquisa baseia-se em um trabalho de campo realizado em Brasília (DF) que contou com visitas a três cursos pré-vestibulares comunitários, a fim de selecionar vinte vestibulandos para entrevistas semiestruturadas. Argumentamos que os jovens percebem a ocorrência de uma ruptura relacionada ao desajuste entre uma postura de estudante vivenciada até então e uma postura esperada de um jovem na preparação ao vestibular – condição a que chamamos de “ofício de vestibulando”. Esse ofício envolve quatro pilares: o engajamento na rotina de estudo, o conhecimento das regras do jogo, a negociação de um projeto familiar e a experiência com as incertezas do futuro próximo. Em maior ou menor grau, todos os entrevistados habitavam um não lugar da transição médio-superior e orbitavam em torno das possibilidades e desafios para construir tal ofício. Como lidam com esses elementos é revelador de impasses vivenciados pela juventude na transição para o ensino superior.The expansion of higher education observed in Brazil since the 1990s gave origin to a first generation of youngsters that reached the stage of taking higher education entrance exams. This phenomenon transforms the perspectives of the youngsters that reached in the 2010s the highest school longevity in the country’s history. However, put under stress by post-2015 political and economic instabilities, the expectations surrounding the access to higher education have been challenged in a scenario of uncertainty and impasse. With this situation in mind, this research is based on a fieldwork conducted in Brasília (DF) that comprised visits to three community-based pre-exam schools, during which twenty students were selected for semistructured interviews. We argue that the youngsters notice the presence of a rupture related to the misalignment between the student attitude they held so far, and the attitude expected from a youngster preparing him/herself to take higher education entrance exams – a situation we labelled “the craft of test taking”. Such craft stands on four pillars: commitment to a study routine, knowledge of the rules of the game, negotiation of a family project, and the experience with uncertainties regarding their near future. To a greater or lesser degree all interviewees inhabited a no-place of the secondary school-higher education transition, and revolved around the challenges and possibilities to construct such craft. The way in which students deal with such elements is revealing of the impasses experienced by youth in the transition to higher education.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/21157810.1590/S1678-4634202349260961Educação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e260961Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e260961Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e2609611678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211578/193821https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211578/193820Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSenkevics, Adriano Souza Carvalho, Marília Pinto de 2023-12-22T13:32:28Zoai:revistas.usp.br:article/211578Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2023-12-22T13:32:28Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ofício de vestibulando: impasses da juventude na transição para o ensino superior The craft of test taking: youngsters’ impasses in the transition to higher education |
title |
Ofício de vestibulando: impasses da juventude na transição para o ensino superior |
spellingShingle |
Ofício de vestibulando: impasses da juventude na transição para o ensino superior Senkevics, Adriano Souza Distrito Federal Ensino superior Ofício de estudante Juventude Itinerários Federal District Higher education Craft of studying Youth Itineraries |
title_short |
Ofício de vestibulando: impasses da juventude na transição para o ensino superior |
title_full |
Ofício de vestibulando: impasses da juventude na transição para o ensino superior |
title_fullStr |
Ofício de vestibulando: impasses da juventude na transição para o ensino superior |
title_full_unstemmed |
Ofício de vestibulando: impasses da juventude na transição para o ensino superior |
title_sort |
Ofício de vestibulando: impasses da juventude na transição para o ensino superior |
author |
Senkevics, Adriano Souza |
author_facet |
Senkevics, Adriano Souza Carvalho, Marília Pinto de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Marília Pinto de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Senkevics, Adriano Souza Carvalho, Marília Pinto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Distrito Federal Ensino superior Ofício de estudante Juventude Itinerários Federal District Higher education Craft of studying Youth Itineraries |
topic |
Distrito Federal Ensino superior Ofício de estudante Juventude Itinerários Federal District Higher education Craft of studying Youth Itineraries |
description |
A expansão do ensino superior, observada desde os anos 1990, deu origem a uma primeira geração de jovens que chega à condição de vestibulandos. Esse fenômeno modifica as perspectivas de futuro dos jovens, que alcançam, na década de 2010, a maior longevidade escolar observada na história. No entanto, tensionadas pelas instabilidades políticas e econômicas pós-2015, as expectativas de acesso ao ensino superior são desafiadas em um cenário de incertezas e impasses. Pensando nisso, esta pesquisa baseia-se em um trabalho de campo realizado em Brasília (DF) que contou com visitas a três cursos pré-vestibulares comunitários, a fim de selecionar vinte vestibulandos para entrevistas semiestruturadas. Argumentamos que os jovens percebem a ocorrência de uma ruptura relacionada ao desajuste entre uma postura de estudante vivenciada até então e uma postura esperada de um jovem na preparação ao vestibular – condição a que chamamos de “ofício de vestibulando”. Esse ofício envolve quatro pilares: o engajamento na rotina de estudo, o conhecimento das regras do jogo, a negociação de um projeto familiar e a experiência com as incertezas do futuro próximo. Em maior ou menor grau, todos os entrevistados habitavam um não lugar da transição médio-superior e orbitavam em torno das possibilidades e desafios para construir tal ofício. Como lidam com esses elementos é revelador de impasses vivenciados pela juventude na transição para o ensino superior. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211578 10.1590/S1678-4634202349260961 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211578 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-4634202349260961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211578/193821 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211578/193820 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/xml application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e260961 Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e260961 Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e260961 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1800237485472612352 |