Diversity of speeches on play and education: outlining the contemporary bulk of tendencies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avanço, Leonardo Dias
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, José Milton de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170522
Resumo: Este artigo estabelece o seguinte tema geral: relações entre jogo e educação na contemporaneidade. Mais especificamente, trata-se de delinear um problema verificado no âmbito de discursos e da vivência prática. Seu objetivo central foi formular e apreciar um quadro de concepções de relação entre jogo e educação que emergem de discursos e práticas, oferecendo ao público uma visão sistemática de uma situação de fato que merece atenção especial e abordagens múltiplas, caso se projete o aprimoramento de processos formativos em diversos níveis. A metodologia de construção deste artigo é de natureza teórico-bibliográfica. Como resultados, este artigo viabiliza uma visão panorâmica e uma apreciação de um quadro de concepções atuais de relação entre jogo e educação. Ele revela também a existência de um estado de tensão entendido em dois sentidos: em primeiro lugar, como constatação de discrepâncias de valoração do papel do jogo e da função formativa do jogo; em segundo lugar, como evidência de complementaridades e conflitos entre concepções. O mais importante dos resultados atingidos, porém, é a consciência derivada do exame realizado neste artigo, a qual nos permite entrever uma hipótese capaz de explicar os motivos do referido contraste e apresentar soluções teóricas e técnicas mais apuradas relativas à fecundidade formativa da ludicidade.
id USP-11_bc80c9e78aef1a0f74a8e9ca0240aff1
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/170522
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Diversity of speeches on play and education: outlining the contemporary bulk of tendenciesDiversidade de discursos sobre jogo e educação: delineamento de um quadro contemporâneo de tendênciasLudicityConceptionFormative ProcessesLudicidadeConcepçãoProcessos formativosEste artigo estabelece o seguinte tema geral: relações entre jogo e educação na contemporaneidade. Mais especificamente, trata-se de delinear um problema verificado no âmbito de discursos e da vivência prática. Seu objetivo central foi formular e apreciar um quadro de concepções de relação entre jogo e educação que emergem de discursos e práticas, oferecendo ao público uma visão sistemática de uma situação de fato que merece atenção especial e abordagens múltiplas, caso se projete o aprimoramento de processos formativos em diversos níveis. A metodologia de construção deste artigo é de natureza teórico-bibliográfica. Como resultados, este artigo viabiliza uma visão panorâmica e uma apreciação de um quadro de concepções atuais de relação entre jogo e educação. Ele revela também a existência de um estado de tensão entendido em dois sentidos: em primeiro lugar, como constatação de discrepâncias de valoração do papel do jogo e da função formativa do jogo; em segundo lugar, como evidência de complementaridades e conflitos entre concepções. O mais importante dos resultados atingidos, porém, é a consciência derivada do exame realizado neste artigo, a qual nos permite entrever uma hipótese capaz de explicar os motivos do referido contraste e apresentar soluções teóricas e técnicas mais apuradas relativas à fecundidade formativa da ludicidade.The main goal of this study was to find the relationships between play and education in contemporaneity. Specifically, the study aimed to outline a problem seen on the scope of speeches and practical experience. In that context, the study searched for conceptions of the relation between play and education that emerge from speeches and practices, thereby offering a systematic view of the situation that deserves attention and multiple approaches, since formative processes in various levels are to be improved. The methodology of this study was theoretical-bibliographic in nature. As results, the study provides an overview and appreciation of the bulk of current conceptions of the relation between play and education. In addition, the existence of a tension state is revealed in two senses: discrepancies of the value given to the role of play and the formative function of play are discussed; and complementarities and conflicts among conceptions are evidenced. The main result, however, is the conscience derived from the examination carried out in this study, which allows one to observe a hypothesis capable of explaining the reasons for the contrast and to offer theoretical solutions and accurate techniques for the formative fruitfulness of ludicity.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2021-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/17052210.1590/S1678-4634202046215597Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); e215597Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); e215597Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); e2155971678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170522/161058https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170522/161059https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170522/161062Copyright (c) 2020 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAvanço, Leonardo DiasLima, José Milton de2021-06-14T21:56:24Zoai:revistas.usp.br:article/170522Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-14T21:56:24Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diversity of speeches on play and education: outlining the contemporary bulk of tendencies
Diversidade de discursos sobre jogo e educação: delineamento de um quadro contemporâneo de tendências
title Diversity of speeches on play and education: outlining the contemporary bulk of tendencies
spellingShingle Diversity of speeches on play and education: outlining the contemporary bulk of tendencies
Avanço, Leonardo Dias
Ludicity
Conception
Formative Processes
Ludicidade
Concepção
Processos formativos
title_short Diversity of speeches on play and education: outlining the contemporary bulk of tendencies
title_full Diversity of speeches on play and education: outlining the contemporary bulk of tendencies
title_fullStr Diversity of speeches on play and education: outlining the contemporary bulk of tendencies
title_full_unstemmed Diversity of speeches on play and education: outlining the contemporary bulk of tendencies
title_sort Diversity of speeches on play and education: outlining the contemporary bulk of tendencies
author Avanço, Leonardo Dias
author_facet Avanço, Leonardo Dias
Lima, José Milton de
author_role author
author2 Lima, José Milton de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Avanço, Leonardo Dias
Lima, José Milton de
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicity
Conception
Formative Processes
Ludicidade
Concepção
Processos formativos
topic Ludicity
Conception
Formative Processes
Ludicidade
Concepção
Processos formativos
description Este artigo estabelece o seguinte tema geral: relações entre jogo e educação na contemporaneidade. Mais especificamente, trata-se de delinear um problema verificado no âmbito de discursos e da vivência prática. Seu objetivo central foi formular e apreciar um quadro de concepções de relação entre jogo e educação que emergem de discursos e práticas, oferecendo ao público uma visão sistemática de uma situação de fato que merece atenção especial e abordagens múltiplas, caso se projete o aprimoramento de processos formativos em diversos níveis. A metodologia de construção deste artigo é de natureza teórico-bibliográfica. Como resultados, este artigo viabiliza uma visão panorâmica e uma apreciação de um quadro de concepções atuais de relação entre jogo e educação. Ele revela também a existência de um estado de tensão entendido em dois sentidos: em primeiro lugar, como constatação de discrepâncias de valoração do papel do jogo e da função formativa do jogo; em segundo lugar, como evidência de complementaridades e conflitos entre concepções. O mais importante dos resultados atingidos, porém, é a consciência derivada do exame realizado neste artigo, a qual nos permite entrever uma hipótese capaz de explicar os motivos do referido contraste e apresentar soluções teóricas e técnicas mais apuradas relativas à fecundidade formativa da ludicidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170522
10.1590/S1678-4634202046215597
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170522
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202046215597
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170522/161058
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170522/161059
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170522/161062
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); e215597
Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); e215597
Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); e215597
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713813649293312