Diversity of speeches on play and education: outlining the contemporary bulk of tendencies
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170522 |
Resumo: | Este artigo estabelece o seguinte tema geral: relações entre jogo e educação na contemporaneidade. Mais especificamente, trata-se de delinear um problema verificado no âmbito de discursos e da vivência prática. Seu objetivo central foi formular e apreciar um quadro de concepções de relação entre jogo e educação que emergem de discursos e práticas, oferecendo ao público uma visão sistemática de uma situação de fato que merece atenção especial e abordagens múltiplas, caso se projete o aprimoramento de processos formativos em diversos níveis. A metodologia de construção deste artigo é de natureza teórico-bibliográfica. Como resultados, este artigo viabiliza uma visão panorâmica e uma apreciação de um quadro de concepções atuais de relação entre jogo e educação. Ele revela também a existência de um estado de tensão entendido em dois sentidos: em primeiro lugar, como constatação de discrepâncias de valoração do papel do jogo e da função formativa do jogo; em segundo lugar, como evidência de complementaridades e conflitos entre concepções. O mais importante dos resultados atingidos, porém, é a consciência derivada do exame realizado neste artigo, a qual nos permite entrever uma hipótese capaz de explicar os motivos do referido contraste e apresentar soluções teóricas e técnicas mais apuradas relativas à fecundidade formativa da ludicidade. |
id |
USP-11_bc80c9e78aef1a0f74a8e9ca0240aff1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/170522 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Diversity of speeches on play and education: outlining the contemporary bulk of tendenciesDiversidade de discursos sobre jogo e educação: delineamento de um quadro contemporâneo de tendênciasLudicityConceptionFormative ProcessesLudicidadeConcepçãoProcessos formativosEste artigo estabelece o seguinte tema geral: relações entre jogo e educação na contemporaneidade. Mais especificamente, trata-se de delinear um problema verificado no âmbito de discursos e da vivência prática. Seu objetivo central foi formular e apreciar um quadro de concepções de relação entre jogo e educação que emergem de discursos e práticas, oferecendo ao público uma visão sistemática de uma situação de fato que merece atenção especial e abordagens múltiplas, caso se projete o aprimoramento de processos formativos em diversos níveis. A metodologia de construção deste artigo é de natureza teórico-bibliográfica. Como resultados, este artigo viabiliza uma visão panorâmica e uma apreciação de um quadro de concepções atuais de relação entre jogo e educação. Ele revela também a existência de um estado de tensão entendido em dois sentidos: em primeiro lugar, como constatação de discrepâncias de valoração do papel do jogo e da função formativa do jogo; em segundo lugar, como evidência de complementaridades e conflitos entre concepções. O mais importante dos resultados atingidos, porém, é a consciência derivada do exame realizado neste artigo, a qual nos permite entrever uma hipótese capaz de explicar os motivos do referido contraste e apresentar soluções teóricas e técnicas mais apuradas relativas à fecundidade formativa da ludicidade.The main goal of this study was to find the relationships between play and education in contemporaneity. Specifically, the study aimed to outline a problem seen on the scope of speeches and practical experience. In that context, the study searched for conceptions of the relation between play and education that emerge from speeches and practices, thereby offering a systematic view of the situation that deserves attention and multiple approaches, since formative processes in various levels are to be improved. The methodology of this study was theoretical-bibliographic in nature. As results, the study provides an overview and appreciation of the bulk of current conceptions of the relation between play and education. In addition, the existence of a tension state is revealed in two senses: discrepancies of the value given to the role of play and the formative function of play are discussed; and complementarities and conflicts among conceptions are evidenced. The main result, however, is the conscience derived from the examination carried out in this study, which allows one to observe a hypothesis capable of explaining the reasons for the contrast and to offer theoretical solutions and accurate techniques for the formative fruitfulness of ludicity.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2021-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/17052210.1590/S1678-4634202046215597Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); e215597Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); e215597Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); e2155971678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170522/161058https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170522/161059https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170522/161062Copyright (c) 2020 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAvanço, Leonardo DiasLima, José Milton de2021-06-14T21:56:24Zoai:revistas.usp.br:article/170522Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-14T21:56:24Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diversity of speeches on play and education: outlining the contemporary bulk of tendencies Diversidade de discursos sobre jogo e educação: delineamento de um quadro contemporâneo de tendências |
title |
Diversity of speeches on play and education: outlining the contemporary bulk of tendencies |
spellingShingle |
Diversity of speeches on play and education: outlining the contemporary bulk of tendencies Avanço, Leonardo Dias Ludicity Conception Formative Processes Ludicidade Concepção Processos formativos |
title_short |
Diversity of speeches on play and education: outlining the contemporary bulk of tendencies |
title_full |
Diversity of speeches on play and education: outlining the contemporary bulk of tendencies |
title_fullStr |
Diversity of speeches on play and education: outlining the contemporary bulk of tendencies |
title_full_unstemmed |
Diversity of speeches on play and education: outlining the contemporary bulk of tendencies |
title_sort |
Diversity of speeches on play and education: outlining the contemporary bulk of tendencies |
author |
Avanço, Leonardo Dias |
author_facet |
Avanço, Leonardo Dias Lima, José Milton de |
author_role |
author |
author2 |
Lima, José Milton de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Avanço, Leonardo Dias Lima, José Milton de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicity Conception Formative Processes Ludicidade Concepção Processos formativos |
topic |
Ludicity Conception Formative Processes Ludicidade Concepção Processos formativos |
description |
Este artigo estabelece o seguinte tema geral: relações entre jogo e educação na contemporaneidade. Mais especificamente, trata-se de delinear um problema verificado no âmbito de discursos e da vivência prática. Seu objetivo central foi formular e apreciar um quadro de concepções de relação entre jogo e educação que emergem de discursos e práticas, oferecendo ao público uma visão sistemática de uma situação de fato que merece atenção especial e abordagens múltiplas, caso se projete o aprimoramento de processos formativos em diversos níveis. A metodologia de construção deste artigo é de natureza teórico-bibliográfica. Como resultados, este artigo viabiliza uma visão panorâmica e uma apreciação de um quadro de concepções atuais de relação entre jogo e educação. Ele revela também a existência de um estado de tensão entendido em dois sentidos: em primeiro lugar, como constatação de discrepâncias de valoração do papel do jogo e da função formativa do jogo; em segundo lugar, como evidência de complementaridades e conflitos entre concepções. O mais importante dos resultados atingidos, porém, é a consciência derivada do exame realizado neste artigo, a qual nos permite entrever uma hipótese capaz de explicar os motivos do referido contraste e apresentar soluções teóricas e técnicas mais apuradas relativas à fecundidade formativa da ludicidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170522 10.1590/S1678-4634202046215597 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170522 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-4634202046215597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170522/161058 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170522/161059 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170522/161062 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); e215597 Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); e215597 Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); e215597 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713813649293312 |