Aprendizagens profissionais de acadêmicos de licenciatura em pedagogia em estágio supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Richit , Adriana
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Loss , Adriana Salete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224107
Resumo: As aprendizagens profissionais têm interessado pesquisadores por constituírem uma das bases do desenvolvimento profissional de professores. Aprendizagens sobre o conteúdo curricular a ser ensinado, didática, valores e atitudes inerentes à profissão docente e aspectos da cultura profissional têm sido frequentemente associadas ao desenvolvimento profissional de professores. Um importante contexto de aprendizagens profissionais para futuros professores é o estágio supervisionado, concebido como contato direto com a profissão, de modo a refletir sobre as experiências teórico-práticas. Neste trabalho, dedicamo-nos a investigar, na perspectiva qualitativa e interpretativa de pesquisa, as aprendizagens profissionais de futuros professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, realizamos uma investigação[^3] com dez acadêmicas de um curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim, examinando as aprendizagens realizadas no âmbito do estágio supervisionado. O material empírico do estudo constitui-se das narrativas de dez estagiárias, produzidas nos encontros de partilha de experiências sobre a docência nos anos iniciais, assim como das produções textuais das acadêmicas, elaboradas durante o estágio. A análise evidenciou aprendizagens relacionadas à docência nos seguintes aspectos: planejamento do ensino, que caracterizou o processo reflexivo, sustentado teoricamente e ampliado temporalmente, de planejar percursos de aprendizagem para os alunos; desenvolvimento do ensino, concretizado na interseção entre os diversos elementos que produzem as condições para a realização do trabalho em sala de aula; e a dinâmica escolar, compreendida como contexto interativo, dinâmico, plural e plástico de concretização da docência.
id USP-11_c44656186e154960a8cc8df3a99481a7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/224107
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Aprendizagens profissionais de acadêmicos de licenciatura em pedagogia em estágio supervisionadoProfessional learning of prospective elementary school teachers in supervised trainingTeacher professional learningSupervised trainingTeacher education undergraduate coursesElementary SchoolAprendizagens profissionais de professoresEstágio supervisionadoLicenciatura em pedagogiaAnos iniciais do ensino fundamentalAs aprendizagens profissionais têm interessado pesquisadores por constituírem uma das bases do desenvolvimento profissional de professores. Aprendizagens sobre o conteúdo curricular a ser ensinado, didática, valores e atitudes inerentes à profissão docente e aspectos da cultura profissional têm sido frequentemente associadas ao desenvolvimento profissional de professores. Um importante contexto de aprendizagens profissionais para futuros professores é o estágio supervisionado, concebido como contato direto com a profissão, de modo a refletir sobre as experiências teórico-práticas. Neste trabalho, dedicamo-nos a investigar, na perspectiva qualitativa e interpretativa de pesquisa, as aprendizagens profissionais de futuros professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, realizamos uma investigação[^3] com dez acadêmicas de um curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim, examinando as aprendizagens realizadas no âmbito do estágio supervisionado. O material empírico do estudo constitui-se das narrativas de dez estagiárias, produzidas nos encontros de partilha de experiências sobre a docência nos anos iniciais, assim como das produções textuais das acadêmicas, elaboradas durante o estágio. A análise evidenciou aprendizagens relacionadas à docência nos seguintes aspectos: planejamento do ensino, que caracterizou o processo reflexivo, sustentado teoricamente e ampliado temporalmente, de planejar percursos de aprendizagem para os alunos; desenvolvimento do ensino, concretizado na interseção entre os diversos elementos que produzem as condições para a realização do trabalho em sala de aula; e a dinâmica escolar, compreendida como contexto interativo, dinâmico, plural e plástico de concretização da docência.Professional learning has garnered considerable attention from researchers, as it forms a fundamental aspect of teachers’ professional development. Such learning encompasses a range of essential elements, including acquiring knowledge about curriculum content, teaching methods, core values, attitudes intrinsic to the teaching profession, and the nuances of professional culture. Notably, supervised training stands as a significant context for the professional learning of prospective teachers, offering direct exposure to the teaching profession and opportunities for critical reflection on theoretical and practical experiences. In this study, we undertake an investigation of the professional learning experiences of prospective teachers within the Early Years of Elementary Education, employing a qualitative and interpretative approach. To achieve this objective, we conducted in-depth research 3 with ten female students enrolled in an Education Undergraduate Program at the Federal University of the Fronteira Sul, Erechim Campus. Our focus was on examining their learning encounters during supervised training. The empirical data for the study encompassed narratives shared by the ten interns during sessions dedicated to teaching in Elementary School, alongside textual productions prepared by the students throughout their training. The analysis of the gathered data has revealed noteworthy learning outcomes concerning teaching in various dimensions. Firstly, it shed light on the process of lesson planning, characterized by its reflective nature, theoretical underpinnings, and comprehensive approach to devising learning pathways for students. Secondly, the investigation illuminated the development of teaching skills, an intricate fusion of multiple elements that collectively facilitate effective classroom practices. Lastly, the study elucidated the dynamics of the school environment, perceived as an interactive, dynamic, pluralistic, and adaptable context conducive to the realization of successful teaching endeavors.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2024-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/22410710.1590/S1678-4634202450262812enEducação e Pesquisa; v. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e262812Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e262812Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e2628121678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224107/203813https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224107/203814https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224107/203815Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRichit , AdrianaLoss , Adriana Salete2024-04-19T00:34:02Zoai:revistas.usp.br:article/224107Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2024-04-19T00:34:02Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagens profissionais de acadêmicos de licenciatura em pedagogia em estágio supervisionado
Professional learning of prospective elementary school teachers in supervised training
title Aprendizagens profissionais de acadêmicos de licenciatura em pedagogia em estágio supervisionado
spellingShingle Aprendizagens profissionais de acadêmicos de licenciatura em pedagogia em estágio supervisionado
Richit , Adriana
Teacher professional learning
Supervised training
Teacher education undergraduate courses
Elementary School
Aprendizagens profissionais de professores
Estágio supervisionado
Licenciatura em pedagogia
Anos iniciais do ensino fundamental
title_short Aprendizagens profissionais de acadêmicos de licenciatura em pedagogia em estágio supervisionado
title_full Aprendizagens profissionais de acadêmicos de licenciatura em pedagogia em estágio supervisionado
title_fullStr Aprendizagens profissionais de acadêmicos de licenciatura em pedagogia em estágio supervisionado
title_full_unstemmed Aprendizagens profissionais de acadêmicos de licenciatura em pedagogia em estágio supervisionado
title_sort Aprendizagens profissionais de acadêmicos de licenciatura em pedagogia em estágio supervisionado
author Richit , Adriana
author_facet Richit , Adriana
Loss , Adriana Salete
author_role author
author2 Loss , Adriana Salete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Richit , Adriana
Loss , Adriana Salete
dc.subject.por.fl_str_mv Teacher professional learning
Supervised training
Teacher education undergraduate courses
Elementary School
Aprendizagens profissionais de professores
Estágio supervisionado
Licenciatura em pedagogia
Anos iniciais do ensino fundamental
topic Teacher professional learning
Supervised training
Teacher education undergraduate courses
Elementary School
Aprendizagens profissionais de professores
Estágio supervisionado
Licenciatura em pedagogia
Anos iniciais do ensino fundamental
description As aprendizagens profissionais têm interessado pesquisadores por constituírem uma das bases do desenvolvimento profissional de professores. Aprendizagens sobre o conteúdo curricular a ser ensinado, didática, valores e atitudes inerentes à profissão docente e aspectos da cultura profissional têm sido frequentemente associadas ao desenvolvimento profissional de professores. Um importante contexto de aprendizagens profissionais para futuros professores é o estágio supervisionado, concebido como contato direto com a profissão, de modo a refletir sobre as experiências teórico-práticas. Neste trabalho, dedicamo-nos a investigar, na perspectiva qualitativa e interpretativa de pesquisa, as aprendizagens profissionais de futuros professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, realizamos uma investigação[^3] com dez acadêmicas de um curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim, examinando as aprendizagens realizadas no âmbito do estágio supervisionado. O material empírico do estudo constitui-se das narrativas de dez estagiárias, produzidas nos encontros de partilha de experiências sobre a docência nos anos iniciais, assim como das produções textuais das acadêmicas, elaboradas durante o estágio. A análise evidenciou aprendizagens relacionadas à docência nos seguintes aspectos: planejamento do ensino, que caracterizou o processo reflexivo, sustentado teoricamente e ampliado temporalmente, de planejar percursos de aprendizagem para os alunos; desenvolvimento do ensino, concretizado na interseção entre os diversos elementos que produzem as condições para a realização do trabalho em sala de aula; e a dinâmica escolar, compreendida como contexto interativo, dinâmico, plural e plástico de concretização da docência.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224107
10.1590/S1678-4634202450262812en
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224107
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202450262812en
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224107/203813
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224107/203814
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224107/203815
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e262812
Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e262812
Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e262812
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1800237484873875456