Pesquisa-formação com mini-histórias na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conte, Elaine
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cardoso, Cristiele Borges dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204829
Resumo: O trabalho discute ações com mini-histórias no cotidiano pedagógico sob a perspectiva de situações empíricas e narrativas de professores da Educação Infantil. Trata-se de investigar, a partir da análise de algumas experiências propostas por meio de um curso de extensão, de que forma é possível sustentar um processo formativo mediado por mini-histórias. O texto relata algumas experiências desenvolvidas entre 2017 a 2020 voltadas para práticas com mini-histórias na Educação Infantil. Discute, por meio da pesquisa-formação, o campo sensível do agir pedagógico, para contextualizar as práticas de mini-histórias na criação de registros éticos, estéticos e formativos. As mini-histórias se configuram como formas de fazer, ver, ser e narrar o cotidiano infantil, além de servir à documentação pedagógica, partindo da experiência sensível de aprender com as crianças. A construção de relações pedagógicas por meio de mini-histórias, a partir das referências e contradições em tempos de pandemia, fez emergir o desenvolvimento humano com valores e experiências próprias da cultura da infância. Os resultados da avaliação conjunta das propostas realçam o desconhecimento dessa forma de comunicação na Educação Infantil, conjugando o inédito viável.
id USP-11_e3d915f54f628ae2fb22a92ae549b151
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/204829
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Pesquisa-formação com mini-histórias na educação infantilResearch-formation with mini-stories in early childhood educationMini-históriasEducação infantilPesquisa-formação;DocumentaçãoExperiênciasMini-storiesChildhood educationResearch-formationDocumentationExperiencesO trabalho discute ações com mini-histórias no cotidiano pedagógico sob a perspectiva de situações empíricas e narrativas de professores da Educação Infantil. Trata-se de investigar, a partir da análise de algumas experiências propostas por meio de um curso de extensão, de que forma é possível sustentar um processo formativo mediado por mini-histórias. O texto relata algumas experiências desenvolvidas entre 2017 a 2020 voltadas para práticas com mini-histórias na Educação Infantil. Discute, por meio da pesquisa-formação, o campo sensível do agir pedagógico, para contextualizar as práticas de mini-histórias na criação de registros éticos, estéticos e formativos. As mini-histórias se configuram como formas de fazer, ver, ser e narrar o cotidiano infantil, além de servir à documentação pedagógica, partindo da experiência sensível de aprender com as crianças. A construção de relações pedagógicas por meio de mini-histórias, a partir das referências e contradições em tempos de pandemia, fez emergir o desenvolvimento humano com valores e experiências próprias da cultura da infância. Os resultados da avaliação conjunta das propostas realçam o desconhecimento dessa forma de comunicação na Educação Infantil, conjugando o inédito viável.The work discusses actions with mini-stories in the pedagogical routine from the perspective of empirical situations and narratives of early childhood education teachers. It is about investigating, from the analysis of some experiences proposed through an extension course, how it is possible to sustain a formative process mediated by mini-stories. The text reports some experiences developed between 2017 and 2020 focused on practices with mini-stories in early childhood education. It discusses, through research-formation, the sensitive field of pedagogical action, to contextualize the practices of mini-stories in the creation of ethical, aesthetic and formative records. The mini-stories are configured as ways of doing, seeing, being and narrating children’s daily lives, in addition to serving as pedagogical documentation, based on the sensitive experience of learning with children. The construction of pedagogical relationships through mini-stories, based on references and contradictions in times of pandemic, made human development emerge with values and experiences typical of childhood culture. The results of the joint evaluation of the proposals highlight the lack of knowledge of this form of communication in early childhood education, combining the unprecedented feasible.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2022-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/20482910.1590/S1678-4634202248257250porEducação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e257250Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e257250Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e2572501678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204829/188454https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204829/188453Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessConte, Elaine Cardoso, Cristiele Borges dos Santos 2022-11-23T17:17:11Zoai:revistas.usp.br:article/204829Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2022-11-23T17:17:11Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa-formação com mini-histórias na educação infantil
Research-formation with mini-stories in early childhood education
title Pesquisa-formação com mini-histórias na educação infantil
spellingShingle Pesquisa-formação com mini-histórias na educação infantil
Conte, Elaine
Mini-histórias
Educação infantil
Pesquisa-formação;
Documentação
Experiências
Mini-stories
Childhood education
Research-formation
Documentation
Experiences
title_short Pesquisa-formação com mini-histórias na educação infantil
title_full Pesquisa-formação com mini-histórias na educação infantil
title_fullStr Pesquisa-formação com mini-histórias na educação infantil
title_full_unstemmed Pesquisa-formação com mini-histórias na educação infantil
title_sort Pesquisa-formação com mini-histórias na educação infantil
author Conte, Elaine
author_facet Conte, Elaine
Cardoso, Cristiele Borges dos Santos
author_role author
author2 Cardoso, Cristiele Borges dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conte, Elaine
Cardoso, Cristiele Borges dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Mini-histórias
Educação infantil
Pesquisa-formação;
Documentação
Experiências
Mini-stories
Childhood education
Research-formation
Documentation
Experiences
topic Mini-histórias
Educação infantil
Pesquisa-formação;
Documentação
Experiências
Mini-stories
Childhood education
Research-formation
Documentation
Experiences
description O trabalho discute ações com mini-histórias no cotidiano pedagógico sob a perspectiva de situações empíricas e narrativas de professores da Educação Infantil. Trata-se de investigar, a partir da análise de algumas experiências propostas por meio de um curso de extensão, de que forma é possível sustentar um processo formativo mediado por mini-histórias. O texto relata algumas experiências desenvolvidas entre 2017 a 2020 voltadas para práticas com mini-histórias na Educação Infantil. Discute, por meio da pesquisa-formação, o campo sensível do agir pedagógico, para contextualizar as práticas de mini-histórias na criação de registros éticos, estéticos e formativos. As mini-histórias se configuram como formas de fazer, ver, ser e narrar o cotidiano infantil, além de servir à documentação pedagógica, partindo da experiência sensível de aprender com as crianças. A construção de relações pedagógicas por meio de mini-histórias, a partir das referências e contradições em tempos de pandemia, fez emergir o desenvolvimento humano com valores e experiências próprias da cultura da infância. Os resultados da avaliação conjunta das propostas realçam o desconhecimento dessa forma de comunicação na Educação Infantil, conjugando o inédito viável.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204829
10.1590/S1678-4634202248257250por
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204829
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202248257250por
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204829/188454
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204829/188453
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e257250
Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e257250
Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e257250
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1824323595368660992