“Cavação” and domestic cinema: ruptures and continuities in family pictures
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/139943 |
Resumo: | Imagens de cunho familiar são projetadas em tela grande desde os primórdios do cinema. No Brasil, a família burguesa ocupou um lugar de destaque no universo das representações cinematográficas ainda nos primeiros anos do século XX, quando os cineastas cavadores se dedicaram a registrar em película diferentes rituais e celebrações da elite nacional. No entanto, foi a partir da década de 1920, com o desenvolvimento da tecnologia voltada exclusivamente para a produção amadora, que as cenas da vida privada e doméstica passaram para a película capturadas pelo próprio clã familiar. Neste artigo propomos investigar as possíveis relações e as diferentes representações familiares geradas pela cavação dos anos 1910 e pelo cinema doméstico dos anos 1920 e 1930. |
id |
USP-12_43a116e042f62133e1928348dfb507c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139943 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“Cavação” and domestic cinema: ruptures and continuities in family picturesCavação e cinema doméstico: rupturas e continuidades em imagens de famíliacinema domésticocavaçãocinema e históriadomestic cinemacavaçãocinema and historyImagens de cunho familiar são projetadas em tela grande desde os primórdios do cinema. No Brasil, a família burguesa ocupou um lugar de destaque no universo das representações cinematográficas ainda nos primeiros anos do século XX, quando os cineastas cavadores se dedicaram a registrar em película diferentes rituais e celebrações da elite nacional. No entanto, foi a partir da década de 1920, com o desenvolvimento da tecnologia voltada exclusivamente para a produção amadora, que as cenas da vida privada e doméstica passaram para a película capturadas pelo próprio clã familiar. Neste artigo propomos investigar as possíveis relações e as diferentes representações familiares geradas pela cavação dos anos 1910 e pelo cinema doméstico dos anos 1920 e 1930.Ever since the beginning of film history, records of family images are displayed on movie screens. In Brazil, the bourgeois family has held a prominent position in the world of the cinematographic representation back to the early years of the twentieth century, when the “cavadores” filmmakers dedicated themselves to register in film a number of rituals and celebrations of Brazil’s upper class. However, it was after the 1920’s, with the development of new technologies aimed directly to amateur productions, that scenes from the domestic and private life began to be registered by the family clan. In this article, we propose to investigate the possible relations and the different representations of families resulting from the “cavação” in the 1910’s and from the domestic cinema between the 1920’s and the 1930’s.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/13994310.11606/issn.2316-7114.sig.2018.139943Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 45 n. 50 (2018): Dossiê Os anos 1968 no cinema; 159-178Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 45 No. 50 (2018): Dossiê Os anos 1968 no cinema; 159-1782316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/139943/141419Copyright (c) 2018 Thais Continentino Blankhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBlank, Thais Continentino2024-03-21T13:28:32Zoai:revistas.usp.br:article/139943Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:28:32Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Cavação” and domestic cinema: ruptures and continuities in family pictures Cavação e cinema doméstico: rupturas e continuidades em imagens de família |
title |
“Cavação” and domestic cinema: ruptures and continuities in family pictures |
spellingShingle |
“Cavação” and domestic cinema: ruptures and continuities in family pictures Blank, Thais Continentino cinema doméstico cavação cinema e história domestic cinema cavação cinema and history |
title_short |
“Cavação” and domestic cinema: ruptures and continuities in family pictures |
title_full |
“Cavação” and domestic cinema: ruptures and continuities in family pictures |
title_fullStr |
“Cavação” and domestic cinema: ruptures and continuities in family pictures |
title_full_unstemmed |
“Cavação” and domestic cinema: ruptures and continuities in family pictures |
title_sort |
“Cavação” and domestic cinema: ruptures and continuities in family pictures |
author |
Blank, Thais Continentino |
author_facet |
Blank, Thais Continentino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Blank, Thais Continentino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cinema doméstico cavação cinema e história domestic cinema cavação cinema and history |
topic |
cinema doméstico cavação cinema e história domestic cinema cavação cinema and history |
description |
Imagens de cunho familiar são projetadas em tela grande desde os primórdios do cinema. No Brasil, a família burguesa ocupou um lugar de destaque no universo das representações cinematográficas ainda nos primeiros anos do século XX, quando os cineastas cavadores se dedicaram a registrar em película diferentes rituais e celebrações da elite nacional. No entanto, foi a partir da década de 1920, com o desenvolvimento da tecnologia voltada exclusivamente para a produção amadora, que as cenas da vida privada e doméstica passaram para a película capturadas pelo próprio clã familiar. Neste artigo propomos investigar as possíveis relações e as diferentes representações familiares geradas pela cavação dos anos 1910 e pelo cinema doméstico dos anos 1920 e 1930. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/139943 10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.139943 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/139943 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.139943 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/139943/141419 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Thais Continentino Blank http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Thais Continentino Blank http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 45 n. 50 (2018): Dossiê Os anos 1968 no cinema; 159-178 Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 45 No. 50 (2018): Dossiê Os anos 1968 no cinema; 159-178 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1800237526735126528 |