Do instante ao estado de coisas: formas da estabilidade no discurso visual do fotojornalismo
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
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DOI: | 10.11606/issn.2316-7114.sig.2009.67038 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/67038 |
Resumo: | O texto procura examinar a questão da função narrativa atribuída aos temas da estabilidade no fotojornalismo, tomando como modelo de comparação as relações entre os temas de paisagem e o conceito de sublimidade da representação pictórica, na análise que o historiador da arte Louis Marin faz das funções narrativas nas tópicas da natureza, em Nicolas Poussin. Do lado do fotojornalismo, tomamos como exemplo dessas questões o ensaio visual “Shattered”, realizado pelo fotógrafo de guerra James Nachtwey, sobre os instantes seguintes do ataque às torres gêmeas, publicada na revista Time, como campo de provas da análise desse problema da estabilidade e do dicurso visual na fotografia. |
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Do instante ao estado de coisas: formas da estabilidade no discurso visual do fotojornalismoDo instante ao estado de coisas: formas da estabilidade no discurso visual do fotojornalismoPhotographyVisual narrativeLandscape.FotografiaNarrativa visualPaisagem.O texto procura examinar a questão da função narrativa atribuída aos temas da estabilidade no fotojornalismo, tomando como modelo de comparação as relações entre os temas de paisagem e o conceito de sublimidade da representação pictórica, na análise que o historiador da arte Louis Marin faz das funções narrativas nas tópicas da natureza, em Nicolas Poussin. Do lado do fotojornalismo, tomamos como exemplo dessas questões o ensaio visual “Shattered”, realizado pelo fotógrafo de guerra James Nachtwey, sobre os instantes seguintes do ataque às torres gêmeas, publicada na revista Time, como campo de provas da análise desse problema da estabilidade e do dicurso visual na fotografia.This article intends to examine the question of the narrative functions attributed to the motives of stability in photojournalism, departing from the relationships between visual themes of landscapes and the concept of sublimity in pictotial representation, from Louis Marin’s analysis of depiction of nature in the paintings of Nicolas Poussin. From the standpoint of photojournalism, we take the example of war photographer James Nechtwey’s visual essay on the aftermath of the attack on the Twin Towers in New York, published in Time magazine, as a field for the analysis of the same problem of stability and visual discourse in photography.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2009-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6703810.11606/issn.2316-7114.sig.2009.67038Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 36 No. 31 (2009); 129-146Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 36 n. 31 (2009); 129-1462316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/67038/69648Copyright (c) 2009 Benjamim Picadohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPicado, Benjamim2019-04-01T19:56:43Zoai:revistas.usp.br:article/67038Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:56:43Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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