A representação do índio brasileiro na interface pós-moderna de cinema e TV
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65597 |
Resumo: | O conceito de pós-modernismo, no sentido proposto por Linda Hutcheon, é utilizado no exame de filmes e minisséries nacionais, em especial Caramuru - a invenção do Brasil (Guel Arraes, 2001), produto híbrido de cinema e televisão. Tanto em aspectos estilísticos como ideológicos, tem-se como tema privilegiado a representação de índios. O confronto com realizações cinematográficas e televisuais realizadas segundo outras poéticas permite indicar no filme a especificidade de sua representação cultural, que consiste na construção de identidades descentralizadas através do recurso ao fake e à paródia lúdica. |
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A representação do índio brasileiro na interface pós-moderna de cinema e TVA representação do índio brasileiro na interface pós-moderna de cinema e TVCinemaTelevisãoRepresentação culturalPós-modernismo.CnemaTelevisionCultural representationPostmodemismO conceito de pós-modernismo, no sentido proposto por Linda Hutcheon, é utilizado no exame de filmes e minisséries nacionais, em especial Caramuru - a invenção do Brasil (Guel Arraes, 2001), produto híbrido de cinema e televisão. Tanto em aspectos estilísticos como ideológicos, tem-se como tema privilegiado a representação de índios. O confronto com realizações cinematográficas e televisuais realizadas segundo outras poéticas permite indicar no filme a especificidade de sua representação cultural, que consiste na construção de identidades descentralizadas através do recurso ao fake e à paródia lúdica.The concept of postmodernism, in the sense proposed by Linda Hutcheon, is used in the analysis of Brazilian movie pictures and seriais, specially Caramuru- A Invenção do Brasil (Guel Arraes, 2001), hybrid product of cinema and television. In stylistic and ideological aspects, the main subject is the represententation of índios. The comparison with cinematographic and televisual products that follow other poetics indicates the specificity o f cultural representation in the movi e, which consists in the building of decentralized identities by the use ofthe fake and the ludic parody.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2004-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6559710.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65597Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 31 No. 22 (2004); 115-129Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 31 n. 22 (2004); 115-1292316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65597/68208Copyright (c) 2004 Renato Pucci Jr.http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPucci Jr., Renato2019-04-01T20:07:12Zoai:revistas.usp.br:article/65597Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T20:07:12Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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