From experimental to essay film: passages

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Francisco Elinaldo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/190928
Resumo: Filme experimental e filme-ensaio são territórios ou concepções do cinema-audiovisual, com convergências e rupturas entre si. Eles convergem quanto à experimentação estético-formal, de materiais e modos de composição na produção de sentidos. Mas enquanto no filme-ensaio isso se opera com ênfase no pensamento do ensaísta através de sua inscrição em corpo e/ou voz no próprio filme, assim como com a solicitação e criação de intercessores, no experimental tal modo de inscrição do pensamento se opera de outras maneiras. Desse modo, pode-se propor que o experimental é imanente ao filme-ensaio, embora nem todo experimental seja ensaístico. O propósito do artigo é, assim, analisar como se operam tais convergências e disjunções entre ambos os territórios do cinema, a partir de um corpus fílmico e de referências teóricas que embasam um novo olhar, na atualidade, sobre as relações entre filme experimental e filme-ensaio.
id USP-12_617359386260353203c104878b011b95
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/190928
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling From experimental to essay film: passagesDo experimental ao filme-ensaio: passagensFilme-ensaioExperimentalVanguardaPensamentoImanênciaEssay filmExperimentalVanguardThoughtImmanenceFilme experimental e filme-ensaio são territórios ou concepções do cinema-audiovisual, com convergências e rupturas entre si. Eles convergem quanto à experimentação estético-formal, de materiais e modos de composição na produção de sentidos. Mas enquanto no filme-ensaio isso se opera com ênfase no pensamento do ensaísta através de sua inscrição em corpo e/ou voz no próprio filme, assim como com a solicitação e criação de intercessores, no experimental tal modo de inscrição do pensamento se opera de outras maneiras. Desse modo, pode-se propor que o experimental é imanente ao filme-ensaio, embora nem todo experimental seja ensaístico. O propósito do artigo é, assim, analisar como se operam tais convergências e disjunções entre ambos os territórios do cinema, a partir de um corpus fílmico e de referências teóricas que embasam um novo olhar, na atualidade, sobre as relações entre filme experimental e filme-ensaio.Experimental film and essay film are territories or conceptions of audiovisual cinema, with convergences and ruptures between each other. They converge on the aesthetic-formal experimentation, of materials and modes of composition in the production of meanings. But while in the essay film this operate with emphasis on the essayist’s thought through his/her inscription in body and/or voice in the movie itself, as well as with the solicitation and creation of intercessors, in the experimental such criterion or prerogative is not a constitutive element. This way, it can be proposed that the experimental is immanent to the essay film, although not all experimental is essayistic.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/19092810.11606/issn.2316-7114.sig.2022.190928Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 49 No. 58 (2022); 190928Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 49 n. 58 (2022); 1909282316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/190928/185520https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/190928/186316Copyright (c) 2022 Francisco Elinaldo Teixeirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Francisco Elinaldo2022-09-02T18:04:15Zoai:revistas.usp.br:article/190928Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2022-09-02T18:04:15Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv From experimental to essay film: passages
Do experimental ao filme-ensaio: passagens
title From experimental to essay film: passages
spellingShingle From experimental to essay film: passages
Teixeira, Francisco Elinaldo
Filme-ensaio
Experimental
Vanguarda
Pensamento
Imanência
Essay film
Experimental
Vanguard
Thought
Immanence
title_short From experimental to essay film: passages
title_full From experimental to essay film: passages
title_fullStr From experimental to essay film: passages
title_full_unstemmed From experimental to essay film: passages
title_sort From experimental to essay film: passages
author Teixeira, Francisco Elinaldo
author_facet Teixeira, Francisco Elinaldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Francisco Elinaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Filme-ensaio
Experimental
Vanguarda
Pensamento
Imanência
Essay film
Experimental
Vanguard
Thought
Immanence
topic Filme-ensaio
Experimental
Vanguarda
Pensamento
Imanência
Essay film
Experimental
Vanguard
Thought
Immanence
description Filme experimental e filme-ensaio são territórios ou concepções do cinema-audiovisual, com convergências e rupturas entre si. Eles convergem quanto à experimentação estético-formal, de materiais e modos de composição na produção de sentidos. Mas enquanto no filme-ensaio isso se opera com ênfase no pensamento do ensaísta através de sua inscrição em corpo e/ou voz no próprio filme, assim como com a solicitação e criação de intercessores, no experimental tal modo de inscrição do pensamento se opera de outras maneiras. Desse modo, pode-se propor que o experimental é imanente ao filme-ensaio, embora nem todo experimental seja ensaístico. O propósito do artigo é, assim, analisar como se operam tais convergências e disjunções entre ambos os territórios do cinema, a partir de um corpus fílmico e de referências teóricas que embasam um novo olhar, na atualidade, sobre as relações entre filme experimental e filme-ensaio.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/190928
10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.190928
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/190928
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.190928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/190928/185520
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/190928/186316
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Francisco Elinaldo Teixeira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Francisco Elinaldo Teixeira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 49 No. 58 (2022); 190928
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 49 n. 58 (2022); 190928
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713788477177856