A intencionalidade das formas expressivas: estilo e método em Bordwell e Baxandall
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Data de Publicação: | 2017 |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/131149 |
Resumo: | Com o intuito de estimular a apropriação entre pesquisadores de diferentes produções audiovisuais, este artigo sistematiza os recursos metodológicos usados por Bordwell e Baxandall para a análise de questões estilísticas em dois tipos de produções artísticas: filmes e quadros. O texto aponta proximidades e complementaridades entre os dois autores. Entre elas figuram o desenvolvimento de análises focadas nas formas expressivas dos objetos de estudo, o uso do paradigma problema/solução, a recusa das teorias generalizantes, uma atenta perspectiva histórica e a preocupação em não impor o método à produção analisada, respeitando os modos de composição de cada obra. |
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A intencionalidade das formas expressivas: estilo e método em Bordwell e BaxandallIntentionality of expressive forms: style and method in Bordwell and BaxandallstylemethodBordwellBaxandall.estilométodoBordwellBaxandall.Com o intuito de estimular a apropriação entre pesquisadores de diferentes produções audiovisuais, este artigo sistematiza os recursos metodológicos usados por Bordwell e Baxandall para a análise de questões estilísticas em dois tipos de produções artísticas: filmes e quadros. O texto aponta proximidades e complementaridades entre os dois autores. Entre elas figuram o desenvolvimento de análises focadas nas formas expressivas dos objetos de estudo, o uso do paradigma problema/solução, a recusa das teorias generalizantes, uma atenta perspectiva histórica e a preocupação em não impor o método à produção analisada, respeitando os modos de composição de cada obra.In order to encourage the appropriation among researchers of different audiovisual productions, this paper brings together the methodological resources used by Bordwell and Baxandall in the analysis of stylistic issues in two types of artistical productions: movies and paintings. The work identifies connecting points between both authors and shows how they complement each other. Among them are the development of analysis focused on the expressive forms of their respective artistic works, the use of the paradigm problem/solution, the refusal of universalizing theories, an attentive historical perspective, and the concern not to impose method over the artistic production investigated, respecting the modes of composition of each work.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/13114910.11606/issn.2316-7114.sig.2017.131149Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 44 n. 48 (2017): Dossiê: 100 anos de Greimas: Perspectivas no Audiovisual; 142-157Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 44 No. 48 (2017): Dossiê: 100 anos de Greimas: Perspectivas no Audiovisual; 142-1572316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/131149/136939Copyright (c) 2017 Tess Chamusca Pirajáhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPirajá, Tess Chamusca2024-03-21T13:30:54Zoai:revistas.usp.br:article/131149Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:30:54Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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