Planos frontais e autoridade em crise no cinema: o acontecimento disruptivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/167447 |
Resumo: | Based on the idea of configuration (Badiou, 1998) of frontal shots, observed in films by John Ford, Alfred Hitchcock, Major Thomaz Reis, Julio Bressane and James Williamson, this article investigates how “the unstable signs of cinematographic image” (Lindeperg, 2013) are capable of introducing a contradiction and, at times, confront various types of authoritative discourses that may exist in a film, based on a disruptive event. |
id |
USP-12_a09fefd610ceeda3fa41d59bf79b56e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/167447 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Planos frontais e autoridade em crise no cinema: o acontecimento disruptivoFrontal shots and the crisis of authority on film: the disruptive eventJohn FordAlfred HitchcockJulio BressanePlanos frontaisEspectadorJohn FordAlfred HitchcockJulio BressaneFrontal shotSpectatorBased on the idea of configuration (Badiou, 1998) of frontal shots, observed in films by John Ford, Alfred Hitchcock, Major Thomaz Reis, Julio Bressane and James Williamson, this article investigates how “the unstable signs of cinematographic image” (Lindeperg, 2013) are capable of introducing a contradiction and, at times, confront various types of authoritative discourses that may exist in a film, based on a disruptive event.A partir da ideia de configuração (Badiou, 1998) de imagens de primeiros planos frontais, observados em filmes de John Ford, Alfred Hitchcock, Major Thomaz Reis, Julio Bressane e James Williamson, o artigo investiga de que forma “os sinais instáveis da imagem cinematográfica” (Lindeperg, 2013) são capazes de introduzir uma contradição e, por vezes, confrontar diversos tipos de discursos de autoridade que podem existir em um filme, a partir de um acontecimento disruptivo.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/16744710.11606/issn.2316-7114.sig.2021.167447Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 48 No. 55 (2021); 153-170Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 48 n. 55 (2021); 153-1702316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/167447/168391Copyright (c) 2021 Leonardo Bomfim Pedrosa, Cristiane Freitas Gutfreindhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPedrosa, Leonardo BomfimGutfreind, Cristiane Freitas2021-02-09T13:46:22Zoai:revistas.usp.br:article/167447Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2021-02-09T13:46:22Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planos frontais e autoridade em crise no cinema: o acontecimento disruptivo Frontal shots and the crisis of authority on film: the disruptive event |
title |
Planos frontais e autoridade em crise no cinema: o acontecimento disruptivo |
spellingShingle |
Planos frontais e autoridade em crise no cinema: o acontecimento disruptivo Pedrosa, Leonardo Bomfim John Ford Alfred Hitchcock Julio Bressane Planos frontais Espectador John Ford Alfred Hitchcock Julio Bressane Frontal shot Spectator |
title_short |
Planos frontais e autoridade em crise no cinema: o acontecimento disruptivo |
title_full |
Planos frontais e autoridade em crise no cinema: o acontecimento disruptivo |
title_fullStr |
Planos frontais e autoridade em crise no cinema: o acontecimento disruptivo |
title_full_unstemmed |
Planos frontais e autoridade em crise no cinema: o acontecimento disruptivo |
title_sort |
Planos frontais e autoridade em crise no cinema: o acontecimento disruptivo |
author |
Pedrosa, Leonardo Bomfim |
author_facet |
Pedrosa, Leonardo Bomfim Gutfreind, Cristiane Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Gutfreind, Cristiane Freitas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedrosa, Leonardo Bomfim Gutfreind, Cristiane Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
John Ford Alfred Hitchcock Julio Bressane Planos frontais Espectador John Ford Alfred Hitchcock Julio Bressane Frontal shot Spectator |
topic |
John Ford Alfred Hitchcock Julio Bressane Planos frontais Espectador John Ford Alfred Hitchcock Julio Bressane Frontal shot Spectator |
description |
Based on the idea of configuration (Badiou, 1998) of frontal shots, observed in films by John Ford, Alfred Hitchcock, Major Thomaz Reis, Julio Bressane and James Williamson, this article investigates how “the unstable signs of cinematographic image” (Lindeperg, 2013) are capable of introducing a contradiction and, at times, confront various types of authoritative discourses that may exist in a film, based on a disruptive event. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/167447 10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.167447 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/167447 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.167447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/167447/168391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Leonardo Bomfim Pedrosa, Cristiane Freitas Gutfreind http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Leonardo Bomfim Pedrosa, Cristiane Freitas Gutfreind http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 48 No. 55 (2021); 153-170 Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 48 n. 55 (2021); 153-170 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713788348203008 |