Planos frontais e autoridade em crise no cinema: o acontecimento disruptivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrosa, Leonardo Bomfim
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gutfreind, Cristiane Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/167447
Resumo: Based on the idea of configuration (Badiou, 1998) of frontal shots, observed in films by John Ford, Alfred Hitchcock, Major Thomaz Reis, Julio Bressane and James Williamson, this article investigates how “the unstable signs of cinematographic image” (Lindeperg, 2013) are capable of introducing a contradiction and, at times, confront various types of authoritative discourses that may exist in a film, based on a disruptive event.
id USP-12_a09fefd610ceeda3fa41d59bf79b56e6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/167447
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Planos frontais e autoridade em crise no cinema: o acontecimento disruptivoFrontal shots and the crisis of authority on film: the disruptive eventJohn FordAlfred HitchcockJulio BressanePlanos frontaisEspectadorJohn FordAlfred HitchcockJulio BressaneFrontal shotSpectatorBased on the idea of configuration (Badiou, 1998) of frontal shots, observed in films by John Ford, Alfred Hitchcock, Major Thomaz Reis, Julio Bressane and James Williamson, this article investigates how “the unstable signs of cinematographic image” (Lindeperg, 2013) are capable of introducing a contradiction and, at times, confront various types of authoritative discourses that may exist in a film, based on a disruptive event.A partir da ideia de configuração (Badiou, 1998) de imagens de primeiros planos frontais, observados em filmes de John Ford, Alfred Hitchcock, Major Thomaz Reis, Julio Bressane e James Williamson, o artigo investiga de que forma “os sinais instáveis da imagem cinematográfica” (Lindeperg, 2013) são capazes de introduzir uma contradição e, por vezes, confrontar diversos tipos de discursos de autoridade que podem existir em um filme, a partir de um acontecimento disruptivo.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/16744710.11606/issn.2316-7114.sig.2021.167447Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 48 No. 55 (2021); 153-170Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 48 n. 55 (2021); 153-1702316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/167447/168391Copyright (c) 2021 Leonardo Bomfim Pedrosa, Cristiane Freitas Gutfreindhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPedrosa, Leonardo BomfimGutfreind, Cristiane Freitas2021-02-09T13:46:22Zoai:revistas.usp.br:article/167447Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2021-02-09T13:46:22Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Planos frontais e autoridade em crise no cinema: o acontecimento disruptivo
Frontal shots and the crisis of authority on film: the disruptive event
title Planos frontais e autoridade em crise no cinema: o acontecimento disruptivo
spellingShingle Planos frontais e autoridade em crise no cinema: o acontecimento disruptivo
Pedrosa, Leonardo Bomfim
John Ford
Alfred Hitchcock
Julio Bressane
Planos frontais
Espectador
John Ford
Alfred Hitchcock
Julio Bressane
Frontal shot
Spectator
title_short Planos frontais e autoridade em crise no cinema: o acontecimento disruptivo
title_full Planos frontais e autoridade em crise no cinema: o acontecimento disruptivo
title_fullStr Planos frontais e autoridade em crise no cinema: o acontecimento disruptivo
title_full_unstemmed Planos frontais e autoridade em crise no cinema: o acontecimento disruptivo
title_sort Planos frontais e autoridade em crise no cinema: o acontecimento disruptivo
author Pedrosa, Leonardo Bomfim
author_facet Pedrosa, Leonardo Bomfim
Gutfreind, Cristiane Freitas
author_role author
author2 Gutfreind, Cristiane Freitas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedrosa, Leonardo Bomfim
Gutfreind, Cristiane Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv John Ford
Alfred Hitchcock
Julio Bressane
Planos frontais
Espectador
John Ford
Alfred Hitchcock
Julio Bressane
Frontal shot
Spectator
topic John Ford
Alfred Hitchcock
Julio Bressane
Planos frontais
Espectador
John Ford
Alfred Hitchcock
Julio Bressane
Frontal shot
Spectator
description Based on the idea of configuration (Badiou, 1998) of frontal shots, observed in films by John Ford, Alfred Hitchcock, Major Thomaz Reis, Julio Bressane and James Williamson, this article investigates how “the unstable signs of cinematographic image” (Lindeperg, 2013) are capable of introducing a contradiction and, at times, confront various types of authoritative discourses that may exist in a film, based on a disruptive event.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/167447
10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.167447
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/167447
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.167447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/167447/168391
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Leonardo Bomfim Pedrosa, Cristiane Freitas Gutfreind
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Leonardo Bomfim Pedrosa, Cristiane Freitas Gutfreind
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 48 No. 55 (2021); 153-170
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 48 n. 55 (2021); 153-170
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713788348203008