A intertextualidade conotada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cañizal, Eduardo Peñuela
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65498
Resumo: Diz Roland Barthes que, diante de uma foto, "a consciência não toma necessariamente a via nostálgica da lembrança (quantas fotografias estão fora do tempo individual), mas, sem relação a qualquer foto existente no mundo, a via da certeza: a essência da Fotografia consiste em ratificar o que ela representa". (1984: 127-128). Com base nessas palavras, tenho para mim que a hipótese levantada pelo famoso semioticista abre novos caminhos à compreensão de mensagens fotográficas, embora seja conveniente acautelar-se da idéia de que aquilo que a foto representa se reduz à reprodução de elementos exteroceptivos do mundo. É preciso admitir que as mensagens fotográficas representam também aspectos ou traços do mundo e das linguagens que interferem nos atos sociais que não são, forçosamente, visíveis. O fato de que toda fotografia seja "um certificado de presença", como reconhece o autor da Câmara Clara, não valida o princípio de que a presença de alguma coisa só se manifesta quando se torna palpável.
id USP-12_a2ee6a4d0b74481676b285ecb82e86d9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/65498
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling A intertextualidade conotadaIntertextualidadeConotaçãoFotografia.Diz Roland Barthes que, diante de uma foto, "a consciência não toma necessariamente a via nostálgica da lembrança (quantas fotografias estão fora do tempo individual), mas, sem relação a qualquer foto existente no mundo, a via da certeza: a essência da Fotografia consiste em ratificar o que ela representa". (1984: 127-128). Com base nessas palavras, tenho para mim que a hipótese levantada pelo famoso semioticista abre novos caminhos à compreensão de mensagens fotográficas, embora seja conveniente acautelar-se da idéia de que aquilo que a foto representa se reduz à reprodução de elementos exteroceptivos do mundo. É preciso admitir que as mensagens fotográficas representam também aspectos ou traços do mundo e das linguagens que interferem nos atos sociais que não são, forçosamente, visíveis. O fato de que toda fotografia seja "um certificado de presença", como reconhece o autor da Câmara Clara, não valida o princípio de que a presença de alguma coisa só se manifesta quando se torna palpável.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1990-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6549810.11606/issn.2316-7114.sig.1990.65498Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 17 No. 8-9 (1990); 63-75Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 17 n. 8-9 (1990); 63-752316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65498/68113Copyright (c) 1990 Eduardo Peñuela Cañizalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCañizal, Eduardo Peñuela2019-04-01T20:52:46Zoai:revistas.usp.br:article/65498Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T20:52:46Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A intertextualidade conotada
title A intertextualidade conotada
spellingShingle A intertextualidade conotada
Cañizal, Eduardo Peñuela
Intertextualidade
Conotação
Fotografia.
title_short A intertextualidade conotada
title_full A intertextualidade conotada
title_fullStr A intertextualidade conotada
title_full_unstemmed A intertextualidade conotada
title_sort A intertextualidade conotada
author Cañizal, Eduardo Peñuela
author_facet Cañizal, Eduardo Peñuela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cañizal, Eduardo Peñuela
dc.subject.por.fl_str_mv Intertextualidade
Conotação
Fotografia.
topic Intertextualidade
Conotação
Fotografia.
description Diz Roland Barthes que, diante de uma foto, "a consciência não toma necessariamente a via nostálgica da lembrança (quantas fotografias estão fora do tempo individual), mas, sem relação a qualquer foto existente no mundo, a via da certeza: a essência da Fotografia consiste em ratificar o que ela representa". (1984: 127-128). Com base nessas palavras, tenho para mim que a hipótese levantada pelo famoso semioticista abre novos caminhos à compreensão de mensagens fotográficas, embora seja conveniente acautelar-se da idéia de que aquilo que a foto representa se reduz à reprodução de elementos exteroceptivos do mundo. É preciso admitir que as mensagens fotográficas representam também aspectos ou traços do mundo e das linguagens que interferem nos atos sociais que não são, forçosamente, visíveis. O fato de que toda fotografia seja "um certificado de presença", como reconhece o autor da Câmara Clara, não valida o princípio de que a presença de alguma coisa só se manifesta quando se torna palpável.
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990-10-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65498
10.11606/issn.2316-7114.sig.1990.65498
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65498
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.1990.65498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65498/68113
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1990 Eduardo Peñuela Cañizal
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1990 Eduardo Peñuela Cañizal
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 17 No. 8-9 (1990); 63-75
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 17 n. 8-9 (1990); 63-75
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713785747734528