O game levado a sério: o sujeito lúdico em Arlindo Machado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/182874 |
Resumo: | A obra de Arlindo Machado questiona de modo pioneiro o automatismo da sociedade do espetáculo e suas ideias abrem-se para o diálogo com as novas formas de produção e consumo da imagem, assim como para o modo de ser do olhar. Apesar de não figurar entre os autores mais citados no campo dos jogos eletrônicos ou game studies, a trajetória de Machado revela-se certeira e pioneira na identificação dos limites e potenciais dos automatismos audiovisuais. Assim como os casos do cinema, do documentário e do vídeo, o game é levado a sério nessa obra crítica propícia às reinvenções criativas que redefinem os horizontes do olhar para a sociedade do espetáculo audiovisual. |
id |
USP-12_b0a889fdc698a0c7afadacc5cca9bb87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/182874 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O game levado a sério: o sujeito lúdico em Arlindo MachadoVideo games taken seriously: the ludic subject in Arlindo MachadoVideogamesPost-cinemaSemioticsInformation technologyAudiovisualVideogamesPós-cinemaSemióticaTecnologiaAudiovisualA obra de Arlindo Machado questiona de modo pioneiro o automatismo da sociedade do espetáculo e suas ideias abrem-se para o diálogo com as novas formas de produção e consumo da imagem, assim como para o modo de ser do olhar. Apesar de não figurar entre os autores mais citados no campo dos jogos eletrônicos ou game studies, a trajetória de Machado revela-se certeira e pioneira na identificação dos limites e potenciais dos automatismos audiovisuais. Assim como os casos do cinema, do documentário e do vídeo, o game é levado a sério nessa obra crítica propícia às reinvenções criativas que redefinem os horizontes do olhar para a sociedade do espetáculo audiovisual.The legacy of Arlindo Machado pioneered in questioning the automatism of the society of the spectacle, with his ideas opening space for a dialogue with new forms of production and consumption of images, as well as for the existential mode of the human gaze. Although excluded from the array of most cited authors in game studies, the intellectual path of Machado proves to be an accurate and pioneering reference in identifying the limits and potentials of audiovisual automatisms. As films, documentaries, or videos, this critical work takes games seriously, being prone to creative reinventions that redefine visibility in the society of the audiovisual spectacle.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/18287410.11606/issn.2316-7114.sig.2021.182874Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 48 No. 56 (2021): Arlindo Machado: Conceitos e processos poéticos nas comunicações e artes (I); 54-75Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 48 n. 56 (2021): Arlindo Machado: Conceitos e processos poéticos nas comunicações e artes (I); 54-752316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/182874/174231https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/182874/174232Copyright (c) 2021 Gilson Schwartzhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchwartz, Gilson2021-11-01T14:52:16Zoai:revistas.usp.br:article/182874Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2021-11-01T14:52:16Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O game levado a sério: o sujeito lúdico em Arlindo Machado Video games taken seriously: the ludic subject in Arlindo Machado |
title |
O game levado a sério: o sujeito lúdico em Arlindo Machado |
spellingShingle |
O game levado a sério: o sujeito lúdico em Arlindo Machado Schwartz, Gilson Videogames Post-cinema Semiotics Information technology Audiovisual Videogames Pós-cinema Semiótica Tecnologia Audiovisual |
title_short |
O game levado a sério: o sujeito lúdico em Arlindo Machado |
title_full |
O game levado a sério: o sujeito lúdico em Arlindo Machado |
title_fullStr |
O game levado a sério: o sujeito lúdico em Arlindo Machado |
title_full_unstemmed |
O game levado a sério: o sujeito lúdico em Arlindo Machado |
title_sort |
O game levado a sério: o sujeito lúdico em Arlindo Machado |
author |
Schwartz, Gilson |
author_facet |
Schwartz, Gilson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schwartz, Gilson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Videogames Post-cinema Semiotics Information technology Audiovisual Videogames Pós-cinema Semiótica Tecnologia Audiovisual |
topic |
Videogames Post-cinema Semiotics Information technology Audiovisual Videogames Pós-cinema Semiótica Tecnologia Audiovisual |
description |
A obra de Arlindo Machado questiona de modo pioneiro o automatismo da sociedade do espetáculo e suas ideias abrem-se para o diálogo com as novas formas de produção e consumo da imagem, assim como para o modo de ser do olhar. Apesar de não figurar entre os autores mais citados no campo dos jogos eletrônicos ou game studies, a trajetória de Machado revela-se certeira e pioneira na identificação dos limites e potenciais dos automatismos audiovisuais. Assim como os casos do cinema, do documentário e do vídeo, o game é levado a sério nessa obra crítica propícia às reinvenções criativas que redefinem os horizontes do olhar para a sociedade do espetáculo audiovisual. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/182874 10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.182874 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/182874 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.182874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/182874/174231 https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/182874/174232 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Gilson Schwartz http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Gilson Schwartz http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 48 No. 56 (2021): Arlindo Machado: Conceitos e processos poéticos nas comunicações e artes (I); 54-75 Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 48 n. 56 (2021): Arlindo Machado: Conceitos e processos poéticos nas comunicações e artes (I); 54-75 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713788393291776 |