O discurso da participação: um estudo da performance de imersão em anúncios publicitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Elizabeth Moraes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Zanini, Gustavo Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/116302
Resumo: Cultural and technological transformations results in the emergence of new communication postures to meet the demands of an essentially participatory and interactive context, in which advertising is challenged to adopt new argumentative patterns. With theories of language and social discourses, we try to demonstrate how advertising has been incorporating the speech and the (re)action of its interlocutors in the construction of its narratives. This new discursive circularity starts from new relation models between the agents of this communication, and points to the achievement of objectives that are materialized in the immersion of an ideological subject in an organizational context.
id USP-12_bac476860e13d15dbc16a5c69b3b5d25
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/116302
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling O discurso da participação: um estudo da performance de imersão em anúncios publicitáriosThe discourse of participation: an immersion performance study in advertisingadvertisingsocial discoursesprosumernarrative immersionpublicidadediscursoprossumidorimersão narrativaPublicidadePós-estruturalismoProssumidorImersão narrativa.Cultural and technological transformations results in the emergence of new communication postures to meet the demands of an essentially participatory and interactive context, in which advertising is challenged to adopt new argumentative patterns. With theories of language and social discourses, we try to demonstrate how advertising has been incorporating the speech and the (re)action of its interlocutors in the construction of its narratives. This new discursive circularity starts from new relation models between the agents of this communication, and points to the achievement of objectives that are materialized in the immersion of an ideological subject in an organizational context.As transformações culturais e tecnológicas resultam na emergência de novas posturas comunicacionais para atender as exigências de um contexto essencialmente participativo e interativo, no qual a publicidade é desafiada a adotar novos padrões argumentativos. Com aportes teóricos dos campos da linguagem e dos discursos sociais, procuramos demonstrar como a publicidade vem incorporando a fala e a (re)ação de seus interlocutores na construção de suas narrativas. Essa nova circularidade discursiva parte de novos modelos de relação entre os agentes dessa comunicação e apontam para a consecução de objetivos que se materializam na imersão de um sujeito ideológico num contexto organizacionalUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/11630210.11606/issn.2316-7114.sig.2016.116302Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 43 No. 46 (2016); 214-229Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 43 n. 46 (2016); 214-2292316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/116302/121187Copyright (c) 2016 Elizabeth Moraes Gonçalves, Gustavo Moreira Zaninihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Elizabeth MoraesZanini, Gustavo Moreira2019-03-28T02:21:13Zoai:revistas.usp.br:article/116302Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-03-28T02:21:13Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O discurso da participação: um estudo da performance de imersão em anúncios publicitários
The discourse of participation: an immersion performance study in advertising
title O discurso da participação: um estudo da performance de imersão em anúncios publicitários
spellingShingle O discurso da participação: um estudo da performance de imersão em anúncios publicitários
Gonçalves, Elizabeth Moraes
advertising
social discourses
prosumer
narrative immersion
publicidade
discurso
prossumidor
imersão narrativaPublicidade
Pós-estruturalismo
Prossumidor
Imersão narrativa.
title_short O discurso da participação: um estudo da performance de imersão em anúncios publicitários
title_full O discurso da participação: um estudo da performance de imersão em anúncios publicitários
title_fullStr O discurso da participação: um estudo da performance de imersão em anúncios publicitários
title_full_unstemmed O discurso da participação: um estudo da performance de imersão em anúncios publicitários
title_sort O discurso da participação: um estudo da performance de imersão em anúncios publicitários
author Gonçalves, Elizabeth Moraes
author_facet Gonçalves, Elizabeth Moraes
Zanini, Gustavo Moreira
author_role author
author2 Zanini, Gustavo Moreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Elizabeth Moraes
Zanini, Gustavo Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv advertising
social discourses
prosumer
narrative immersion
publicidade
discurso
prossumidor
imersão narrativaPublicidade
Pós-estruturalismo
Prossumidor
Imersão narrativa.
topic advertising
social discourses
prosumer
narrative immersion
publicidade
discurso
prossumidor
imersão narrativaPublicidade
Pós-estruturalismo
Prossumidor
Imersão narrativa.
description Cultural and technological transformations results in the emergence of new communication postures to meet the demands of an essentially participatory and interactive context, in which advertising is challenged to adopt new argumentative patterns. With theories of language and social discourses, we try to demonstrate how advertising has been incorporating the speech and the (re)action of its interlocutors in the construction of its narratives. This new discursive circularity starts from new relation models between the agents of this communication, and points to the achievement of objectives that are materialized in the immersion of an ideological subject in an organizational context.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/116302
10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.116302
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/116302
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.116302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/116302/121187
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Elizabeth Moraes Gonçalves, Gustavo Moreira Zanini
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Elizabeth Moraes Gonçalves, Gustavo Moreira Zanini
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 43 No. 46 (2016); 214-229
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 43 n. 46 (2016); 214-229
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713787559673856