Authorship in the interstices of history, biography, reality and memory: Histoire(s) du Cinema and Cabra Marcado para Morrer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65637 |
Resumo: | Este artigo contrasta Histoire(s) du cinéma de Jean-Luc Godard e Cabra Marcado Para Morrer de Eduardo Coutinho, estão engajadas com a questão da autoria no cinema. Enquanto a imagem de Godard enfatiza a capacidade que tem um filme de transmitir a visão de mundo pessoal de um artista, a presença de Coutinho na tela funciona menos como um meio de subjetivar a obra do que como um catalizador instigando cetas reações nos "atores" filmados. |
id |
USP-12_de2e54fc35e025bcdda70154a0634f4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/65637 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Authorship in the interstices of history, biography, reality and memory: Histoire(s) du Cinema and Cabra Marcado para MorrerAuthorship in the interstices of history, biography, reality and memory: Histoire(s) du Cinema and Cabra Marcado para MorrerCinemaAuthorshipGodardEduardo Coutinho.CinemaAutoriaGodardEduardo Coutinho.Este artigo contrasta Histoire(s) du cinéma de Jean-Luc Godard e Cabra Marcado Para Morrer de Eduardo Coutinho, estão engajadas com a questão da autoria no cinema. Enquanto a imagem de Godard enfatiza a capacidade que tem um filme de transmitir a visão de mundo pessoal de um artista, a presença de Coutinho na tela funciona menos como um meio de subjetivar a obra do que como um catalizador instigando cetas reações nos "atores" filmados.This essay contrasts Jean-Luc Godard's Histoire(s) du cinéma and Eduardo Coutinho's Cabra Marcado Para Morrer, examining how these works engage with the issue of film authorship. While Godard' s image stresses film's ability to convey an individual artist's worldview, Coutinho's on-screen presence functions less as a means to subjectivize the work than as a catalyst instigating certain reactions in the filmed "actors".Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2006-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6563710.11606/issn.2316-7114.sig.2006.65637Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 33 No. 26 (2006); 139-172Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 33 n. 26 (2006); 139-1722316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65637/68252Copyright (c) 2006 Cecília Sayadhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSayad, Cecília2019-04-01T20:04:39Zoai:revistas.usp.br:article/65637Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T20:04:39Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Authorship in the interstices of history, biography, reality and memory: Histoire(s) du Cinema and Cabra Marcado para Morrer Authorship in the interstices of history, biography, reality and memory: Histoire(s) du Cinema and Cabra Marcado para Morrer |
title |
Authorship in the interstices of history, biography, reality and memory: Histoire(s) du Cinema and Cabra Marcado para Morrer |
spellingShingle |
Authorship in the interstices of history, biography, reality and memory: Histoire(s) du Cinema and Cabra Marcado para Morrer Sayad, Cecília Cinema Authorship Godard Eduardo Coutinho. Cinema Autoria Godard Eduardo Coutinho. |
title_short |
Authorship in the interstices of history, biography, reality and memory: Histoire(s) du Cinema and Cabra Marcado para Morrer |
title_full |
Authorship in the interstices of history, biography, reality and memory: Histoire(s) du Cinema and Cabra Marcado para Morrer |
title_fullStr |
Authorship in the interstices of history, biography, reality and memory: Histoire(s) du Cinema and Cabra Marcado para Morrer |
title_full_unstemmed |
Authorship in the interstices of history, biography, reality and memory: Histoire(s) du Cinema and Cabra Marcado para Morrer |
title_sort |
Authorship in the interstices of history, biography, reality and memory: Histoire(s) du Cinema and Cabra Marcado para Morrer |
author |
Sayad, Cecília |
author_facet |
Sayad, Cecília |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sayad, Cecília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Authorship Godard Eduardo Coutinho. Cinema Autoria Godard Eduardo Coutinho. |
topic |
Cinema Authorship Godard Eduardo Coutinho. Cinema Autoria Godard Eduardo Coutinho. |
description |
Este artigo contrasta Histoire(s) du cinéma de Jean-Luc Godard e Cabra Marcado Para Morrer de Eduardo Coutinho, estão engajadas com a questão da autoria no cinema. Enquanto a imagem de Godard enfatiza a capacidade que tem um filme de transmitir a visão de mundo pessoal de um artista, a presença de Coutinho na tela funciona menos como um meio de subjetivar a obra do que como um catalizador instigando cetas reações nos "atores" filmados. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65637 10.11606/issn.2316-7114.sig.2006.65637 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65637 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2006.65637 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65637/68252 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2006 Cecília Sayad http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2006 Cecília Sayad http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 33 No. 26 (2006); 139-172 Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 33 n. 26 (2006); 139-172 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713786183942144 |