The theory of archetypes and character construction of movies and TV series
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Data de Publicação: | 2020 |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/159964 |
Resumo: | Este artigo introduz a teoria dos arquétipos a partir da revisão dos conceitos desenvolvidos por Jung, Campbell e Durand e analisa o uso pragmático de arquétipos na produção de filmes e séries de TV. O estudo articula as reflexões sobre o tema nos campos da antropologia, psicologia e artes, buscando definir o que são os arquétipos e quais são suas funções nas narrativas. Por fim, o conceito de arquétipo na construção de personagens é aplicado com o estudo de caso de Walter White, protagonista da série de TV Breaking Bad. O resultado obtido é um conceito de arquétipo aplicável aos processos de criação e construção de personagens nas narrativas audiovisuais. |
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The theory of archetypes and character construction of movies and TV seriesTeoria dos arquétipos e construção de personagens em filmes e sériesArquétipoCinemaSérie de TVPersonagemProcesso de criaçãoArchetypeCinemaTV seriesCharacterCreative processEste artigo introduz a teoria dos arquétipos a partir da revisão dos conceitos desenvolvidos por Jung, Campbell e Durand e analisa o uso pragmático de arquétipos na produção de filmes e séries de TV. O estudo articula as reflexões sobre o tema nos campos da antropologia, psicologia e artes, buscando definir o que são os arquétipos e quais são suas funções nas narrativas. Por fim, o conceito de arquétipo na construção de personagens é aplicado com o estudo de caso de Walter White, protagonista da série de TV Breaking Bad. O resultado obtido é um conceito de arquétipo aplicável aos processos de criação e construção de personagens nas narrativas audiovisuais.This paper brings an introduction to the theory of archetypes based on the revision of concepts developedby Jung, Campbell and Durand, and analyzes its pragmatic use in the production of movies and TV series.The study articulates reflections in the fields of anthropology, psychology, and arts, with the purpose ofdefining what an archetype is and what its functions are in narratives. Lastly, the concept of archetype is applied in character construction, using as example the case of Walter White, protagonist of Breaking Bad. The result is a concept of archetype that can be used in creative processes and in the construction of characters in audiovisual narratives.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/15996410.11606/issn.2316-7114.sig.2020.159964Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 47 No. 54 (2020): The scenic space in audiovisual media: transits between theater and cinema; 251-270Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 47 n. 54 (2020): O espaço cênico no audiovisual: trânsitos entre teatro e cinema; 251-2702316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/159964/161882https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/159964/186095Copyright (c) 2020 Sílvio Antonio Luiz Anazhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAnaz, Sílvio Antonio Luiz2020-07-31T17:56:04Zoai:revistas.usp.br:article/159964Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2020-07-31T17:56:04Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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