Free Cinema: o elogio do homem comum
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65660 |
Resumo: | Este artigo investiga o movimento documentarista "Free Cinema", que integrou a onda de renovação do cinema inglês durante o período pós-Segunda Guerra Mundial. "Free Cinema" é o nome de uma mostra de filmes organizada em fevereiro de 1956 no National Film Theatre em Londres, e reiterada por outras cinco vezes até a derradeira sexta edição em março de 1959. O termo se refere também ao movimento iniciado pelos diretores Lindsay Anderson, Karel Reisz e Tony Richardson, organizadores da primeira mostra (como veículo de divulgação de seus filmes) e autores do 'manifesto por um cinema livre', uma reação vigorosa à estagnação do cinema inglês nos anos 1950. O artigo, além de traçar um rápido panorama do cinema inglês do pós-guerra, oferece uma discussão sobre a especificidade do realismo do Free Cinema, ligado a uma preocupação essencial com a vida quotidiana do 'homem comum'. |
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Free Cinema: o elogio do homem comumFree Cinema: o elogio do homem comumCinemaFree CinemaBritish CinemaCinemaFree CinemaCinema inglês.Este artigo investiga o movimento documentarista "Free Cinema", que integrou a onda de renovação do cinema inglês durante o período pós-Segunda Guerra Mundial. "Free Cinema" é o nome de uma mostra de filmes organizada em fevereiro de 1956 no National Film Theatre em Londres, e reiterada por outras cinco vezes até a derradeira sexta edição em março de 1959. O termo se refere também ao movimento iniciado pelos diretores Lindsay Anderson, Karel Reisz e Tony Richardson, organizadores da primeira mostra (como veículo de divulgação de seus filmes) e autores do 'manifesto por um cinema livre', uma reação vigorosa à estagnação do cinema inglês nos anos 1950. O artigo, além de traçar um rápido panorama do cinema inglês do pós-guerra, oferece uma discussão sobre a especificidade do realismo do Free Cinema, ligado a uma preocupação essencial com a vida quotidiana do 'homem comum'.This article investigates the Free Cinema documentary movement, which integrated the wave of renovation of English cinema during the post-war period. 'Free Cinema' was the name of a series of exhibitions organised from February 1956 at the National Film Theatre in London, followed by another fi v e exhibitions until the sixth and last Free Cinema in 1959. The term also refers to the movement initiated by the filmmakers who organised the exhibitions (in a first instance as a vehicle for their debut films), and who wrote and signed a manifesto, expressing their views on filmmaking and vigorously reacting against the stagnation of English cinema in the 1950s. As well as presenting an overview of post-war English cinema's landscape, the article offers a discussion on the specificity of Free Cinema's realism, closely linked to an essential preoccupation with everyday life and the common man.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2008-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6566010.11606/issn.2316-7114.sig.2008.65660Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 35 No. 29 (2008); 59-79Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 35 n. 29 (2008); 59-792316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65660/68274Copyright (c) 2008 Cecília Antakly de Mellohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMello, Cecília Antakly de2019-04-01T19:59:50Zoai:revistas.usp.br:article/65660Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:59:50Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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