Paradoxos pós-modernos na representação da modernidade e do modernismo: estudo de recursos expressivos da minissérie Um só Coração
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65645 |
Resumo: | Pretendemos demonstrar como o conjunto de elementos visuais da minissérie "Um só coração", ao percorrer a temática do moderno e do modernismo configura uma concepção histórica da identidade paulistana de maneira bastante paradoxal. Situada em uma condição atual de desenvolvimento tecnológico, com seu desenvolvimento e seus limites, a direção da minissérie da Rede Globo de Televisão opta e decide por certas representações visuais. Tratar-se-á então de demonstrar como a narrativa se encontra no paradoxo entre a tentativa de criar uma âncora temporal e espacial para a memória da identidade paulistana, ao mesmo tempo em que há a dissolução desta última em uma concepção abstrata e virtualizada. |
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Paradoxos pós-modernos na representação da modernidade e do modernismo: estudo de recursos expressivos da minissérie Um só CoraçãoParadoxos pós-modernos na representação da modernidade e do modernismo: estudo de recursos expressivos da minissérie Um só CoraçãoTelevision productionPost-modern theoryModemityModernismProdução televisivaTeoria pós-modernaModernidadeModernismo.Pretendemos demonstrar como o conjunto de elementos visuais da minissérie "Um só coração", ao percorrer a temática do moderno e do modernismo configura uma concepção histórica da identidade paulistana de maneira bastante paradoxal. Situada em uma condição atual de desenvolvimento tecnológico, com seu desenvolvimento e seus limites, a direção da minissérie da Rede Globo de Televisão opta e decide por certas representações visuais. Tratar-se-á então de demonstrar como a narrativa se encontra no paradoxo entre a tentativa de criar uma âncora temporal e espacial para a memória da identidade paulistana, ao mesmo tempo em que há a dissolução desta última em uma concepção abstrata e virtualizada.We have the objective o f demonstrating how the visual elements of a group such as sceneries o f the miniseries - "Um só coração" while going through the modem and the modemism thematic modes a historical conception ofthe 'paulistana' identity in a quite paradoxical. Situated in a current condition oftechnological development, with its development and its limits, the Rede Globo de Televisão (a television network) miniseries direction opts and decides for special visual representations. Then, the concem is to show how the narrative encounter the paradox between attempt to create a temporal and spatial anchor to the 'paulistana' identity recall, at the same time that there's a dissoluteness ofthat last in an abstract and virtualized conception.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2007-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6564510.11606/issn.2316-7114.sig.2007.65645Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 34 No. 27 (2007); 73-88Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 34 n. 27 (2007); 73-882316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65645/68260Copyright (c) 2007 Solange Wajnmanhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWajnman, Solange2019-04-01T20:03:02Zoai:revistas.usp.br:article/65645Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T20:03:02Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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