Exportação a mercados internacionais com graus diferentes de desenvolvimento: um estudo com microdados de firmas argentinas no período recente
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Econômicos (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/114599 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar a penetração de empresas argentinas da indústria de transformação a mercados externos com diferentes graus de desenvolvimento. Para isto, utiliza-se a base de dados ENDEI, onde constam informações de emprego e atividades de inovação através de uma amostra estratificada (setor e tamanho) de 3.691 firmas, constituindo a base de dados de comércio exterior da Aduana Argentina. Dois modelos são estimados: um modelo probit ordenado, em que a ordenação se associa ao número e complexidade dos mercados nos quais as empresas atuam e um modelo de diversificação da exportação, considerando a distribuição de Poisson para o número de produtos exportados. Os resultados apontam que empresas que exportam para mercados de maior complexidade ou tem uma pauta exportadora mais diversificada, em termo de produtos, apresentam produção mais intensiva em tecnologia e em trabalho qualificado, participam ativamente de redes de cooperação com instituições públicas e privadas e importam insumos e novas tecnologias de outros países. |
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Exportação a mercados internacionais com graus diferentes de desenvolvimento: um estudo com microdados de firmas argentinas no período recenteExport to international markets with different degrees of development: a study with microdata from Argentine firms in the recent periodinternational competitivenessmicrodataArgentinacompetitividade internacionalMicrodadosArgentinaO objetivo deste trabalho é analisar a penetração de empresas argentinas da indústria de transformação a mercados externos com diferentes graus de desenvolvimento. Para isto, utiliza-se a base de dados ENDEI, onde constam informações de emprego e atividades de inovação através de uma amostra estratificada (setor e tamanho) de 3.691 firmas, constituindo a base de dados de comércio exterior da Aduana Argentina. Dois modelos são estimados: um modelo probit ordenado, em que a ordenação se associa ao número e complexidade dos mercados nos quais as empresas atuam e um modelo de diversificação da exportação, considerando a distribuição de Poisson para o número de produtos exportados. Os resultados apontam que empresas que exportam para mercados de maior complexidade ou tem uma pauta exportadora mais diversificada, em termo de produtos, apresentam produção mais intensiva em tecnologia e em trabalho qualificado, participam ativamente de redes de cooperação com instituições públicas e privadas e importam insumos e novas tecnologias de outros países.The purpose of this paper is to analyze the entry of Argentinian industry firms to external markets with different degrees of development. For this, the ENDEI database is used, which has employment and innovation activities information, of a sector and size stratified sample of 3,691 firms, as well as the foreign trade database of Argentinian Customs. Two models are estimated: an ordered probit model, in which ordering is associated with the number and complexity of markets in which firms operate and a model of export diversification, considering Poisson distribution for the number of exported products. The results show that firms that export to markets of greater complexity or have a more diversified export in terms of products, show more intensive production in technology and skilled labor, are more strongly involved in cooperation networks with public and private institutions and import inputs and new technologies from other countries.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2018-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/11459910.1590/0101-41614822ecdbEstudos Econômicos (São Paulo); v. 48 n. 2 (2018); 219-2491980-53570101-4161reponame:Estudos Econômicos (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/114599/140966Copyright (c) 2018 Eva Yamila da Silva Catela, Dimitri Bessahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCatela, Eva Yamila da SilvaBessa, Dimitri2020-11-26T17:41:36Zoai:revistas.usp.br:article/114599Revistahttps://www.revistas.usp.br/eePUBhttps://www.revistas.usp.br/ee/oaiestudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br1980-53570101-4161opendoar:2020-11-26T17:41:36Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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