Scenario of institutional repositories: the reality of the Federal Institutes of Education, Science and Technology

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Vera Lucia Solano Feitosa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cavalcanti, Vanessa Oliveira de Macêdo, Nascimento, Bruna Laís Campos do, Mello, Dante Alighieri Alves de, Alvarez, Edgar Bisset
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: InCID
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/183152
Resumo: Como forma de ampliar a visibilidade e divulgação das produções acadêmicas e científicas, algumas instituições de ensino passaram a fazer uso de Repositórios Institucionais (RI), ferramentas tecnológicas que surgiram a partir do movimento mundial de acesso aberto à informação científica. Este trabalho apresenta como objeto de estudo o cenário de implantação de Repositórios nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) com marco temporal até maio de 2020. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Foi realizado o mapeamento para identificar quais IF possuíam Repositório Institucional. A coleta de dados aconteceu por meio de consulta em sites institucionais, envio de e-mails ao grupo de bibliotecários da Rede brasileira de Institutos Federais e coleta de informações por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). Identificou-se que das 38 instituições pesquisadas 15 já possuem Repositório Institucional e outras 15 estão em fase de implantação. Acredita-se que a implantação de repositórios nos IF ainda precisa avançar significativamente para proporcionar maior visibilidade às suas produções acadêmicas, técnicas e científicas.
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spelling Scenario of institutional repositories: the reality of the Federal Institutes of Education, Science and TechnologyCenário dos repositórios institucionais: a realidade dos Institutos Federais de Educação, Ciência e TecnologiaRepositório InstitucionalCiência AbertaProdução científicaInstitutos Federais de EducaçãoProfEPTInstitutional RepositoryOpen ScienceScientific productionFederal Education InstitutesProfEPTComo forma de ampliar a visibilidade e divulgação das produções acadêmicas e científicas, algumas instituições de ensino passaram a fazer uso de Repositórios Institucionais (RI), ferramentas tecnológicas que surgiram a partir do movimento mundial de acesso aberto à informação científica. Este trabalho apresenta como objeto de estudo o cenário de implantação de Repositórios nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) com marco temporal até maio de 2020. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Foi realizado o mapeamento para identificar quais IF possuíam Repositório Institucional. A coleta de dados aconteceu por meio de consulta em sites institucionais, envio de e-mails ao grupo de bibliotecários da Rede brasileira de Institutos Federais e coleta de informações por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). Identificou-se que das 38 instituições pesquisadas 15 já possuem Repositório Institucional e outras 15 estão em fase de implantação. Acredita-se que a implantação de repositórios nos IF ainda precisa avançar significativamente para proporcionar maior visibilidade às suas produções acadêmicas, técnicas e científicas.In order to expand the visibility and dissemination of academic and scientific productions, some educational institutions started to make use of Institutional Repositories (RI), technological tools that emerged from the global movement of open access to scientific information. This work presents as object of study the scenario of Repositories implementation in the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IF) with a timeframe up to May 2020. This is a qualitative bibliographic research. A mapping was carried out to identify which IF had an Institutional Repository. The data collection happened by consulting institutional websites, sending emails to the group of librarians of the brazilian Network of Federal Institutes and collecting information through the Electronic System of the Citizen Information Service (e-SIC). It was found that of the 38 institutions surveyed 15 already have an Institutional Repository and another 15 are in the implementation phase. It is believed that the implementation of repositories in FIs still needs to advance significantly to provide greater visibility to their academic, technical, and scientific productions.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2021-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/18315210.11606/issn.2178-2075.v12i2p218-238InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 12 n. 2 (2021); 218-2382178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/183152/177599Copyright (c) 2021 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessPorto, Vera Lucia Solano FeitosaCavalcanti, Vanessa Oliveira de Macêdo Nascimento, Bruna Laís Campos do Mello, Dante Alighieri Alves deAlvarez, Edgar Bisset 2021-11-30T14:53:27ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB
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