Motivations for the formation of collaborative networks in master's and doctoral's committees

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Kelma Patrícia de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Maricato, João de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: InCID
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/181945
Resumo: A formação de bancas examinadoras para avaliar dissertações e teses é um requisito do processo de titulação de mestres e doutores no Brasil. A definição da composição requer tempo e dedicação de orientandos, orientadores e membros dessas comissões avaliativas, havendo motivações objetivas e subjetivas. O objetivo desta pesquisa foi investigar fatores influenciadores dos processos de escolha desses componentes motivacionais. Para isso, estudaram-se as dinâmicas de colaboração e organização de redes dos membros dessas comissões em trabalhos submetidos ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGeo/UFU), entre 2000 a 2018. Assim, a coleta dos documentos ocorreu via página eletrônica do Repositório Institucional (RI/UFU) e por meio de dados acadêmicos de docentes registrados na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A partir desses levantamentos, foram produzidos quadros, tabelas, gráficos e grafos que subsidiaram as análises. Constatou-se que a rede de colaboração em questão é baseada em vínculos originados na área da Geografia e composta por docentes e/ou pesquisadores de universidades localizadas no estado de Minas Gerais. Observou-se, por fim, não haver influência de relações, entre orientadores e examinadores, estabelecidas durante sua formação acadêmica.
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spelling Motivations for the formation of collaborative networks in master's and doctoral's committeesMotivações para a formação de redes de colaboração em bancas examinadoras de defesas de mestrado e doutoradoCientometriaExaminadoresPrograma de Pós-GraduaçãoDissertações e tesesRedes de colaboraçãoScientometryExamination boardsGraduate ProgramsDissertations and thesesCollaboration networksA formação de bancas examinadoras para avaliar dissertações e teses é um requisito do processo de titulação de mestres e doutores no Brasil. A definição da composição requer tempo e dedicação de orientandos, orientadores e membros dessas comissões avaliativas, havendo motivações objetivas e subjetivas. O objetivo desta pesquisa foi investigar fatores influenciadores dos processos de escolha desses componentes motivacionais. Para isso, estudaram-se as dinâmicas de colaboração e organização de redes dos membros dessas comissões em trabalhos submetidos ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGeo/UFU), entre 2000 a 2018. Assim, a coleta dos documentos ocorreu via página eletrônica do Repositório Institucional (RI/UFU) e por meio de dados acadêmicos de docentes registrados na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A partir desses levantamentos, foram produzidos quadros, tabelas, gráficos e grafos que subsidiaram as análises. Constatou-se que a rede de colaboração em questão é baseada em vínculos originados na área da Geografia e composta por docentes e/ou pesquisadores de universidades localizadas no estado de Minas Gerais. Observou-se, por fim, não haver influência de relações, entre orientadores e examinadores, estabelecidas durante sua formação acadêmica.The formation of committees to evaluate dissertations and theses is a requirement for master's and doctorate degree process in Brazil. Defying the committee composition requires time and dedication from the students, advisors and members of these evaluation committees, considering objective and subjective motivations. The objective of this research was to investigate factors that influence the processes of choosing these motivational components. For this purpose, the collaboration and organization dynamics of the members network from these commissions were studied in papers submitted to the Geography Graduate Program at the Federal University of Uberlândia (PPGeo / UFU), between 2000 and 2018. Thus, the collection of documents took place via the Institutional Repository website (RI / UFU) and through academic data of professors registered in the Lattes Platform of the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq). Tables, charts, graphics and graphs were produced from these surveys and supported the analyzes. It was found that the collaboration network in question is based on links originated from the area of Geography and composed of professors and / or researchers from universities located in the state of Minas Gerais. Finally, it was observed that there was no influence of relationships, between supervisors and examiners, established during their academic training.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2021-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/18194510.11606/issn.2178-2075.v12i2p173-193InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 12 n. 2 (2021); 173-1932178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/181945/177598Copyright (c) 2021 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Kelma Patrícia deMaricato, João de Melo2021-11-30T14:53:27ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB
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