Inclusão de usuários com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista em bibliotecas universitárias
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | InCID |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/204470 |
Resumo: | Para atender aos princípios da inclusão, as bibliotecas universitárias devem estar preparadas para receber usuários com deficiência e demais condições que representem o Público Alvo da Educação Especial (PAEE). No entanto, em virtude do desconhecimento sobre necessidades, habilidades e potencialidades, a distância ainda permeia a relação entre profissionais e usuários, principalmente se a Deficiência Intelectual (DI) ou o Transtorno do Espectro Autista (TEA) estiver em questão. Pelo fato de nem sempre serem visíveis e pelas especificidades diferenciadas em cada caso, o atendimento, o uso e a frequência na biblioteca podem ser prejudicados se desprezarem determinados aspectos que envolvem essa clientela específica. Portanto, quais são as iniciativas das bibliotecas para o atendimento desses usuários? O que é realizado para que usuários nessas condições utilizem e frequentem a biblioteca? Buscando conhecer a realidade, foi realizada pesquisa bibliográfica em língua portuguesa, espanhola e inglesa em bases de dados nacionais e internacionais, cujo marco inicial do recorte temporal é o Censo de 2019, com o objetivo de identificar o que é oferecido para tais usuários em bibliotecas universitárias de diversas localidades. Resultados mostram iniciativas possíveis em parcerias com os próprios usuários, o que permite concluir que o atendimento às pessoas com DI ou com TEA requer mais ações voltadas às questões atitudinais do que físicas, exigindo mudanças nas relações humanas, que podem contribuir de forma significativa para criar ambientes mais harmoniosos e inclusivos para todos. |
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Inclusão de usuários com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista em bibliotecas universitáriasInclusion of users with Intellectual Disabilities and Autist Spectrum Disorder in university librariesIntellectual disabilityAutism Spectrum DisorderUniversity librariesDisabled userSpecial educationDeficiência IntelectualTranstorno do Espectro AutistaBibliotecas universitáriasusuário com deficiênciaEducação EspecialPara atender aos princípios da inclusão, as bibliotecas universitárias devem estar preparadas para receber usuários com deficiência e demais condições que representem o Público Alvo da Educação Especial (PAEE). No entanto, em virtude do desconhecimento sobre necessidades, habilidades e potencialidades, a distância ainda permeia a relação entre profissionais e usuários, principalmente se a Deficiência Intelectual (DI) ou o Transtorno do Espectro Autista (TEA) estiver em questão. Pelo fato de nem sempre serem visíveis e pelas especificidades diferenciadas em cada caso, o atendimento, o uso e a frequência na biblioteca podem ser prejudicados se desprezarem determinados aspectos que envolvem essa clientela específica. Portanto, quais são as iniciativas das bibliotecas para o atendimento desses usuários? O que é realizado para que usuários nessas condições utilizem e frequentem a biblioteca? Buscando conhecer a realidade, foi realizada pesquisa bibliográfica em língua portuguesa, espanhola e inglesa em bases de dados nacionais e internacionais, cujo marco inicial do recorte temporal é o Censo de 2019, com o objetivo de identificar o que é oferecido para tais usuários em bibliotecas universitárias de diversas localidades. Resultados mostram iniciativas possíveis em parcerias com os próprios usuários, o que permite concluir que o atendimento às pessoas com DI ou com TEA requer mais ações voltadas às questões atitudinais do que físicas, exigindo mudanças nas relações humanas, que podem contribuir de forma significativa para criar ambientes mais harmoniosos e inclusivos para todos. To comply with the principles of inclusion, university libraries must be prepared to embrace users with disabilities and other conditions included in the Target Public of Special Education (PAEE). However, the lack of knowledge regrading needs, skills and potential, reinforces the gap in the relationship between professionals and users, especially for those with Intellectual Disability (ID) or autism spectrum disorder (ASD). Due to invisibility and the different specificities needed in each case, library service, use and frequency can be harmed if certain aspects are disregarded. Thus, which initiatives are implemented by libraries to serve these users and ensure they use and frequent the library? To answer these questions, bibliographic research was conducted in Portuguese, Spanish and English in national and international databases, starting from the 2019 Census, to identify what different university libraries offer to such users. Results show possible partnership initiatives with the users themselves, demanding changes in human relationships which can significantly contribute to creating more harmonious and inclusive environments for all.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2023-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/20447010.11606/issn.2178-2075.v14i2p85-104InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 14 n. 2 (2023); 85-1042178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/204470/204793https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/204470/200665Copyright (c) 2023 Danielle da Silva Pinheiro Wellichan, Kátia de Abreu Fonseca https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWellichan, Danielle da Silva PinheiroFonseca , Kátia de Abreu 2024-05-21T10:33:00Zoai:revistas.usp.br:article/204470Revistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUBhttp://www.revistas.usp.br/incid/oaiclaudiomarcondes@ffclrp.usp.br||santarem@usp.br|| sumeire@ffclrp.usp.br2178-20752178-2075opendoar:2024-05-21T10:33InCID - Universidade de São Paulo (USP)false |
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