O processo de alfabetização em crianças autistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/251429 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso buscou analisar os processos de alfabetização para alunos com Transtorno do Espectro Autista(TEA), de forma a compreender aspectos facilitadores desta tarefa, a partir de trabalhos acadêmicos. O objetivo pautou-se em analisar dissertações, teses e artigos sobre os processos de alfabetização e sobre o Transtorno do Espectro Autistas (TEA. Foram trabalhadas algumas questões sociais em que são mostradas algumas dificuldades no âmbito da comunicação e educação e as leis que foram criadas para enfatizar os direitos de pessoas autistas. E por fim iremos refletir sobre o processo da alfabetização e aos poucos aprofundando na questão da alfabetização de autistas mostrando métodos didáticos, que auxiliam no processo de alfabetização , ainda no quesito educação falaremos um pouco sobre a formação do docente e de que forma isso afeta o processo de alfabetização, essas fontes foram identificadas por meio de consultas a bases de dados como a Scientific Electronic Library Online (SciELO), abrangendo publicações relacionadas ao tema. |
id |
UNSP_03e1fcadc6132b4604eba76906b884c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/251429 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O processo de alfabetização em crianças autistasThe literacy process of autistic childrenDeficiênciaTranstorno do espectro autistaAlfabetizaçãoDisabilityAutism spectrum disorderLiteracyEste trabalho de conclusão de curso buscou analisar os processos de alfabetização para alunos com Transtorno do Espectro Autista(TEA), de forma a compreender aspectos facilitadores desta tarefa, a partir de trabalhos acadêmicos. O objetivo pautou-se em analisar dissertações, teses e artigos sobre os processos de alfabetização e sobre o Transtorno do Espectro Autistas (TEA. Foram trabalhadas algumas questões sociais em que são mostradas algumas dificuldades no âmbito da comunicação e educação e as leis que foram criadas para enfatizar os direitos de pessoas autistas. E por fim iremos refletir sobre o processo da alfabetização e aos poucos aprofundando na questão da alfabetização de autistas mostrando métodos didáticos, que auxiliam no processo de alfabetização , ainda no quesito educação falaremos um pouco sobre a formação do docente e de que forma isso afeta o processo de alfabetização, essas fontes foram identificadas por meio de consultas a bases de dados como a Scientific Electronic Library Online (SciELO), abrangendo publicações relacionadas ao tema.This undergraduate thesis aimed to analyze literacy processes for students with Autism Spectrum Disorder (ASD), aiming to understand facilitative aspects of this task based on academic works. The objective was to examine dissertations, theses, and articles on literacy processes and Autism Spectrum Disorder (ASD). Some social issues were addressed, highlighting difficulties in communication and education, along with laws created to emphasize the rights of autistic individuals. Finally, we will reflect on the literacy process, gradually delving into the issue of literacy for individuals with autism, demonstrating didactic methods that aid in the literacy process. Regarding education, we will also touch upon teacher training and how it affects the literacy process. These sources were identified through searches in databases such as the Scientific Electronic Library Online (SciELO), covering publications related to the topic.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Osti, Andréia [UNESP]Penteado, Isabela2023-11-23T12:02:24Z2023-11-23T12:02:24Z2023-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/251429porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-24T06:13:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251429Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:35:09.809703Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de alfabetização em crianças autistas The literacy process of autistic children |
title |
O processo de alfabetização em crianças autistas |
spellingShingle |
O processo de alfabetização em crianças autistas Penteado, Isabela Deficiência Transtorno do espectro autista Alfabetização Disability Autism spectrum disorder Literacy |
title_short |
O processo de alfabetização em crianças autistas |
title_full |
O processo de alfabetização em crianças autistas |
title_fullStr |
O processo de alfabetização em crianças autistas |
title_full_unstemmed |
O processo de alfabetização em crianças autistas |
title_sort |
O processo de alfabetização em crianças autistas |
author |
Penteado, Isabela |
author_facet |
Penteado, Isabela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Osti, Andréia [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penteado, Isabela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência Transtorno do espectro autista Alfabetização Disability Autism spectrum disorder Literacy |
topic |
Deficiência Transtorno do espectro autista Alfabetização Disability Autism spectrum disorder Literacy |
description |
Este trabalho de conclusão de curso buscou analisar os processos de alfabetização para alunos com Transtorno do Espectro Autista(TEA), de forma a compreender aspectos facilitadores desta tarefa, a partir de trabalhos acadêmicos. O objetivo pautou-se em analisar dissertações, teses e artigos sobre os processos de alfabetização e sobre o Transtorno do Espectro Autistas (TEA. Foram trabalhadas algumas questões sociais em que são mostradas algumas dificuldades no âmbito da comunicação e educação e as leis que foram criadas para enfatizar os direitos de pessoas autistas. E por fim iremos refletir sobre o processo da alfabetização e aos poucos aprofundando na questão da alfabetização de autistas mostrando métodos didáticos, que auxiliam no processo de alfabetização , ainda no quesito educação falaremos um pouco sobre a formação do docente e de que forma isso afeta o processo de alfabetização, essas fontes foram identificadas por meio de consultas a bases de dados como a Scientific Electronic Library Online (SciELO), abrangendo publicações relacionadas ao tema. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-23T12:02:24Z 2023-11-23T12:02:24Z 2023-11-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/11449/251429 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/251429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128952267440128 |