Relações de gênero na constituição epistemológica da Biblioteconomia: Margaret Egan e Frances Henne na Escola de Chicago

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Keitty Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Karpinski, Cezar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: InCID
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/184987
Resumo: Objetiva discutir a influência das relações de gênero na constituição epistemológica da Biblioteconomia no contexto do movimento da Escola de Chicago. Aborda a história e conceito de “Epistemologia Social”, proposto por Margaret Egan e Jesse Shera, mas que se difundiu apenas como uma teoria de Shera. Destaca a atuação de Frances E. Henne, primeira mulher a compor o corpo docente da Universidade de Chicago que, mesmo sendo uma das maiores especialistas em Biblioteca Escolar, não foi reconhecida entre os nomes de destaque do movimento. Pesquisa descritiva e qualitativa a partir de fontes bibliográficas analisadas sob a perspectiva do método histórico. Os resultados discutem o cerceamento feminino no campo científico, evidencia que o protagonismo de Egan e Henne ainda não foi devidamente reconhecido e que as relações de gênero influenciaram na constituição epistemológica da área.
id USP-15_f7d7067d14ca69431865224f92395877
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/184987
network_acronym_str USP-15
network_name_str InCID
repository_id_str
spelling Relações de gênero na constituição epistemológica da Biblioteconomia: Margaret Egan e Frances Henne na Escola de ChicagoGender relationships in the epistemological constitution of Library Science: Margaret Egan and Frances Henne at Chicago SchoolRelações de gêneroBiblioteconomiaEscola de ChicagoEpistemologia SocialBiblioteca escolarGender relationsLibrarianshipChicago SchoolSocial EpistemologySchool libraryObjetiva discutir a influência das relações de gênero na constituição epistemológica da Biblioteconomia no contexto do movimento da Escola de Chicago. Aborda a história e conceito de “Epistemologia Social”, proposto por Margaret Egan e Jesse Shera, mas que se difundiu apenas como uma teoria de Shera. Destaca a atuação de Frances E. Henne, primeira mulher a compor o corpo docente da Universidade de Chicago que, mesmo sendo uma das maiores especialistas em Biblioteca Escolar, não foi reconhecida entre os nomes de destaque do movimento. Pesquisa descritiva e qualitativa a partir de fontes bibliográficas analisadas sob a perspectiva do método histórico. Os resultados discutem o cerceamento feminino no campo científico, evidencia que o protagonismo de Egan e Henne ainda não foi devidamente reconhecido e que as relações de gênero influenciaram na constituição epistemológica da área.It aims to discuss the influence of gender relations on the epistemological constitution of Librarianship in the context of the Chicago School movement. It addresses the concept history of “Social Epistemology”, proposed by Margaret Egan and Jesse Shera, but it has spread only as a theory of Shera. It highlights the work of Frances E. Henne, the first woman to compose the faculty of the University of Chicago who, despite being one of the greatest specialists in the School Library, was not recognized among the prominent names of the movement. Descriptive and qualitative research from bibliographic sources analyzed from the perspective of the historical method. The results discuss female restraint in the scientific field, showing that the role of Egan and Henne has not yet been properly recognized and that gender relations have influenced the epistemological constitution of the area.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2022-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/18498710.11606/issn.2178-2075.v13i1p197-215InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 13 n. 1 (2022); 197-2152178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/184987/183717Copyright (c) 2022 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Keitty RodriguesKarpinski, Cezar2022-07-01T18:48:56ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB
dc.title.none.fl_str_mv Relações de gênero na constituição epistemológica da Biblioteconomia: Margaret Egan e Frances Henne na Escola de Chicago
Gender relationships in the epistemological constitution of Library Science: Margaret Egan and Frances Henne at Chicago School
title Relações de gênero na constituição epistemológica da Biblioteconomia: Margaret Egan e Frances Henne na Escola de Chicago
spellingShingle Relações de gênero na constituição epistemológica da Biblioteconomia: Margaret Egan e Frances Henne na Escola de Chicago
Vieira, Keitty Rodrigues
Relações de gênero
Biblioteconomia
Escola de Chicago
Epistemologia Social
Biblioteca escolar
Gender relations
Librarianship
Chicago School
Social Epistemology
School library
title_short Relações de gênero na constituição epistemológica da Biblioteconomia: Margaret Egan e Frances Henne na Escola de Chicago
title_full Relações de gênero na constituição epistemológica da Biblioteconomia: Margaret Egan e Frances Henne na Escola de Chicago
title_fullStr Relações de gênero na constituição epistemológica da Biblioteconomia: Margaret Egan e Frances Henne na Escola de Chicago
title_full_unstemmed Relações de gênero na constituição epistemológica da Biblioteconomia: Margaret Egan e Frances Henne na Escola de Chicago
title_sort Relações de gênero na constituição epistemológica da Biblioteconomia: Margaret Egan e Frances Henne na Escola de Chicago
author Vieira, Keitty Rodrigues
author_facet Vieira, Keitty Rodrigues
Karpinski, Cezar
author_role author
author2 Karpinski, Cezar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Keitty Rodrigues
Karpinski, Cezar
dc.subject.por.fl_str_mv Relações de gênero
Biblioteconomia
Escola de Chicago
Epistemologia Social
Biblioteca escolar
Gender relations
Librarianship
Chicago School
Social Epistemology
School library
topic Relações de gênero
Biblioteconomia
Escola de Chicago
Epistemologia Social
Biblioteca escolar
Gender relations
Librarianship
Chicago School
Social Epistemology
School library
description Objetiva discutir a influência das relações de gênero na constituição epistemológica da Biblioteconomia no contexto do movimento da Escola de Chicago. Aborda a história e conceito de “Epistemologia Social”, proposto por Margaret Egan e Jesse Shera, mas que se difundiu apenas como uma teoria de Shera. Destaca a atuação de Frances E. Henne, primeira mulher a compor o corpo docente da Universidade de Chicago que, mesmo sendo uma das maiores especialistas em Biblioteca Escolar, não foi reconhecida entre os nomes de destaque do movimento. Pesquisa descritiva e qualitativa a partir de fontes bibliográficas analisadas sob a perspectiva do método histórico. Os resultados discutem o cerceamento feminino no campo científico, evidencia que o protagonismo de Egan e Henne ainda não foi devidamente reconhecido e que as relações de gênero influenciaram na constituição epistemológica da área.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/184987
10.11606/issn.2178-2075.v13i1p197-215
url https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/184987
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-2075.v13i1p197-215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/184987/183717
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 13 n. 1 (2022); 197-215
2178-2075
reponame:InCID
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str InCID
collection InCID
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1787713839626715136