Relações de gênero na constituição epistemológica da Biblioteconomia: Margaret Egan e Frances Henne na Escola de Chicago
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | InCID |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/184987 |
Resumo: | Objetiva discutir a influência das relações de gênero na constituição epistemológica da Biblioteconomia no contexto do movimento da Escola de Chicago. Aborda a história e conceito de “Epistemologia Social”, proposto por Margaret Egan e Jesse Shera, mas que se difundiu apenas como uma teoria de Shera. Destaca a atuação de Frances E. Henne, primeira mulher a compor o corpo docente da Universidade de Chicago que, mesmo sendo uma das maiores especialistas em Biblioteca Escolar, não foi reconhecida entre os nomes de destaque do movimento. Pesquisa descritiva e qualitativa a partir de fontes bibliográficas analisadas sob a perspectiva do método histórico. Os resultados discutem o cerceamento feminino no campo científico, evidencia que o protagonismo de Egan e Henne ainda não foi devidamente reconhecido e que as relações de gênero influenciaram na constituição epistemológica da área. |
id |
USP-15_f7d7067d14ca69431865224f92395877 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/184987 |
network_acronym_str |
USP-15 |
network_name_str |
InCID |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações de gênero na constituição epistemológica da Biblioteconomia: Margaret Egan e Frances Henne na Escola de ChicagoGender relationships in the epistemological constitution of Library Science: Margaret Egan and Frances Henne at Chicago SchoolRelações de gêneroBiblioteconomiaEscola de ChicagoEpistemologia SocialBiblioteca escolarGender relationsLibrarianshipChicago SchoolSocial EpistemologySchool libraryObjetiva discutir a influência das relações de gênero na constituição epistemológica da Biblioteconomia no contexto do movimento da Escola de Chicago. Aborda a história e conceito de “Epistemologia Social”, proposto por Margaret Egan e Jesse Shera, mas que se difundiu apenas como uma teoria de Shera. Destaca a atuação de Frances E. Henne, primeira mulher a compor o corpo docente da Universidade de Chicago que, mesmo sendo uma das maiores especialistas em Biblioteca Escolar, não foi reconhecida entre os nomes de destaque do movimento. Pesquisa descritiva e qualitativa a partir de fontes bibliográficas analisadas sob a perspectiva do método histórico. Os resultados discutem o cerceamento feminino no campo científico, evidencia que o protagonismo de Egan e Henne ainda não foi devidamente reconhecido e que as relações de gênero influenciaram na constituição epistemológica da área.It aims to discuss the influence of gender relations on the epistemological constitution of Librarianship in the context of the Chicago School movement. It addresses the concept history of “Social Epistemology”, proposed by Margaret Egan and Jesse Shera, but it has spread only as a theory of Shera. It highlights the work of Frances E. Henne, the first woman to compose the faculty of the University of Chicago who, despite being one of the greatest specialists in the School Library, was not recognized among the prominent names of the movement. Descriptive and qualitative research from bibliographic sources analyzed from the perspective of the historical method. The results discuss female restraint in the scientific field, showing that the role of Egan and Henne has not yet been properly recognized and that gender relations have influenced the epistemological constitution of the area.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2022-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/18498710.11606/issn.2178-2075.v13i1p197-215InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 13 n. 1 (2022); 197-2152178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/184987/183717Copyright (c) 2022 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Keitty RodriguesKarpinski, Cezar2022-07-01T18:48:56ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações de gênero na constituição epistemológica da Biblioteconomia: Margaret Egan e Frances Henne na Escola de Chicago Gender relationships in the epistemological constitution of Library Science: Margaret Egan and Frances Henne at Chicago School |
title |
Relações de gênero na constituição epistemológica da Biblioteconomia: Margaret Egan e Frances Henne na Escola de Chicago |
spellingShingle |
Relações de gênero na constituição epistemológica da Biblioteconomia: Margaret Egan e Frances Henne na Escola de Chicago Vieira, Keitty Rodrigues Relações de gênero Biblioteconomia Escola de Chicago Epistemologia Social Biblioteca escolar Gender relations Librarianship Chicago School Social Epistemology School library |
title_short |
Relações de gênero na constituição epistemológica da Biblioteconomia: Margaret Egan e Frances Henne na Escola de Chicago |
title_full |
Relações de gênero na constituição epistemológica da Biblioteconomia: Margaret Egan e Frances Henne na Escola de Chicago |
title_fullStr |
Relações de gênero na constituição epistemológica da Biblioteconomia: Margaret Egan e Frances Henne na Escola de Chicago |
title_full_unstemmed |
Relações de gênero na constituição epistemológica da Biblioteconomia: Margaret Egan e Frances Henne na Escola de Chicago |
title_sort |
Relações de gênero na constituição epistemológica da Biblioteconomia: Margaret Egan e Frances Henne na Escola de Chicago |
author |
Vieira, Keitty Rodrigues |
author_facet |
Vieira, Keitty Rodrigues Karpinski, Cezar |
author_role |
author |
author2 |
Karpinski, Cezar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Keitty Rodrigues Karpinski, Cezar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações de gênero Biblioteconomia Escola de Chicago Epistemologia Social Biblioteca escolar Gender relations Librarianship Chicago School Social Epistemology School library |
topic |
Relações de gênero Biblioteconomia Escola de Chicago Epistemologia Social Biblioteca escolar Gender relations Librarianship Chicago School Social Epistemology School library |
description |
Objetiva discutir a influência das relações de gênero na constituição epistemológica da Biblioteconomia no contexto do movimento da Escola de Chicago. Aborda a história e conceito de “Epistemologia Social”, proposto por Margaret Egan e Jesse Shera, mas que se difundiu apenas como uma teoria de Shera. Destaca a atuação de Frances E. Henne, primeira mulher a compor o corpo docente da Universidade de Chicago que, mesmo sendo uma das maiores especialistas em Biblioteca Escolar, não foi reconhecida entre os nomes de destaque do movimento. Pesquisa descritiva e qualitativa a partir de fontes bibliográficas analisadas sob a perspectiva do método histórico. Os resultados discutem o cerceamento feminino no campo científico, evidencia que o protagonismo de Egan e Henne ainda não foi devidamente reconhecido e que as relações de gênero influenciaram na constituição epistemológica da área. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/184987 10.11606/issn.2178-2075.v13i1p197-215 |
url |
https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/184987 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-2075.v13i1p197-215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/184987/183717 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 13 n. 1 (2022); 197-215 2178-2075 reponame:InCID instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
InCID |
collection |
InCID |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1787713839626715136 |