Search Engine Optimization (SEO) Techniques Applied in Electronic Commerce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camossi, Gustavo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Teixeira, Heytor Diniz, Rodas, Cecilio Merlotti, Vesu Alves, Rachel Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: InCID
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/187500
Resumo: Mecanismos de busca como Google tornaram-se as principais ferramentas usadas para localizar informações na internet. As aplicações de técnicas de Search Engine Optimization (SEO) desempenham um papel importante para a indexação das páginas pelos mecanismos de busca. Ao promover a indexação, as páginas se tornam passíveis de rastreamento e as informações poderão ser entregues para todos que as buscam na internet. A motivação deste artigo é estudar, no âmbito da Ciência da Informação, como o conceito de SEO vem sendo aplicado na otimização de mecanismos de busca e identificar como os e-commerces devem reagir a essas mudanças, adaptando e implementando novas estratégias para suas táticas de Search Engine Optimization. Esse estudo é de natureza qualitativa, de cunho exploratório e aplicado que utiliza a Netnografia como método para a investigação e descrição do objeto de estudo. Foram apontados que o uso das técnicas de SEO fomentam o processo de encontrabilidade e recuperação da informação na Web, possibilitando a propagação de informações, facilitando o processo de compra dentro de um e-commerce. Conclui-se que a correta aplicação das técnicas de otimização descritas e o uso de ferramentas especializadas resultaram na obtenção dos resultados significativamente positivos.
id USP-15_f953762aeb89ae1e77460850ffcd571b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/187500
network_acronym_str USP-15
network_name_str InCID
repository_id_str
spelling Search Engine Optimization (SEO) Techniques Applied in Electronic CommerceTécnicas de Search Engine Optimization ( SEO ) aplicado para o Comércio EletrônicoComércio eletrônicoMecanismos de buscaSearch Engine OptimizationWebE-commerceSearch enginesSearch Engine OptimizationWebMecanismos de busca como Google tornaram-se as principais ferramentas usadas para localizar informações na internet. As aplicações de técnicas de Search Engine Optimization (SEO) desempenham um papel importante para a indexação das páginas pelos mecanismos de busca. Ao promover a indexação, as páginas se tornam passíveis de rastreamento e as informações poderão ser entregues para todos que as buscam na internet. A motivação deste artigo é estudar, no âmbito da Ciência da Informação, como o conceito de SEO vem sendo aplicado na otimização de mecanismos de busca e identificar como os e-commerces devem reagir a essas mudanças, adaptando e implementando novas estratégias para suas táticas de Search Engine Optimization. Esse estudo é de natureza qualitativa, de cunho exploratório e aplicado que utiliza a Netnografia como método para a investigação e descrição do objeto de estudo. Foram apontados que o uso das técnicas de SEO fomentam o processo de encontrabilidade e recuperação da informação na Web, possibilitando a propagação de informações, facilitando o processo de compra dentro de um e-commerce. Conclui-se que a correta aplicação das técnicas de otimização descritas e o uso de ferramentas especializadas resultaram na obtenção dos resultados significativamente positivos.Search engines like Google have become the main tools used to find information on the internet. Applications of Search Engine Optimization (SEO) techniques play an important role in indexing pages by search engines. When promoting indexing, the pages become traceable and the information can be delivered to everyone who searches for them on the internet. The motivation of this article is to study, in the scope of Information Science, how the concept of SEO has been applied in the optimization of search engines and to identify how e-commerce should react to these changes, adapting and implementing new strategies for their marketing tactics. Search Engine Optimization. This study is qualitative in nature, exploratory and applied, which uses Netnography as a method for the investigation and description of the object of study. It was pointed out that the use of SEO techniques foster the process of finding and retrieving information on the Web, enabling the propagation of information, facilitating the purchase process within e-commerce. It is concluded that the correct application of the optimization techniques described and the use of specialized tools resulted in obtaining the significantly positive results.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2022-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/18750010.11606/issn.2178-2075.v13i1p282-300InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 13 n. 1 (2022); 282-3002178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/187500/183731Copyright (c) 2022 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCamossi, GustavoTeixeira, Heytor DinizRodas, Cecilio MerlottiVesu Alves, Rachel Cristina2022-07-01T18:48:56ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB
dc.title.none.fl_str_mv Search Engine Optimization (SEO) Techniques Applied in Electronic Commerce
Técnicas de Search Engine Optimization ( SEO ) aplicado para o Comércio Eletrônico
title Search Engine Optimization (SEO) Techniques Applied in Electronic Commerce
spellingShingle Search Engine Optimization (SEO) Techniques Applied in Electronic Commerce
Camossi, Gustavo
Comércio eletrônico
Mecanismos de busca
Search Engine Optimization
Web
E-commerce
Search engines
Search Engine Optimization
Web
title_short Search Engine Optimization (SEO) Techniques Applied in Electronic Commerce
title_full Search Engine Optimization (SEO) Techniques Applied in Electronic Commerce
title_fullStr Search Engine Optimization (SEO) Techniques Applied in Electronic Commerce
title_full_unstemmed Search Engine Optimization (SEO) Techniques Applied in Electronic Commerce
title_sort Search Engine Optimization (SEO) Techniques Applied in Electronic Commerce
author Camossi, Gustavo
author_facet Camossi, Gustavo
Teixeira, Heytor Diniz
Rodas, Cecilio Merlotti
Vesu Alves, Rachel Cristina
author_role author
author2 Teixeira, Heytor Diniz
Rodas, Cecilio Merlotti
Vesu Alves, Rachel Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camossi, Gustavo
Teixeira, Heytor Diniz
Rodas, Cecilio Merlotti
Vesu Alves, Rachel Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
Mecanismos de busca
Search Engine Optimization
Web
E-commerce
Search engines
Search Engine Optimization
Web
topic Comércio eletrônico
Mecanismos de busca
Search Engine Optimization
Web
E-commerce
Search engines
Search Engine Optimization
Web
description Mecanismos de busca como Google tornaram-se as principais ferramentas usadas para localizar informações na internet. As aplicações de técnicas de Search Engine Optimization (SEO) desempenham um papel importante para a indexação das páginas pelos mecanismos de busca. Ao promover a indexação, as páginas se tornam passíveis de rastreamento e as informações poderão ser entregues para todos que as buscam na internet. A motivação deste artigo é estudar, no âmbito da Ciência da Informação, como o conceito de SEO vem sendo aplicado na otimização de mecanismos de busca e identificar como os e-commerces devem reagir a essas mudanças, adaptando e implementando novas estratégias para suas táticas de Search Engine Optimization. Esse estudo é de natureza qualitativa, de cunho exploratório e aplicado que utiliza a Netnografia como método para a investigação e descrição do objeto de estudo. Foram apontados que o uso das técnicas de SEO fomentam o processo de encontrabilidade e recuperação da informação na Web, possibilitando a propagação de informações, facilitando o processo de compra dentro de um e-commerce. Conclui-se que a correta aplicação das técnicas de otimização descritas e o uso de ferramentas especializadas resultaram na obtenção dos resultados significativamente positivos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/187500
10.11606/issn.2178-2075.v13i1p282-300
url https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/187500
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-2075.v13i1p282-300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/187500/183731
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 13 n. 1 (2022); 282-300
2178-2075
reponame:InCID
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str InCID
collection InCID
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1787713839636152320