Diferenças de eficiência entre ensino público e privado no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Breno
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Guimarães, Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Economia Aplicada
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/1000
Resumo: O ensino básico do Brasil vem sendo bastante questionado quanto a sua qualidade e eficiência. Avaliações realizadas pelo INEP mostram que aproximadamente 5% dos alunos apresentam desempenho classificado em "adequado". Ainda ao longo dos últimos anos, esse desempenho vem decaindo devido exclusivamente ao desempenho dos alunos de escolas públicas. Motivado pela diferença entre as duas redes de ensino no Brasil, este artigo analisa a eficiência das escolas públicas e privadas por meio da metodologia desenvolvida por Thanassoulis (1999) e depois estendida por Portela e Thanassoulis (2001). Portela e Thanassoulis (2001) decompõem a eficiência geral em dois componentes distintos: um componente atribuído à instituição de ensino que o estudante frequentou e outro componente atribuído à eficiência somente do estudante. Os resultados obtidos mostram que há grandes diferenças de eficiência entre os colégios privados e públicos. Os colégios privados obtiveram eficiência máxima e os colégios públicos obtiveram eficiência de 0,901, com destaque para os públicos federais que ficaram com 0,910, enquanto os públicos estaduais obtiveram 0,879. Os colégios foram então analisados quanto à equidade do ensino para diferentes níveis de conhecimento dos alunos. Isso mostrou que o ensino público federal apresentou eficiência tão boa quanto o ensino privado para os melhores alunos. Já para o ensino público estadual, os melhores alunos são mais prejudicados que os alunos intermediários, cuja eficiência do ensino fica pouco acima da eficiência média.
id USP-21_3cf138e2253a19080aeadbaa635bb3f9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1000
network_acronym_str USP-21
network_name_str Economia Aplicada
repository_id_str
spelling Diferenças de eficiência entre ensino público e privado no Brasilefficiency analysispublic and private schoolsBrazilanálise de eficiênciaensino público e privadoBrasilO ensino básico do Brasil vem sendo bastante questionado quanto a sua qualidade e eficiência. Avaliações realizadas pelo INEP mostram que aproximadamente 5% dos alunos apresentam desempenho classificado em "adequado". Ainda ao longo dos últimos anos, esse desempenho vem decaindo devido exclusivamente ao desempenho dos alunos de escolas públicas. Motivado pela diferença entre as duas redes de ensino no Brasil, este artigo analisa a eficiência das escolas públicas e privadas por meio da metodologia desenvolvida por Thanassoulis (1999) e depois estendida por Portela e Thanassoulis (2001). Portela e Thanassoulis (2001) decompõem a eficiência geral em dois componentes distintos: um componente atribuído à instituição de ensino que o estudante frequentou e outro componente atribuído à eficiência somente do estudante. Os resultados obtidos mostram que há grandes diferenças de eficiência entre os colégios privados e públicos. Os colégios privados obtiveram eficiência máxima e os colégios públicos obtiveram eficiência de 0,901, com destaque para os públicos federais que ficaram com 0,910, enquanto os públicos estaduais obtiveram 0,879. Os colégios foram então analisados quanto à equidade do ensino para diferentes níveis de conhecimento dos alunos. Isso mostrou que o ensino público federal apresentou eficiência tão boa quanto o ensino privado para os melhores alunos. Já para o ensino público estadual, os melhores alunos são mais prejudicados que os alunos intermediários, cuja eficiência do ensino fica pouco acima da eficiência média.Recently, quality and efficiency of elementary education in Brazil has been questioned. Evaluations conducted by INEP showed that only 5% of the students present a performance that can be classified as adequate. Even this low performance has been decreasing mainly due to the lower performance of public school students. Given the differences onpublic and private schools performance wedecided to analyze thecomparative efficiencyof public and private schools using a methodology developed by Thanassoulis (1999) and further extended by Portela and Thanassoulis (2001). The former decomposes efficiency into two components: one attributed to the school and the other exclusively to the student. Results show large differences in efficiency between public and private schools. Private schools obtained maximum efficiency score while public ones reached only 0,901. Moreover, federal public schools reached a score of 0,910 and state schools 0,879. Schools were further analyzed with respect to the equity performance considering the different performance obtained by each student. This result showed that there is no difference between federal public and private schools. With respect to state schools, they showed relatively lower efficiency for the best students compared to average students.Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP2009-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/100010.1590/S1413-80502009000100003Economia Aplicada; Vol. 13 No. 1 (2009); 45-68Economia Aplicada; Vol. 13 Núm. 1 (2009); 45-68Economia Aplicada; v. 13 n. 1 (2009); 45-681980-53301413-8050reponame:Economia Aplicadainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/1000/1012Copyright (c) 2015 Economia Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, BrenoGuimarães, Juliana2012-04-24T18:24:44Zoai:revistas.usp.br:article/1000Revistahttps://www.revistas.usp.br/ecoaPUBhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/oai||revecap@usp.br1980-53301413-8050opendoar:2023-09-13T12:16:53.424298Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diferenças de eficiência entre ensino público e privado no Brasil
title Diferenças de eficiência entre ensino público e privado no Brasil
spellingShingle Diferenças de eficiência entre ensino público e privado no Brasil
Sampaio, Breno
efficiency analysis
public and private schools
Brazil
análise de eficiência
ensino público e privado
Brasil
title_short Diferenças de eficiência entre ensino público e privado no Brasil
title_full Diferenças de eficiência entre ensino público e privado no Brasil
title_fullStr Diferenças de eficiência entre ensino público e privado no Brasil
title_full_unstemmed Diferenças de eficiência entre ensino público e privado no Brasil
title_sort Diferenças de eficiência entre ensino público e privado no Brasil
author Sampaio, Breno
author_facet Sampaio, Breno
Guimarães, Juliana
author_role author
author2 Guimarães, Juliana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Breno
Guimarães, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv efficiency analysis
public and private schools
Brazil
análise de eficiência
ensino público e privado
Brasil
topic efficiency analysis
public and private schools
Brazil
análise de eficiência
ensino público e privado
Brasil
description O ensino básico do Brasil vem sendo bastante questionado quanto a sua qualidade e eficiência. Avaliações realizadas pelo INEP mostram que aproximadamente 5% dos alunos apresentam desempenho classificado em "adequado". Ainda ao longo dos últimos anos, esse desempenho vem decaindo devido exclusivamente ao desempenho dos alunos de escolas públicas. Motivado pela diferença entre as duas redes de ensino no Brasil, este artigo analisa a eficiência das escolas públicas e privadas por meio da metodologia desenvolvida por Thanassoulis (1999) e depois estendida por Portela e Thanassoulis (2001). Portela e Thanassoulis (2001) decompõem a eficiência geral em dois componentes distintos: um componente atribuído à instituição de ensino que o estudante frequentou e outro componente atribuído à eficiência somente do estudante. Os resultados obtidos mostram que há grandes diferenças de eficiência entre os colégios privados e públicos. Os colégios privados obtiveram eficiência máxima e os colégios públicos obtiveram eficiência de 0,901, com destaque para os públicos federais que ficaram com 0,910, enquanto os públicos estaduais obtiveram 0,879. Os colégios foram então analisados quanto à equidade do ensino para diferentes níveis de conhecimento dos alunos. Isso mostrou que o ensino público federal apresentou eficiência tão boa quanto o ensino privado para os melhores alunos. Já para o ensino público estadual, os melhores alunos são mais prejudicados que os alunos intermediários, cuja eficiência do ensino fica pouco acima da eficiência média.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/1000
10.1590/S1413-80502009000100003
url https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/1000
identifier_str_mv 10.1590/S1413-80502009000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/1000/1012
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Economia Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Economia Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP
dc.source.none.fl_str_mv Economia Aplicada; Vol. 13 No. 1 (2009); 45-68
Economia Aplicada; Vol. 13 Núm. 1 (2009); 45-68
Economia Aplicada; v. 13 n. 1 (2009); 45-68
1980-5330
1413-8050
reponame:Economia Aplicada
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Economia Aplicada
collection Economia Aplicada
repository.name.fl_str_mv Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revecap@usp.br
_version_ 1800221694559780864