Peer effects and scholastic achievement: spatial models estimates using the student friendship network at the classroom level

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Isabel Pessoa de Arruda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Almeida de Menezes, Tatiane, Carvalho de Andrade Lima, Ricardo, Zimmerle da Nóbrega, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Economia Aplicada
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/134204
Resumo: Este artigo avalia o efeito dos pares sobre o desempenho escolar a partir da estrutura da rede de amizades do aluno. A estratégia de identificação explora a arquitetura dessas redes associadas a controles de efeitos fixos individuais e de grupo. Modelos de econometria espacial mostram que um aumento de um desvio padrão na nota agregada de matemática dos amigos, gera um aumento padronizado do rendimento individual em 6%. Ademais, quando os amigos indiretos são incluídos na análise, esse impacto aumenta para 45%. As estimações utilizam base inédita da FUNDAJ (2013) que traz o levantamento da rede de amizades do aluno na turma.
id USP-21_b434251d40535898f754bb01bd0f702f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/134204
network_acronym_str USP-21
network_name_str Economia Aplicada
repository_id_str
spelling Peer effects and scholastic achievement: spatial models estimates using the student friendship network at the classroom levelschool performancefriendship networksspatial modelsdesempenho escolarrede de amizadesmodelos espaciaisEste artigo avalia o efeito dos pares sobre o desempenho escolar a partir da estrutura da rede de amizades do aluno. A estratégia de identificação explora a arquitetura dessas redes associadas a controles de efeitos fixos individuais e de grupo. Modelos de econometria espacial mostram que um aumento de um desvio padrão na nota agregada de matemática dos amigos, gera um aumento padronizado do rendimento individual em 6%. Ademais, quando os amigos indiretos são incluídos na análise, esse impacto aumenta para 45%. As estimações utilizam base inédita da FUNDAJ (2013) que traz o levantamento da rede de amizades do aluno na turma.This paper evaluates the peer effects on individual academic performance. The identification strategy considers the architecture of friendship networks within classrooms, in addition to group and individual fixed effects. Estimates of spatial autoregressive models show that an increase of one standard deviation (sd) in peers’ math grade improves by 6% sds the student’s grade. Furthermore, when we also consider the indirect friendship bonds, the aggregate peer impact raises to 45% sds of the individual math grade.Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP2019-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/13420410.11606/1980-5330/ea134204Economia Aplicada; Vol. 23 No. 1 (2019); 5-24Economia Aplicada; Vol. 23 Núm. 1 (2019); 5-24Economia Aplicada; v. 23 n. 1 (2019); 5-241980-53301413-8050reponame:Economia Aplicadainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/134204/160773Copyright (c) 2019 Economia Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessRaposo, Isabel Pessoa de ArrudaAlmeida de Menezes, TatianeCarvalho de Andrade Lima, RicardoZimmerle da Nóbrega, Ricardo2021-03-04T02:18:09Zoai:revistas.usp.br:article/134204Revistahttps://www.revistas.usp.br/ecoaPUBhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/oai||revecap@usp.br1980-53301413-8050opendoar:2023-09-13T12:17:08.358518Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Peer effects and scholastic achievement: spatial models estimates using the student friendship network at the classroom level
title Peer effects and scholastic achievement: spatial models estimates using the student friendship network at the classroom level
spellingShingle Peer effects and scholastic achievement: spatial models estimates using the student friendship network at the classroom level
Raposo, Isabel Pessoa de Arruda
school performance
friendship networks
spatial models
desempenho escolar
rede de amizades
modelos espaciais
title_short Peer effects and scholastic achievement: spatial models estimates using the student friendship network at the classroom level
title_full Peer effects and scholastic achievement: spatial models estimates using the student friendship network at the classroom level
title_fullStr Peer effects and scholastic achievement: spatial models estimates using the student friendship network at the classroom level
title_full_unstemmed Peer effects and scholastic achievement: spatial models estimates using the student friendship network at the classroom level
title_sort Peer effects and scholastic achievement: spatial models estimates using the student friendship network at the classroom level
author Raposo, Isabel Pessoa de Arruda
author_facet Raposo, Isabel Pessoa de Arruda
Almeida de Menezes, Tatiane
Carvalho de Andrade Lima, Ricardo
Zimmerle da Nóbrega, Ricardo
author_role author
author2 Almeida de Menezes, Tatiane
Carvalho de Andrade Lima, Ricardo
Zimmerle da Nóbrega, Ricardo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, Isabel Pessoa de Arruda
Almeida de Menezes, Tatiane
Carvalho de Andrade Lima, Ricardo
Zimmerle da Nóbrega, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv school performance
friendship networks
spatial models
desempenho escolar
rede de amizades
modelos espaciais
topic school performance
friendship networks
spatial models
desempenho escolar
rede de amizades
modelos espaciais
description Este artigo avalia o efeito dos pares sobre o desempenho escolar a partir da estrutura da rede de amizades do aluno. A estratégia de identificação explora a arquitetura dessas redes associadas a controles de efeitos fixos individuais e de grupo. Modelos de econometria espacial mostram que um aumento de um desvio padrão na nota agregada de matemática dos amigos, gera um aumento padronizado do rendimento individual em 6%. Ademais, quando os amigos indiretos são incluídos na análise, esse impacto aumenta para 45%. As estimações utilizam base inédita da FUNDAJ (2013) que traz o levantamento da rede de amizades do aluno na turma.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/134204
10.11606/1980-5330/ea134204
url https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/134204
identifier_str_mv 10.11606/1980-5330/ea134204
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/134204/160773
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Economia Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Economia Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP
dc.source.none.fl_str_mv Economia Aplicada; Vol. 23 No. 1 (2019); 5-24
Economia Aplicada; Vol. 23 Núm. 1 (2019); 5-24
Economia Aplicada; v. 23 n. 1 (2019); 5-24
1980-5330
1413-8050
reponame:Economia Aplicada
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Economia Aplicada
collection Economia Aplicada
repository.name.fl_str_mv Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revecap@usp.br
_version_ 1800221695612551168