Peer effects and scholastic achievement: spatial models estimates using the student friendship network at the classroom level
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Economia Aplicada |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/134204 |
Resumo: | Este artigo avalia o efeito dos pares sobre o desempenho escolar a partir da estrutura da rede de amizades do aluno. A estratégia de identificação explora a arquitetura dessas redes associadas a controles de efeitos fixos individuais e de grupo. Modelos de econometria espacial mostram que um aumento de um desvio padrão na nota agregada de matemática dos amigos, gera um aumento padronizado do rendimento individual em 6%. Ademais, quando os amigos indiretos são incluídos na análise, esse impacto aumenta para 45%. As estimações utilizam base inédita da FUNDAJ (2013) que traz o levantamento da rede de amizades do aluno na turma. |
id |
USP-21_b434251d40535898f754bb01bd0f702f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/134204 |
network_acronym_str |
USP-21 |
network_name_str |
Economia Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Peer effects and scholastic achievement: spatial models estimates using the student friendship network at the classroom levelschool performancefriendship networksspatial modelsdesempenho escolarrede de amizadesmodelos espaciaisEste artigo avalia o efeito dos pares sobre o desempenho escolar a partir da estrutura da rede de amizades do aluno. A estratégia de identificação explora a arquitetura dessas redes associadas a controles de efeitos fixos individuais e de grupo. Modelos de econometria espacial mostram que um aumento de um desvio padrão na nota agregada de matemática dos amigos, gera um aumento padronizado do rendimento individual em 6%. Ademais, quando os amigos indiretos são incluídos na análise, esse impacto aumenta para 45%. As estimações utilizam base inédita da FUNDAJ (2013) que traz o levantamento da rede de amizades do aluno na turma.This paper evaluates the peer effects on individual academic performance. The identification strategy considers the architecture of friendship networks within classrooms, in addition to group and individual fixed effects. Estimates of spatial autoregressive models show that an increase of one standard deviation (sd) in peers’ math grade improves by 6% sds the student’s grade. Furthermore, when we also consider the indirect friendship bonds, the aggregate peer impact raises to 45% sds of the individual math grade.Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP2019-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/13420410.11606/1980-5330/ea134204Economia Aplicada; Vol. 23 No. 1 (2019); 5-24Economia Aplicada; Vol. 23 Núm. 1 (2019); 5-24Economia Aplicada; v. 23 n. 1 (2019); 5-241980-53301413-8050reponame:Economia Aplicadainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/134204/160773Copyright (c) 2019 Economia Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessRaposo, Isabel Pessoa de ArrudaAlmeida de Menezes, TatianeCarvalho de Andrade Lima, RicardoZimmerle da Nóbrega, Ricardo2021-03-04T02:18:09Zoai:revistas.usp.br:article/134204Revistahttps://www.revistas.usp.br/ecoaPUBhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/oai||revecap@usp.br1980-53301413-8050opendoar:2023-09-13T12:17:08.358518Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Peer effects and scholastic achievement: spatial models estimates using the student friendship network at the classroom level |
title |
Peer effects and scholastic achievement: spatial models estimates using the student friendship network at the classroom level |
spellingShingle |
Peer effects and scholastic achievement: spatial models estimates using the student friendship network at the classroom level Raposo, Isabel Pessoa de Arruda school performance friendship networks spatial models desempenho escolar rede de amizades modelos espaciais |
title_short |
Peer effects and scholastic achievement: spatial models estimates using the student friendship network at the classroom level |
title_full |
Peer effects and scholastic achievement: spatial models estimates using the student friendship network at the classroom level |
title_fullStr |
Peer effects and scholastic achievement: spatial models estimates using the student friendship network at the classroom level |
title_full_unstemmed |
Peer effects and scholastic achievement: spatial models estimates using the student friendship network at the classroom level |
title_sort |
Peer effects and scholastic achievement: spatial models estimates using the student friendship network at the classroom level |
author |
Raposo, Isabel Pessoa de Arruda |
author_facet |
Raposo, Isabel Pessoa de Arruda Almeida de Menezes, Tatiane Carvalho de Andrade Lima, Ricardo Zimmerle da Nóbrega, Ricardo |
author_role |
author |
author2 |
Almeida de Menezes, Tatiane Carvalho de Andrade Lima, Ricardo Zimmerle da Nóbrega, Ricardo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raposo, Isabel Pessoa de Arruda Almeida de Menezes, Tatiane Carvalho de Andrade Lima, Ricardo Zimmerle da Nóbrega, Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
school performance friendship networks spatial models desempenho escolar rede de amizades modelos espaciais |
topic |
school performance friendship networks spatial models desempenho escolar rede de amizades modelos espaciais |
description |
Este artigo avalia o efeito dos pares sobre o desempenho escolar a partir da estrutura da rede de amizades do aluno. A estratégia de identificação explora a arquitetura dessas redes associadas a controles de efeitos fixos individuais e de grupo. Modelos de econometria espacial mostram que um aumento de um desvio padrão na nota agregada de matemática dos amigos, gera um aumento padronizado do rendimento individual em 6%. Ademais, quando os amigos indiretos são incluídos na análise, esse impacto aumenta para 45%. As estimações utilizam base inédita da FUNDAJ (2013) que traz o levantamento da rede de amizades do aluno na turma. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/134204 10.11606/1980-5330/ea134204 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/134204 |
identifier_str_mv |
10.11606/1980-5330/ea134204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/134204/160773 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Economia Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Economia Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Economia Aplicada; Vol. 23 No. 1 (2019); 5-24 Economia Aplicada; Vol. 23 Núm. 1 (2019); 5-24 Economia Aplicada; v. 23 n. 1 (2019); 5-24 1980-5330 1413-8050 reponame:Economia Aplicada instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Economia Aplicada |
collection |
Economia Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revecap@usp.br |
_version_ |
1800221695612551168 |