Terminais de Contêineres no Brasil: Eficiência Intertemporal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Economia Aplicada |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/145392 |
Resumo: | A evolução recente do setor portuário brasileiro tem levado a impactos significativos sobre a concorrência e sobre a expectativa de maiores ganhos de eficiência. Considerando o valor médio das eficiências nos três anos de análise, na fronteira de eficiência permaneceram dois terminais de grande porte (TECON Santos Brasil e LIBRA Terminais – Santos) e um terminal de menor porte (TUP Chibatão). A análise intertemporal através do índice de Malmquist mostra que o índice de mudança de tecnologia do Tecon Santos Brasil caiu. Isso significa que os inputs estão sendo utilizados de uma maneira menos eficiente que no período anterior. |
id |
USP-21_e85e092281ea73c3c1a2dd2a52d0efbd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/145392 |
network_acronym_str |
USP-21 |
network_name_str |
Economia Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Terminais de Contêineres no Brasil: Eficiência IntertemporalPort EfficiencyData Envelopment AnalysisEficiência portuáriaDEAÍndice de MalmquistA evolução recente do setor portuário brasileiro tem levado a impactos significativos sobre a concorrência e sobre a expectativa de maiores ganhos de eficiência. Considerando o valor médio das eficiências nos três anos de análise, na fronteira de eficiência permaneceram dois terminais de grande porte (TECON Santos Brasil e LIBRA Terminais – Santos) e um terminal de menor porte (TUP Chibatão). A análise intertemporal através do índice de Malmquist mostra que o índice de mudança de tecnologia do Tecon Santos Brasil caiu. Isso significa que os inputs estão sendo utilizados de uma maneira menos eficiente que no período anterior.The recent evolution of the Brazilian port sector has led to significantimpacts on the competition and the expectation of further efficiency gainsimpacts. By considering the average value of efficiencies in the three yearsof analysis, two large terminals (Tecon Santos and Libra Terminals - San-tos) remain on the efficiency frontier. The intertemporal analysis usingtheMalmquistindex shows that this rate for the Tecon Santos Brasil fell.This means that theinputsare being used by the port terminals in a lessefficient way than in the previous period.Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/14539210.11606/1980-5330/ea132525Economia Aplicada; Vol. 22 No. 1 (2018); 63-86Economia Aplicada; Vol. 22 Núm. 1 (2018); 63-86Economia Aplicada; v. 22 n. 1 (2018); 63-861980-53301413-8050reponame:Economia Aplicadainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/145392/151086Copyright (c) 2018 Economia Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessKirchner, LeopoldoLucas, Vander2020-08-05T05:25:44Zoai:revistas.usp.br:article/145392Revistahttps://www.revistas.usp.br/ecoaPUBhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/oai||revecap@usp.br1980-53301413-8050opendoar:2023-09-13T12:17:10.922826Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Terminais de Contêineres no Brasil: Eficiência Intertemporal |
title |
Terminais de Contêineres no Brasil: Eficiência Intertemporal |
spellingShingle |
Terminais de Contêineres no Brasil: Eficiência Intertemporal Kirchner, Leopoldo Port Efficiency Data Envelopment Analysis Eficiência portuária DEA Índice de Malmquist |
title_short |
Terminais de Contêineres no Brasil: Eficiência Intertemporal |
title_full |
Terminais de Contêineres no Brasil: Eficiência Intertemporal |
title_fullStr |
Terminais de Contêineres no Brasil: Eficiência Intertemporal |
title_full_unstemmed |
Terminais de Contêineres no Brasil: Eficiência Intertemporal |
title_sort |
Terminais de Contêineres no Brasil: Eficiência Intertemporal |
author |
Kirchner, Leopoldo |
author_facet |
Kirchner, Leopoldo Lucas, Vander |
author_role |
author |
author2 |
Lucas, Vander |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kirchner, Leopoldo Lucas, Vander |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Port Efficiency Data Envelopment Analysis Eficiência portuária DEA Índice de Malmquist |
topic |
Port Efficiency Data Envelopment Analysis Eficiência portuária DEA Índice de Malmquist |
description |
A evolução recente do setor portuário brasileiro tem levado a impactos significativos sobre a concorrência e sobre a expectativa de maiores ganhos de eficiência. Considerando o valor médio das eficiências nos três anos de análise, na fronteira de eficiência permaneceram dois terminais de grande porte (TECON Santos Brasil e LIBRA Terminais – Santos) e um terminal de menor porte (TUP Chibatão). A análise intertemporal através do índice de Malmquist mostra que o índice de mudança de tecnologia do Tecon Santos Brasil caiu. Isso significa que os inputs estão sendo utilizados de uma maneira menos eficiente que no período anterior. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/145392 10.11606/1980-5330/ea132525 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/145392 |
identifier_str_mv |
10.11606/1980-5330/ea132525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/145392/151086 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Economia Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Economia Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Economia Aplicada; Vol. 22 No. 1 (2018); 63-86 Economia Aplicada; Vol. 22 Núm. 1 (2018); 63-86 Economia Aplicada; v. 22 n. 1 (2018); 63-86 1980-5330 1413-8050 reponame:Economia Aplicada instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Economia Aplicada |
collection |
Economia Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revecap@usp.br |
_version_ |
1800221695900909568 |