Fundamentos da prática docente: por uma pedagogia ativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46472
Resumo: O artigo pretende mostrar como a questão dos fundamentos da prática docente é prioritária numa discussão sobre as falhas, incoerências e insatisfações do professor em sua tarefa diária, constituindo-se em ponto de partida para uma análise do ensino atual. São apontadas confusões e ambigüidades da prática docente, bem como a permanência de características da pedagogia tradicional, com suas suposições e implicações para o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. Ao final, são apresentados princípios psicológicos e epistemológicos da teoria piagetiana passíveis de fundamentar uma pedagogia ativa, e sugestões para sua efetivação na prática, visando atender à finalidade educacional de "desenvolvimento das potencialidades do educando" em novas bases.
id USP-22_1804c573930efd2c89d3e59091755c29
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/46472
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling Fundamentos da prática docente: por uma pedagogia ativaTeaching practice groundworks: towards an active pedagogyactive pedagogytraditional teachingteaching practice groundworksprinciples of Piagetian theorypedagogia ativaensino tradicionalfundamentos da prática docenteprincípios da teoria piagelianaO artigo pretende mostrar como a questão dos fundamentos da prática docente é prioritária numa discussão sobre as falhas, incoerências e insatisfações do professor em sua tarefa diária, constituindo-se em ponto de partida para uma análise do ensino atual. São apontadas confusões e ambigüidades da prática docente, bem como a permanência de características da pedagogia tradicional, com suas suposições e implicações para o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. Ao final, são apresentados princípios psicológicos e epistemológicos da teoria piagetiana passíveis de fundamentar uma pedagogia ativa, e sugestões para sua efetivação na prática, visando atender à finalidade educacional de "desenvolvimento das potencialidades do educando" em novas bases.The paper intends to show how the question of the teaching practice groundworks is a top priority in a discussion about the teacher's failures, incoherences and dissatisfactions in his daily work. Such groundworks are considered as the starting point for an analysis of the present teaching. Misunderstandings and ambiguities of the teaching practice and the persistence of characteristics of traditional pedagogy are pointed out, together with its assumptions and implications for the students' development and learning as well. At the end, Piagetian psychological and epistemological principles on which an active pedagogy may be founded are presented along with some cues for its effectiveness in practice, intending to serve the educational aim of "development of the learner's potentialities" according to new basis.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto1995-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/4647210.1590/S0103-863X1995000100004Paidéia (Ribeirão Preto); n. 8-9 (1995); 37-52Paidéia (Ribeirão Preto); No. 8-9 (1995); 37-52Paidéia (Ribeirão Preto); Núm. 8-9 (1995); 37-521982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46472/50228Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessChakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite2012-10-30T17:05:29Zoai:revistas.usp.br:article/46472Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-10-30T17:05:29Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fundamentos da prática docente: por uma pedagogia ativa
Teaching practice groundworks: towards an active pedagogy
title Fundamentos da prática docente: por uma pedagogia ativa
spellingShingle Fundamentos da prática docente: por uma pedagogia ativa
Chakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite
active pedagogy
traditional teaching
teaching practice groundworks
principles of Piagetian theory
pedagogia ativa
ensino tradicional
fundamentos da prática docente
princípios da teoria piageliana
title_short Fundamentos da prática docente: por uma pedagogia ativa
title_full Fundamentos da prática docente: por uma pedagogia ativa
title_fullStr Fundamentos da prática docente: por uma pedagogia ativa
title_full_unstemmed Fundamentos da prática docente: por uma pedagogia ativa
title_sort Fundamentos da prática docente: por uma pedagogia ativa
author Chakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite
author_facet Chakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite
dc.subject.por.fl_str_mv active pedagogy
traditional teaching
teaching practice groundworks
principles of Piagetian theory
pedagogia ativa
ensino tradicional
fundamentos da prática docente
princípios da teoria piageliana
topic active pedagogy
traditional teaching
teaching practice groundworks
principles of Piagetian theory
pedagogia ativa
ensino tradicional
fundamentos da prática docente
princípios da teoria piageliana
description O artigo pretende mostrar como a questão dos fundamentos da prática docente é prioritária numa discussão sobre as falhas, incoerências e insatisfações do professor em sua tarefa diária, constituindo-se em ponto de partida para uma análise do ensino atual. São apontadas confusões e ambigüidades da prática docente, bem como a permanência de características da pedagogia tradicional, com suas suposições e implicações para o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. Ao final, são apresentados princípios psicológicos e epistemológicos da teoria piagetiana passíveis de fundamentar uma pedagogia ativa, e sugestões para sua efetivação na prática, visando atender à finalidade educacional de "desenvolvimento das potencialidades do educando" em novas bases.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46472
10.1590/S0103-863X1995000100004
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46472
identifier_str_mv 10.1590/S0103-863X1995000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46472/50228
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); n. 8-9 (1995); 37-52
Paidéia (Ribeirão Preto); No. 8-9 (1995); 37-52
Paidéia (Ribeirão Preto); Núm. 8-9 (1995); 37-52
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221833052553216