Reasoning, Affectivity and School Performance at the end of Portuguese Elementary Education: Which Variables To Consider?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/173314 |
Resumo: | O ensino básico é uma etapa na qual crianças e adolescentes desenvolvem o raciocínio e a afetividade, variáveis associadas ao rendimento escolar. Este estudo tem como objetivo estudar a relação entre raciocínio, afetividade e rendimento escolar em Português e Matemática, tendo em consideração caraterísticas sociodemográficas, relacionais e escolares. Numa amostra não-probabilística de 226 alunos do 9º ano de três escolas básicas portuguesas, foram recolhidas medidas sociodemográficas, relacionais e escolares, e aplicados instrumentos para avaliar o raciocínio e a afetividade. Os resultados evidenciam correlações entre raciocínio, afetividade, rendimento escolar, escolaridade dos pais e qualidade dos relacionamentos com pais, professores e pares. Foram encontradas diferenças no raciocínio, afetividade e rendimento escolar, mediante o gênero, histórias de retenção, gosto pela escola e pelo estudo, não se verificando diferenças mediante variáveis como ter pais separados, ter irmãos, ou praticar atividades nos tempos livres. Estes resultados devem ser tidos em consideração em intervenções para a promoção do sucesso escolar em alunos que estejam no último ano do ensino básico. |
id |
USP-22_1be93f2abadd520a81c7642bdf094491 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/173314 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reasoning, Affectivity and School Performance at the end of Portuguese Elementary Education: Which Variables To Consider?Razonamiento, Afectividad y Rendimiento Escolar al Final de la Educación Básica Portuguesa: ¿Qué Variables a que Tener en Cuenta?Raciocínio, Afetividade e Rendimento Escolar no Final do Ensino Básico Português: Que Variáveis Considerar?raciocínioemoçõesrendimento escolarensino fundamentalrazonamientoemocionesrendimiento escolarenseñanza de primer gradoreasoningemotionsacademic achievementelementary educationO ensino básico é uma etapa na qual crianças e adolescentes desenvolvem o raciocínio e a afetividade, variáveis associadas ao rendimento escolar. Este estudo tem como objetivo estudar a relação entre raciocínio, afetividade e rendimento escolar em Português e Matemática, tendo em consideração caraterísticas sociodemográficas, relacionais e escolares. Numa amostra não-probabilística de 226 alunos do 9º ano de três escolas básicas portuguesas, foram recolhidas medidas sociodemográficas, relacionais e escolares, e aplicados instrumentos para avaliar o raciocínio e a afetividade. Os resultados evidenciam correlações entre raciocínio, afetividade, rendimento escolar, escolaridade dos pais e qualidade dos relacionamentos com pais, professores e pares. Foram encontradas diferenças no raciocínio, afetividade e rendimento escolar, mediante o gênero, histórias de retenção, gosto pela escola e pelo estudo, não se verificando diferenças mediante variáveis como ter pais separados, ter irmãos, ou praticar atividades nos tempos livres. Estes resultados devem ser tidos em consideração em intervenções para a promoção do sucesso escolar em alunos que estejam no último ano do ensino básico.La enseñanza básica es una etapa en la que niños y adolescentes desarrollan el razonamiento y los afectos, variables asociadas al rendimiento escolar. Este estudio tiene como objetivo estudiar la relación entre razonamiento, afectividad y rendimiento escolar en Lengua Portuguesa y Matemáticas, teniendo en cuenta las características demográficas, relacionales y escolares. De una muestra no probabilística de 226 estudiantes en el 9.º grado de la secundaria en tres escuelas portuguesas, se tomaron medidas sociodemográficas, educativas y relacionales, y se aplicaron instrumentos para evaluar el razonamiento y la afectividad. Los resultados evidencian correlaciones entre raciocinio, afectividad, rendimiento escolar, escolaridad de los padres y calidad de las relaciones con padres, profesores y pares. Se encontraron diferencias en el razonamiento, afectividad y rendimiento escolar, mediante el género, historias de retención, gusto por la escuela y por los estudios, no verificándose diferencias mediante variables como tener padres separados, tener hermanos, o practicar actividades en el tiempo libre. Estos resultados deben tenerse en cuenta en las intervenciones para promover el éxito escolar en los alumnos que se encuentren en el último grado de la educación básica.Elementary education is a stage in which children and adolescents develop reasoning and affectivity, variables often associated with school performance. This study aims to analyze the relationship between reasoning, affectivity and school performance in Portuguese and Mathematics, considering sociodemographic, relational and academic characteristics. In a non-probabilistic sample of 226 ninth graders from three different Portuguese basic schools, we collected sociodemographic, relational and academic data, and applied instruments to assess reasoning and affectivity. The results show correlation between reasoning, affectivity, school performance, parental education and quality of relationships with parents, teachers and classmates. We found differences in reasoning, affectivity and school performance based on gender, retention history, liking for school and study activities; however, there was no verification of difference regarding variables such as having separated parents, having siblings or practicing leisure activities in spare time. These results should be considered as to develop interventions to promote academic success in students who are in their final year of elementary education.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2020-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/17331410.1590/1982-4327e3008Paidéia (Ribeirão Preto); v. 30 (2020); e3008Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 30 (2020); e3008Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 30 (2020); e30081982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/173314/162525https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/173314/162526Copyright (c) 2020 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessCosta-Lobo, CristinaMatamá, JoanaNascimento, Daniela2020-08-05T21:49:24Zoai:revistas.usp.br:article/173314Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2020-08-05T21:49:24Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reasoning, Affectivity and School Performance at the end of Portuguese Elementary Education: Which Variables To Consider? Razonamiento, Afectividad y Rendimiento Escolar al Final de la Educación Básica Portuguesa: ¿Qué Variables a que Tener en Cuenta? Raciocínio, Afetividade e Rendimento Escolar no Final do Ensino Básico Português: Que Variáveis Considerar? |
title |
Reasoning, Affectivity and School Performance at the end of Portuguese Elementary Education: Which Variables To Consider? |
spellingShingle |
Reasoning, Affectivity and School Performance at the end of Portuguese Elementary Education: Which Variables To Consider? Costa-Lobo, Cristina raciocínio emoções rendimento escolar ensino fundamental razonamiento emociones rendimiento escolar enseñanza de primer grado reasoning emotions academic achievement elementary education |
title_short |
Reasoning, Affectivity and School Performance at the end of Portuguese Elementary Education: Which Variables To Consider? |
title_full |
Reasoning, Affectivity and School Performance at the end of Portuguese Elementary Education: Which Variables To Consider? |
title_fullStr |
Reasoning, Affectivity and School Performance at the end of Portuguese Elementary Education: Which Variables To Consider? |
title_full_unstemmed |
Reasoning, Affectivity and School Performance at the end of Portuguese Elementary Education: Which Variables To Consider? |
title_sort |
Reasoning, Affectivity and School Performance at the end of Portuguese Elementary Education: Which Variables To Consider? |
author |
Costa-Lobo, Cristina |
author_facet |
Costa-Lobo, Cristina Matamá, Joana Nascimento, Daniela |
author_role |
author |
author2 |
Matamá, Joana Nascimento, Daniela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa-Lobo, Cristina Matamá, Joana Nascimento, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
raciocínio emoções rendimento escolar ensino fundamental razonamiento emociones rendimiento escolar enseñanza de primer grado reasoning emotions academic achievement elementary education |
topic |
raciocínio emoções rendimento escolar ensino fundamental razonamiento emociones rendimiento escolar enseñanza de primer grado reasoning emotions academic achievement elementary education |
description |
O ensino básico é uma etapa na qual crianças e adolescentes desenvolvem o raciocínio e a afetividade, variáveis associadas ao rendimento escolar. Este estudo tem como objetivo estudar a relação entre raciocínio, afetividade e rendimento escolar em Português e Matemática, tendo em consideração caraterísticas sociodemográficas, relacionais e escolares. Numa amostra não-probabilística de 226 alunos do 9º ano de três escolas básicas portuguesas, foram recolhidas medidas sociodemográficas, relacionais e escolares, e aplicados instrumentos para avaliar o raciocínio e a afetividade. Os resultados evidenciam correlações entre raciocínio, afetividade, rendimento escolar, escolaridade dos pais e qualidade dos relacionamentos com pais, professores e pares. Foram encontradas diferenças no raciocínio, afetividade e rendimento escolar, mediante o gênero, histórias de retenção, gosto pela escola e pelo estudo, não se verificando diferenças mediante variáveis como ter pais separados, ter irmãos, ou praticar atividades nos tempos livres. Estes resultados devem ser tidos em consideração em intervenções para a promoção do sucesso escolar em alunos que estejam no último ano do ensino básico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/173314 10.1590/1982-4327e3008 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/173314 |
identifier_str_mv |
10.1590/1982-4327e3008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/173314/162525 https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/173314/162526 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Paidéia (Ribeirão Preto) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Paidéia (Ribeirão Preto) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); v. 30 (2020); e3008 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 30 (2020); e3008 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 30 (2020); e3008 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1800221836080840704 |