A Motivação dos Estudantes Para Aprender em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beluce, Andrea Carvalho
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira, Katya Luciane de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/97072
Resumo: As especificidades da educação on-line requerem engajamento e autonomia do estudante, fatores que estão relacionados à motivação para aprender. Esta pesquisa investigou a motivação dos estudantes em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Para tanto, utilizou-se a Escala de Estratégia de Ensino, de Aprendizagem e Motivação para Aprender em Ambientes Virtuais de Aprendizagem - EEAM-AVA. A escala apresentava 32 itens e 6 dimensões, sendo que 3 destes se destinavam à mensuração das variáveis motivação autônoma, motivação controlada e desmotivação. Participaram 572 estudantes do estado do Paraná, inscritos em cursos do ensino superior e em um curso de formação continuada. Os resultados revelaram índices significativos para o comportamento motivacional autônomo. Considera-se que os resultados obtidos possam trazer contribuições aos educadores e psicólogos que atuam em AVAs, incitando novas pesquisas na área e fornecendo informações referentes à temática investigada neste estudo.
id USP-22_2d7590b5c944b6f7f8d4f32ec3fae5ab
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/97072
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling A Motivação dos Estudantes Para Aprender em Ambientes Virtuais de Aprendizagem La Motivación de Estudiantes Para Aprender en Ambientes Virtuales de Aprendizaje Students’ Motivation for Learning in Virtual Learning Environments As especificidades da educação on-line requerem engajamento e autonomia do estudante, fatores que estão relacionados à motivação para aprender. Esta pesquisa investigou a motivação dos estudantes em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Para tanto, utilizou-se a Escala de Estratégia de Ensino, de Aprendizagem e Motivação para Aprender em Ambientes Virtuais de Aprendizagem - EEAM-AVA. A escala apresentava 32 itens e 6 dimensões, sendo que 3 destes se destinavam à mensuração das variáveis motivação autônoma, motivação controlada e desmotivação. Participaram 572 estudantes do estado do Paraná, inscritos em cursos do ensino superior e em um curso de formação continuada. Os resultados revelaram índices significativos para o comportamento motivacional autônomo. Considera-se que os resultados obtidos possam trazer contribuições aos educadores e psicólogos que atuam em AVAs, incitando novas pesquisas na área e fornecendo informações referentes à temática investigada neste estudo. Las características específicas de la educación en línea requieren activación y autonomía de los estudiantes, factores que están relacionados con la motivación para aprender. Este estudio investigó la motivación de estudiantes en ambientes virtuales de aprendizaje (AVAs). Se utilizó la Escala de Estrategia de Enseñanza, de Aprendizaje y Motivación para Aprender en AVAs - EEAM-AVA. La escala abarcaba 32 ítems y 6 dimensiones, siendo que 3 de ellos se destinaban a la mensuración de las variables motivación autónoma, motivación controlada y desmotivación. Participaron 572 estudiantes del estado de Paraná, matriculados en cursos de educación superior y en un curso de formación continua. Los resultados revelaron índices significativos para el comportamiento motivacional autónomo. Se considera que los resultados alcanzados pueden aportar contribuciones a los educadores y psicólogos que actúan en AVAs, incitando nuevas investigaciones en el área y el proveyendo informaciones relacionadas con el tema investigado en este estudio. The specific characteristics of online education require of the student engagement and autonomy, factors which are related to motivation for learning. This study investigated students’ motivation in virtual learning environments (VLEs). For this, it used the Teaching and Learning Strategy and Motivation to Learn Scale in Virtual Learning Environments (TLSM-VLE). The scale presented 32 items and six dimensions, three of which aimed to measure the variables of autonomous motivation, controlled motivation, and demotivation. The participants were 572 students from the Brazilian state of Paraná, enrolled on higher education courses on a continuous education course. The results revealed significant rates for autonomous motivational behavior. It is considered that the results obtained may provide contributions for the educators and psychologists who work with VLEs, leading to further studies of the area providing information referent to the issue investigated in this study. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/9707210.1590/1982-43272560201513Paidéia (Ribeirão Preto); v. 25 n. 60 (2015); 105-113Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 25 No. 60 (2015); 105-113Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 25 Núm. 60 (2015); 105-1131982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/97072/96117Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessBeluce, Andrea Carvalho Oliveira, Katya Luciane de 2015-06-15T15:48:51Zoai:revistas.usp.br:article/97072Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2015-06-15T15:48:51Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Motivação dos Estudantes Para Aprender em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
La Motivación de Estudiantes Para Aprender en Ambientes Virtuales de Aprendizaje
Students’ Motivation for Learning in Virtual Learning Environments
title A Motivação dos Estudantes Para Aprender em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
spellingShingle A Motivação dos Estudantes Para Aprender em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Beluce, Andrea Carvalho
title_short A Motivação dos Estudantes Para Aprender em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title_full A Motivação dos Estudantes Para Aprender em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title_fullStr A Motivação dos Estudantes Para Aprender em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title_full_unstemmed A Motivação dos Estudantes Para Aprender em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title_sort A Motivação dos Estudantes Para Aprender em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
author Beluce, Andrea Carvalho
author_facet Beluce, Andrea Carvalho
Oliveira, Katya Luciane de
author_role author
author2 Oliveira, Katya Luciane de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Beluce, Andrea Carvalho
Oliveira, Katya Luciane de
description As especificidades da educação on-line requerem engajamento e autonomia do estudante, fatores que estão relacionados à motivação para aprender. Esta pesquisa investigou a motivação dos estudantes em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Para tanto, utilizou-se a Escala de Estratégia de Ensino, de Aprendizagem e Motivação para Aprender em Ambientes Virtuais de Aprendizagem - EEAM-AVA. A escala apresentava 32 itens e 6 dimensões, sendo que 3 destes se destinavam à mensuração das variáveis motivação autônoma, motivação controlada e desmotivação. Participaram 572 estudantes do estado do Paraná, inscritos em cursos do ensino superior e em um curso de formação continuada. Os resultados revelaram índices significativos para o comportamento motivacional autônomo. Considera-se que os resultados obtidos possam trazer contribuições aos educadores e psicólogos que atuam em AVAs, incitando novas pesquisas na área e fornecendo informações referentes à temática investigada neste estudo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/97072
10.1590/1982-43272560201513
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/97072
identifier_str_mv 10.1590/1982-43272560201513
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/97072/96117
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 25 n. 60 (2015); 105-113
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 25 No. 60 (2015); 105-113
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 25 Núm. 60 (2015); 105-113
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221834759634944