Pos-Graduacao e Graduacao: Vizinhanca sem Afinidade?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75829 |
Resumo: | O texto apresenta dois conjuntos de informações de interesse histórico para a Psicologia: sobre o contexto no qual foi regulamentada a profi ssão de psicólogo e sobre a formação em nível de pós-graduação. Tais informações são utilizadas para discutir a difi culdade de promover articulação de fato entre a formação em nível de graduação e a pós-graduação. Tratase de difi culdade especialmente curiosa, pois desde a fase inicial da organização da pós-graduação brasileira, a necessidade de considerar sua integração com a formação em nível de graduação foi sempre ressaltada. Ainda assim, persistem difi culdades relativas à essa integração. Algumas proposições de atividades que podem ensejar articulações entre os diferentes níveis de formação são apresentadas para o debate, tanto na esfera do ensino e da orientação como no âmbito da pesquisa, havendo menção, também, a atividades correlatas que podem servir ao mesmo objetivo. |
id |
USP-22_5a6069c31918fca4c0854b75c8bf4350 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/75829 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pos-Graduacao e Graduacao: Vizinhanca sem Afinidade?Pregrado y Postgrado: Inmediaciones sin Afinidad?Graduate and Undergraduate Studies: Neighbors Without Affinity?O texto apresenta dois conjuntos de informações de interesse histórico para a Psicologia: sobre o contexto no qual foi regulamentada a profi ssão de psicólogo e sobre a formação em nível de pós-graduação. Tais informações são utilizadas para discutir a difi culdade de promover articulação de fato entre a formação em nível de graduação e a pós-graduação. Tratase de difi culdade especialmente curiosa, pois desde a fase inicial da organização da pós-graduação brasileira, a necessidade de considerar sua integração com a formação em nível de graduação foi sempre ressaltada. Ainda assim, persistem difi culdades relativas à essa integração. Algumas proposições de atividades que podem ensejar articulações entre os diferentes níveis de formação são apresentadas para o debate, tanto na esfera do ensino e da orientação como no âmbito da pesquisa, havendo menção, também, a atividades correlatas que podem servir ao mesmo objetivo.El artículo presenta dos conjuntos de información de interés histórico para la psicología: sobre el contexto en el que se reguló la profesión de psicólogo y la capacitación en el nivel de postgrado. Estas informaciones son utilizadas para discutir la difi cultad de promover efectivamente la articulación entre la formación de pregrado y postgrado. Se trata de una difi cultad especialmente curiosa porque, a partir de la organización inicial de los estudios de postgrado, la necesidad de considerar la integración con la formación a nivel universitario siempre se destacó. Sin embargo, siguen existiendo difi cultades en relación a esta integración. Algunas propuestas de actividades que pueden llevar a las articulaciones entre los diferentes niveles de formación se presentan para el debate, tanto en el ámbito de la educación y orientación como en el contexto de la investigación, con referencia también a actividades relacionadas que puedan servir al mismo propósito.This article presents two sets of information of historical interest for Psychology: regarding the context in which the profession of psychologist was regulated, and the graduate level formation. These sets of information are used to discuss the difficulty in promoting de facto articulation between undergraduate and graduate level programs. This is an especially curious difficulty, as, since the initial phase of the organization of the Brazilian Graduate Program, the need to consider its integration with the undergraduate formation has always been highlighted. Nevertheless, some difficulties still persist with respect to this integration. Some proposals of activities that could provide articulation between the different levels of formation are presented for debate, both in the sphere of teaching and supervision, as well as in the context of research, with related activities that can serve the same purpose also being mentioned.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2013-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/7582910.1590/1982-43272355201306Paidéia (Ribeirão Preto); v. 23 n. 55 (2013); 187-196Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 No. 55 (2013); 187-196Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 Núm. 55 (2013); 187-1961982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75829/79308Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessMenandro, Paulo Rogerio MeiraTourinho, Emmanuel ZaguryBastos, Antonio Virgilio BittencourtYamamoto, Oswaldo Hajime2014-03-06T17:05:11Zoai:revistas.usp.br:article/75829Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2014-03-06T17:05:11Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pos-Graduacao e Graduacao: Vizinhanca sem Afinidade? Pregrado y Postgrado: Inmediaciones sin Afinidad? Graduate and Undergraduate Studies: Neighbors Without Affinity? |
title |
Pos-Graduacao e Graduacao: Vizinhanca sem Afinidade? |
spellingShingle |
Pos-Graduacao e Graduacao: Vizinhanca sem Afinidade? Menandro, Paulo Rogerio Meira |
title_short |
Pos-Graduacao e Graduacao: Vizinhanca sem Afinidade? |
title_full |
Pos-Graduacao e Graduacao: Vizinhanca sem Afinidade? |
title_fullStr |
Pos-Graduacao e Graduacao: Vizinhanca sem Afinidade? |
title_full_unstemmed |
Pos-Graduacao e Graduacao: Vizinhanca sem Afinidade? |
title_sort |
Pos-Graduacao e Graduacao: Vizinhanca sem Afinidade? |
author |
Menandro, Paulo Rogerio Meira |
author_facet |
Menandro, Paulo Rogerio Meira Tourinho, Emmanuel Zagury Bastos, Antonio Virgilio Bittencourt Yamamoto, Oswaldo Hajime |
author_role |
author |
author2 |
Tourinho, Emmanuel Zagury Bastos, Antonio Virgilio Bittencourt Yamamoto, Oswaldo Hajime |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menandro, Paulo Rogerio Meira Tourinho, Emmanuel Zagury Bastos, Antonio Virgilio Bittencourt Yamamoto, Oswaldo Hajime |
description |
O texto apresenta dois conjuntos de informações de interesse histórico para a Psicologia: sobre o contexto no qual foi regulamentada a profi ssão de psicólogo e sobre a formação em nível de pós-graduação. Tais informações são utilizadas para discutir a difi culdade de promover articulação de fato entre a formação em nível de graduação e a pós-graduação. Tratase de difi culdade especialmente curiosa, pois desde a fase inicial da organização da pós-graduação brasileira, a necessidade de considerar sua integração com a formação em nível de graduação foi sempre ressaltada. Ainda assim, persistem difi culdades relativas à essa integração. Algumas proposições de atividades que podem ensejar articulações entre os diferentes níveis de formação são apresentadas para o debate, tanto na esfera do ensino e da orientação como no âmbito da pesquisa, havendo menção, também, a atividades correlatas que podem servir ao mesmo objetivo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75829 10.1590/1982-43272355201306 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75829 |
identifier_str_mv |
10.1590/1982-43272355201306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75829/79308 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); v. 23 n. 55 (2013); 187-196 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 No. 55 (2013); 187-196 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 Núm. 55 (2013); 187-196 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1800221834159849472 |