Pos-Graduacao e Graduacao: Vizinhanca sem Afinidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menandro, Paulo Rogerio Meira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Tourinho, Emmanuel Zagury, Bastos, Antonio Virgilio Bittencourt, Yamamoto, Oswaldo Hajime
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75829
Resumo: O texto apresenta dois conjuntos de informações de interesse histórico para a Psicologia: sobre o contexto no qual foi regulamentada a profi ssão de psicólogo e sobre a formação em nível de pós-graduação. Tais informações são utilizadas para discutir a difi culdade de promover articulação de fato entre a formação em nível de graduação e a pós-graduação. Tratase de difi culdade especialmente curiosa, pois desde a fase inicial da organização da pós-graduação brasileira, a necessidade de considerar sua integração com a formação em nível de graduação foi sempre ressaltada. Ainda assim, persistem difi culdades relativas à essa integração. Algumas proposições de atividades que podem ensejar articulações entre os diferentes níveis de formação são apresentadas para o debate, tanto na esfera do ensino e da orientação como no âmbito da pesquisa, havendo menção, também, a atividades correlatas que podem servir ao mesmo objetivo.
id USP-22_5a6069c31918fca4c0854b75c8bf4350
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/75829
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling Pos-Graduacao e Graduacao: Vizinhanca sem Afinidade?Pregrado y Postgrado: Inmediaciones sin Afinidad?Graduate and Undergraduate Studies: Neighbors Without Affinity?O texto apresenta dois conjuntos de informações de interesse histórico para a Psicologia: sobre o contexto no qual foi regulamentada a profi ssão de psicólogo e sobre a formação em nível de pós-graduação. Tais informações são utilizadas para discutir a difi culdade de promover articulação de fato entre a formação em nível de graduação e a pós-graduação. Tratase de difi culdade especialmente curiosa, pois desde a fase inicial da organização da pós-graduação brasileira, a necessidade de considerar sua integração com a formação em nível de graduação foi sempre ressaltada. Ainda assim, persistem difi culdades relativas à essa integração. Algumas proposições de atividades que podem ensejar articulações entre os diferentes níveis de formação são apresentadas para o debate, tanto na esfera do ensino e da orientação como no âmbito da pesquisa, havendo menção, também, a atividades correlatas que podem servir ao mesmo objetivo.El artículo presenta dos conjuntos de información de interés histórico para la psicología: sobre el contexto en el que se reguló la profesión de psicólogo y la capacitación en el nivel de postgrado. Estas informaciones son utilizadas para discutir la difi cultad de promover efectivamente la articulación entre la formación de pregrado y postgrado. Se trata de una difi cultad especialmente curiosa porque, a partir de la organización inicial de los estudios de postgrado, la necesidad de considerar la integración con la formación a nivel universitario siempre se destacó. Sin embargo, siguen existiendo difi cultades en relación a esta integración. Algunas propuestas de actividades que pueden llevar a las articulaciones entre los diferentes niveles de formación se presentan para el debate, tanto en el ámbito de la educación y orientación como en el contexto de la investigación, con referencia también a actividades relacionadas que puedan servir al mismo propósito.This article presents two sets of information of historical interest for Psychology: regarding the context in which the profession of psychologist was regulated, and the graduate level formation. These sets of information are used to discuss the difficulty in promoting de facto articulation between undergraduate and graduate level programs. This is an especially curious difficulty, as, since the initial phase of the organization of the Brazilian Graduate Program, the need to consider its integration with the undergraduate formation has always been highlighted. Nevertheless, some difficulties still persist with respect to this integration. Some proposals of activities that could provide articulation between the different levels of formation are presented for debate, both in the sphere of teaching and supervision, as well as in the context of research, with related activities that can serve the same purpose also being mentioned.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2013-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/7582910.1590/1982-43272355201306Paidéia (Ribeirão Preto); v. 23 n. 55 (2013); 187-196Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 No. 55 (2013); 187-196Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 Núm. 55 (2013); 187-1961982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75829/79308Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessMenandro, Paulo Rogerio MeiraTourinho, Emmanuel ZaguryBastos, Antonio Virgilio BittencourtYamamoto, Oswaldo Hajime2014-03-06T17:05:11Zoai:revistas.usp.br:article/75829Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2014-03-06T17:05:11Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pos-Graduacao e Graduacao: Vizinhanca sem Afinidade?
Pregrado y Postgrado: Inmediaciones sin Afinidad?
Graduate and Undergraduate Studies: Neighbors Without Affinity?
title Pos-Graduacao e Graduacao: Vizinhanca sem Afinidade?
spellingShingle Pos-Graduacao e Graduacao: Vizinhanca sem Afinidade?
Menandro, Paulo Rogerio Meira
title_short Pos-Graduacao e Graduacao: Vizinhanca sem Afinidade?
title_full Pos-Graduacao e Graduacao: Vizinhanca sem Afinidade?
title_fullStr Pos-Graduacao e Graduacao: Vizinhanca sem Afinidade?
title_full_unstemmed Pos-Graduacao e Graduacao: Vizinhanca sem Afinidade?
title_sort Pos-Graduacao e Graduacao: Vizinhanca sem Afinidade?
author Menandro, Paulo Rogerio Meira
author_facet Menandro, Paulo Rogerio Meira
Tourinho, Emmanuel Zagury
Bastos, Antonio Virgilio Bittencourt
Yamamoto, Oswaldo Hajime
author_role author
author2 Tourinho, Emmanuel Zagury
Bastos, Antonio Virgilio Bittencourt
Yamamoto, Oswaldo Hajime
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menandro, Paulo Rogerio Meira
Tourinho, Emmanuel Zagury
Bastos, Antonio Virgilio Bittencourt
Yamamoto, Oswaldo Hajime
description O texto apresenta dois conjuntos de informações de interesse histórico para a Psicologia: sobre o contexto no qual foi regulamentada a profi ssão de psicólogo e sobre a formação em nível de pós-graduação. Tais informações são utilizadas para discutir a difi culdade de promover articulação de fato entre a formação em nível de graduação e a pós-graduação. Tratase de difi culdade especialmente curiosa, pois desde a fase inicial da organização da pós-graduação brasileira, a necessidade de considerar sua integração com a formação em nível de graduação foi sempre ressaltada. Ainda assim, persistem difi culdades relativas à essa integração. Algumas proposições de atividades que podem ensejar articulações entre os diferentes níveis de formação são apresentadas para o debate, tanto na esfera do ensino e da orientação como no âmbito da pesquisa, havendo menção, também, a atividades correlatas que podem servir ao mesmo objetivo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75829
10.1590/1982-43272355201306
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75829
identifier_str_mv 10.1590/1982-43272355201306
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75829/79308
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 23 n. 55 (2013); 187-196
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 No. 55 (2013); 187-196
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 Núm. 55 (2013); 187-196
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221834159849472