Evaluación de una Intervención Formativa sobre Sexualidad y Género para Profesoras de Educación Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198591 |
Resumo: | As temáticas de sexualidade e gênero devem ser trabalhadas em todas as etapas da escolarização. Contudo, verifica-se certa invisibilidade no contexto da infância e uma carência de trabalhos com educadores/as. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de uma intervenção formativa em sexualidade e gênero para professoras/es de Educação Infantil, em relação ao nível de preconceito e de atitudes relacionadas à diversidade sexual e de gênero, aos papéis de gênero e as competências educacionais para trabalhar com estudantes LGBT. Trinta e sete professoras/es participaram. Foram realizadas estatísticas descritivas, análises bivariadas na forma de testes paramétricos (testes t de amostras pareadas) e uma análise temática. A intervenção foi avaliada de maneira positiva, o nível de preconceito reduziu significativamente e houve um imediato efeito em relação a aplicação dos conhecimentos. Sugerimos o desenvolvimento de intervenções sobre manifestações sutis de preconceito à diversidade sexual e aos papéis de gênero. |
id |
USP-22_6d26d4a0997f74f2638b2b3727170185 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/198591 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Evaluación de una Intervención Formativa sobre Sexualidad y Género para Profesoras de Educación InfantilEvaluation of a formative intervention on sexuality and gender for early childhood education teachers Avaliação de uma intervenção formativa em sexualidade e gênero para professoras de educação infantilSexualidadeGêneroEducação infantilPreconceitoSexualidadGéneroCrianza del niñoPrejuicioSexualityGenderEarly childhood EducationPrejudiceAs temáticas de sexualidade e gênero devem ser trabalhadas em todas as etapas da escolarização. Contudo, verifica-se certa invisibilidade no contexto da infância e uma carência de trabalhos com educadores/as. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de uma intervenção formativa em sexualidade e gênero para professoras/es de Educação Infantil, em relação ao nível de preconceito e de atitudes relacionadas à diversidade sexual e de gênero, aos papéis de gênero e as competências educacionais para trabalhar com estudantes LGBT. Trinta e sete professoras/es participaram. Foram realizadas estatísticas descritivas, análises bivariadas na forma de testes paramétricos (testes t de amostras pareadas) e uma análise temática. A intervenção foi avaliada de maneira positiva, o nível de preconceito reduziu significativamente e houve um imediato efeito em relação a aplicação dos conhecimentos. Sugerimos o desenvolvimento de intervenções sobre manifestações sutis de preconceito à diversidade sexual e aos papéis de gênero.Los temas de sexualidad y género deben ser abordados en todas las etapas de la escolaridad. Sin embargo, existe cierta invisibilidad en el contexto de la infancia y escasos trabajos con los/las educadores/as. El objetivo de este estudio fue evaluar la eficacia de una intervención formativa en sexualidad y género para profesores/as de Educación Infantil, con relación al nivel de prejuicios y actitudes relacionadas con la diversidad sexual y de género, roles de género y competencias educativas para el trabajo con estudiantes LGBT. Participaron 37 profesores/ras. Se realizaron estadísticas descriptivas, análisis bivariados en forma de pruebas paramétricas (pruebas t de muestras apareadas) y un análisis temático. La intervención fue evaluada positivamente, se redujo significativamente el nivel de prejuicio y hubo un efecto inmediato con relación a la aplicación de conocimientos. Se sugiere desarrollar intervenciones sobre manifestaciones sutiles de prejuicio a la diversidad sexual y los roles de género.The themes of sexuality and gender must be addressed at all stages of schooling. However, there is a certain invisibility during childhood, as well as a lack of interventions focused on educators. This study aimed to evaluate the effectiveness of a formative intervention about sexuality and gender in teachers of Early Childhood Education, in relation to the level of prejudice and attitudes related to sexual and gender diversity, gender roles, and educational competences for working with LGBT students. In total, 37 teachers participated in the study. Descriptive statistics and bivariate analyses were performed in the form of parametric tests (paired samples t-tests) and a thematic analysis. The intervention was positively evaluated, the prejudice level was significantly reduced and there was an immediate effect in relation to the application of knowledge. We suggest the development of interventions on subtle manifestations of prejudice towards sexual diversity and gender roles.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2022-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/19859110.1590/1982-4327e3216Paidéia (Ribeirão Preto); v. 32 (2022); e3216Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 32 (2022); e3216Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 32 (2022); e32161982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198591/182698https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198591/182697http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBlankenheim, ThaisPizzinato, AdolfoCosta, Ângelo Brandelli2022-06-03T19:05:40Zoai:revistas.usp.br:article/198591Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2022-06-03T19:05:40Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evaluación de una Intervención Formativa sobre Sexualidad y Género para Profesoras de Educación Infantil Evaluation of a formative intervention on sexuality and gender for early childhood education teachers Avaliação de uma intervenção formativa em sexualidade e gênero para professoras de educação infantil |
title |
Evaluación de una Intervención Formativa sobre Sexualidad y Género para Profesoras de Educación Infantil |
spellingShingle |
Evaluación de una Intervención Formativa sobre Sexualidad y Género para Profesoras de Educación Infantil Blankenheim, Thais Sexualidade Gênero Educação infantil Preconceito Sexualidad Género Crianza del niño Prejuicio Sexuality Gender Early childhood Education Prejudice |
title_short |
Evaluación de una Intervención Formativa sobre Sexualidad y Género para Profesoras de Educación Infantil |
title_full |
Evaluación de una Intervención Formativa sobre Sexualidad y Género para Profesoras de Educación Infantil |
title_fullStr |
Evaluación de una Intervención Formativa sobre Sexualidad y Género para Profesoras de Educación Infantil |
title_full_unstemmed |
Evaluación de una Intervención Formativa sobre Sexualidad y Género para Profesoras de Educación Infantil |
title_sort |
Evaluación de una Intervención Formativa sobre Sexualidad y Género para Profesoras de Educación Infantil |
author |
Blankenheim, Thais |
author_facet |
Blankenheim, Thais Pizzinato, Adolfo Costa, Ângelo Brandelli |
author_role |
author |
author2 |
Pizzinato, Adolfo Costa, Ângelo Brandelli |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Blankenheim, Thais Pizzinato, Adolfo Costa, Ângelo Brandelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sexualidade Gênero Educação infantil Preconceito Sexualidad Género Crianza del niño Prejuicio Sexuality Gender Early childhood Education Prejudice |
topic |
Sexualidade Gênero Educação infantil Preconceito Sexualidad Género Crianza del niño Prejuicio Sexuality Gender Early childhood Education Prejudice |
description |
As temáticas de sexualidade e gênero devem ser trabalhadas em todas as etapas da escolarização. Contudo, verifica-se certa invisibilidade no contexto da infância e uma carência de trabalhos com educadores/as. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de uma intervenção formativa em sexualidade e gênero para professoras/es de Educação Infantil, em relação ao nível de preconceito e de atitudes relacionadas à diversidade sexual e de gênero, aos papéis de gênero e as competências educacionais para trabalhar com estudantes LGBT. Trinta e sete professoras/es participaram. Foram realizadas estatísticas descritivas, análises bivariadas na forma de testes paramétricos (testes t de amostras pareadas) e uma análise temática. A intervenção foi avaliada de maneira positiva, o nível de preconceito reduziu significativamente e houve um imediato efeito em relação a aplicação dos conhecimentos. Sugerimos o desenvolvimento de intervenções sobre manifestações sutis de preconceito à diversidade sexual e aos papéis de gênero. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198591 10.1590/1982-4327e3216 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198591 |
identifier_str_mv |
10.1590/1982-4327e3216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198591/182698 https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198591/182697 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); v. 32 (2022); e3216 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 32 (2022); e3216 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 32 (2022); e3216 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1800221836412190720 |