Evaluación de una Intervención Formativa sobre Sexualidad y Género para Profesoras de Educación Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blankenheim, Thais
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pizzinato, Adolfo, Costa, Ângelo Brandelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198591
Resumo: As temáticas de sexualidade e gênero devem ser trabalhadas em todas as etapas da escolarização. Contudo, verifica-se certa invisibilidade no contexto da infância e uma carência de trabalhos com educadores/as. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de uma intervenção formativa em sexualidade e gênero para professoras/es de Educação Infantil, em relação ao nível de preconceito e de atitudes relacionadas à diversidade sexual e de gênero, aos papéis de gênero e as competências educacionais para trabalhar com estudantes LGBT. Trinta e sete professoras/es participaram. Foram realizadas estatísticas descritivas, análises bivariadas na forma de testes paramétricos (testes t de amostras pareadas) e uma análise temática. A intervenção foi avaliada de maneira positiva, o nível de preconceito reduziu significativamente e houve um imediato efeito em relação a aplicação dos conhecimentos. Sugerimos o desenvolvimento de intervenções sobre manifestações sutis de preconceito à diversidade sexual e aos papéis de gênero.
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