Learning of Pseudowords by Children of Different Ages in a Shared Book Reading Context
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/158231 |
Resumo: | A leitura compartilhada de histórias favorece a aprendizagem incidental de vocabulário, mas estudos indicam que o nível de vocabulário prévio da criança interfere nessa aprendizagem. O objetivo deste estudo foi comparar a aprendizagem de relações entre pseudopalavras e figuras por crianças de 3 e 7 anos em situação de leitura compartilhada de histórias e a possível ocorrência do Matthew Effect. Um livro especialmente elaborado para esta pesquisa foi lido por três vezes consecutivas para 10 crianças de cada grupo etário, apresentando quatro pseudopalavras. Sondas de emparelhamento ao modelo, exclusão, nomeação e descrição da utilidade foram aplicadas logo após a leitura e uma semana depois. Não foram encontradas diferenças significativas entre os desempenhos dos dois grupos, exceto nas sondas de exclusão, sem o registro de ocorrência do Matthew Effect. A aprendizagem de palavras é um processo contínuo e envolve condições como a frequência e os contextos de exposição às palavras. |
id |
USP-22_7d1cf13edff8fbe170fae8c25d5a5734 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/158231 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Learning of Pseudowords by Children of Different Ages in a Shared Book Reading ContextAprendizaje de Pseudopalabras en Niños de Diferentes Edades en Contexto de Lectura Compartida de LibrosAprendizagem de Pseudopalavras por Crianças de Diferentes Idades em Contexto de Leitura Compartilhada de Livrosword recognitionvocabularybehavior analysischildrenreconocimiento de palabrasvocabularioanálisis conductualniñosreconhecimento de palavrasvocabulárioanálise do comportamentocriançasA leitura compartilhada de histórias favorece a aprendizagem incidental de vocabulário, mas estudos indicam que o nível de vocabulário prévio da criança interfere nessa aprendizagem. O objetivo deste estudo foi comparar a aprendizagem de relações entre pseudopalavras e figuras por crianças de 3 e 7 anos em situação de leitura compartilhada de histórias e a possível ocorrência do Matthew Effect. Um livro especialmente elaborado para esta pesquisa foi lido por três vezes consecutivas para 10 crianças de cada grupo etário, apresentando quatro pseudopalavras. Sondas de emparelhamento ao modelo, exclusão, nomeação e descrição da utilidade foram aplicadas logo após a leitura e uma semana depois. Não foram encontradas diferenças significativas entre os desempenhos dos dois grupos, exceto nas sondas de exclusão, sem o registro de ocorrência do Matthew Effect. A aprendizagem de palavras é um processo contínuo e envolve condições como a frequência e os contextos de exposição às palavras.Shared book reading favors incidental learning of vocabulary; however, studies indicate that the previous vocabulary level of the child interferes with learning. The aim of this study was to compare the learning relations between pseudowords and figures of children aged 3 and 7 years in a shared book reading situation and to investigate the possible occurrence of the Matthew Effect. A book with four pseudowords developed for this study was read three consecutive times to 10 children of each age group. Matchingto-sample, exclusion, naming, and description of the use probes were applied immediately after the reading and one week later. No significant differences were found between the performances of both groups, except for the exclusion probes, without incidence of the Matthew Effect. Learning words is a continuous process that involves frequency and contexts of exposure to the words.La lectura compartida de libros favorece el aprendizaje incidental de vocabulario; sin embargo, los estudios apuntan que el nivel de vocabulario previo del niño interfiere en este aprendizaje. El presente estudio buscó comparar el aprendizaje de relaciones entre pseudopalabras y figuras en niños de entre 3 y 7 años en situación de lectura compartida de cuentos, así como la posible ocurrencia del Matthew Effect. Un libro no comercial se leyó tres veces consecutivas a 10 niños de cada grupo de edad, presentándoles cuatro pseudopalabras. Se aplicaron pruebas de igualación a la muestra, exclusión y denominación inmediatamente después de la lectura y una semana después de la misma. No se hallaron diferencias significativas en los desempeños de ambos grupos, a excepción de las pruebas de exclusión, y no se registró la ocurrencia del Matthew Effect. El aprendizaje de palabras es un proceso continuo e involucra condiciones como la frecuencia y los contextos de exposición a las palabras.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2019-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/15823110.1590/1982-4327e2912Paidéia (Ribeirão Preto); v. 29 (2019); e2912Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 29 (2019); e2912Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 29 (2019); e29121982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/158231/153424https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/158231/154210Copyright (c) 2019 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessVaz, Aline MelinaSchmidt, Andréia2019-05-23T14:05:50Zoai:revistas.usp.br:article/158231Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2019-05-23T14:05:50Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Learning of Pseudowords by Children of Different Ages in a Shared Book Reading Context Aprendizaje de Pseudopalabras en Niños de Diferentes Edades en Contexto de Lectura Compartida de Libros Aprendizagem de Pseudopalavras por Crianças de Diferentes Idades em Contexto de Leitura Compartilhada de Livros |
title |
Learning of Pseudowords by Children of Different Ages in a Shared Book Reading Context |
spellingShingle |
Learning of Pseudowords by Children of Different Ages in a Shared Book Reading Context Vaz, Aline Melina word recognition vocabulary behavior analysis children reconocimiento de palabras vocabulario análisis conductual niños reconhecimento de palavras vocabulário análise do comportamento crianças |
title_short |
Learning of Pseudowords by Children of Different Ages in a Shared Book Reading Context |
title_full |
Learning of Pseudowords by Children of Different Ages in a Shared Book Reading Context |
title_fullStr |
Learning of Pseudowords by Children of Different Ages in a Shared Book Reading Context |
title_full_unstemmed |
Learning of Pseudowords by Children of Different Ages in a Shared Book Reading Context |
title_sort |
Learning of Pseudowords by Children of Different Ages in a Shared Book Reading Context |
author |
Vaz, Aline Melina |
author_facet |
Vaz, Aline Melina Schmidt, Andréia |
author_role |
author |
author2 |
Schmidt, Andréia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Aline Melina Schmidt, Andréia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
word recognition vocabulary behavior analysis children reconocimiento de palabras vocabulario análisis conductual niños reconhecimento de palavras vocabulário análise do comportamento crianças |
topic |
word recognition vocabulary behavior analysis children reconocimiento de palabras vocabulario análisis conductual niños reconhecimento de palavras vocabulário análise do comportamento crianças |
description |
A leitura compartilhada de histórias favorece a aprendizagem incidental de vocabulário, mas estudos indicam que o nível de vocabulário prévio da criança interfere nessa aprendizagem. O objetivo deste estudo foi comparar a aprendizagem de relações entre pseudopalavras e figuras por crianças de 3 e 7 anos em situação de leitura compartilhada de histórias e a possível ocorrência do Matthew Effect. Um livro especialmente elaborado para esta pesquisa foi lido por três vezes consecutivas para 10 crianças de cada grupo etário, apresentando quatro pseudopalavras. Sondas de emparelhamento ao modelo, exclusão, nomeação e descrição da utilidade foram aplicadas logo após a leitura e uma semana depois. Não foram encontradas diferenças significativas entre os desempenhos dos dois grupos, exceto nas sondas de exclusão, sem o registro de ocorrência do Matthew Effect. A aprendizagem de palavras é um processo contínuo e envolve condições como a frequência e os contextos de exposição às palavras. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/158231 10.1590/1982-4327e2912 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/158231 |
identifier_str_mv |
10.1590/1982-4327e2912 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/158231/153424 https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/158231/154210 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Paidéia (Ribeirão Preto) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Paidéia (Ribeirão Preto) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); v. 29 (2019); e2912 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 29 (2019); e2912 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 29 (2019); e2912 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1800221835553406976 |