Reflexões sobre uma proposta de atendimento à crianças de zero a dois anos: avaliando procedimentos pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinez, Cláudia Maria Simões
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46482
Resumo: Este artigo teve como objetivo analisar as oportunidades de interação da criança pequena, nas creches públicas, situadas em uma cidade de porte médio no interior do estado de São Paulo. Foi elaborado um roteiro de entrevistas semi-estruturado dirigido à duas berçaristas que trabalham há mais de dez anos em duas creches, situadas em bairros distintos da cidade, com objetivo de conhecer a rotina de atividades com foco nas relações que as crianças estabelecem. Os dados foram analisados segundo uma abordagem qualitativa. Adotamos a relação pedagógica como eixo para identificar as ações educacionais que ocorrem ou poderiam ocorrer entre crianças e educadores. Os resultados mostram que é necessário rediscutir o conteúdo trabalhado junto às crianças, a forma como é ministrado e ainda considerar o perfil do profissional "berçarista" diante da rotina que se dá no cotidiano. São sugeridas reflexões sobre a estrutura e funcionamento do berçário em função da possibilidade de promoção do desenvolvimento infantil, neste contexto.
id USP-22_8f20b8252b4ba8c6ca0aff40d53246bf
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/46482
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre uma proposta de atendimento à crianças de zero a dois anos: avaliando procedimentos pedagógicosday care centercaretaker ou caregivereducational praticeschild developmentcrecheeducadorapraticas educativasdesenvolvimento infantilEste artigo teve como objetivo analisar as oportunidades de interação da criança pequena, nas creches públicas, situadas em uma cidade de porte médio no interior do estado de São Paulo. Foi elaborado um roteiro de entrevistas semi-estruturado dirigido à duas berçaristas que trabalham há mais de dez anos em duas creches, situadas em bairros distintos da cidade, com objetivo de conhecer a rotina de atividades com foco nas relações que as crianças estabelecem. Os dados foram analisados segundo uma abordagem qualitativa. Adotamos a relação pedagógica como eixo para identificar as ações educacionais que ocorrem ou poderiam ocorrer entre crianças e educadores. Os resultados mostram que é necessário rediscutir o conteúdo trabalhado junto às crianças, a forma como é ministrado e ainda considerar o perfil do profissional "berçarista" diante da rotina que se dá no cotidiano. São sugeridas reflexões sobre a estrutura e funcionamento do berçário em função da possibilidade de promoção do desenvolvimento infantil, neste contexto.This paper aims to analyse the opportunities of the child interaction in day care centers in a medium size town in the State of São Paulo/Brazil We have elaborated and used one regulation of semi-strucutred interviews directed to two caretaker (caregivers) that have been working in two day care centers for more than ten years, in order to know the educational proposal and activities routine. We have adopted the educational relationship as the axix to identify the educational actions that occur or could occur among children and educators. The results show that it is necessary to review the subject worked with the children, the way it is employed and to consider the caretaker professional profile in the dayle activities routine. Relfections about the structure and running of the day care center related to the possibility of stimulating the child development have been proposed in this context.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto1996-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/4648210.1590/S0103-863X1996000100005Paidéia (Ribeirão Preto); n. 10-11 (1996); 63-74Paidéia (Ribeirão Preto); No. 10-11 (1996); 63-74Paidéia (Ribeirão Preto); Núm. 10-11 (1996); 63-741982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46482/50238Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessMartinez, Cláudia Maria Simões2012-10-30T17:09:02Zoai:revistas.usp.br:article/46482Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-10-30T17:09:02Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre uma proposta de atendimento à crianças de zero a dois anos: avaliando procedimentos pedagógicos
title Reflexões sobre uma proposta de atendimento à crianças de zero a dois anos: avaliando procedimentos pedagógicos
spellingShingle Reflexões sobre uma proposta de atendimento à crianças de zero a dois anos: avaliando procedimentos pedagógicos
Martinez, Cláudia Maria Simões
day care center
caretaker ou caregiver
educational pratices
child development
creche
educadora
praticas educativas
desenvolvimento infantil
title_short Reflexões sobre uma proposta de atendimento à crianças de zero a dois anos: avaliando procedimentos pedagógicos
title_full Reflexões sobre uma proposta de atendimento à crianças de zero a dois anos: avaliando procedimentos pedagógicos
title_fullStr Reflexões sobre uma proposta de atendimento à crianças de zero a dois anos: avaliando procedimentos pedagógicos
title_full_unstemmed Reflexões sobre uma proposta de atendimento à crianças de zero a dois anos: avaliando procedimentos pedagógicos
title_sort Reflexões sobre uma proposta de atendimento à crianças de zero a dois anos: avaliando procedimentos pedagógicos
author Martinez, Cláudia Maria Simões
author_facet Martinez, Cláudia Maria Simões
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinez, Cláudia Maria Simões
dc.subject.por.fl_str_mv day care center
caretaker ou caregiver
educational pratices
child development
creche
educadora
praticas educativas
desenvolvimento infantil
topic day care center
caretaker ou caregiver
educational pratices
child development
creche
educadora
praticas educativas
desenvolvimento infantil
description Este artigo teve como objetivo analisar as oportunidades de interação da criança pequena, nas creches públicas, situadas em uma cidade de porte médio no interior do estado de São Paulo. Foi elaborado um roteiro de entrevistas semi-estruturado dirigido à duas berçaristas que trabalham há mais de dez anos em duas creches, situadas em bairros distintos da cidade, com objetivo de conhecer a rotina de atividades com foco nas relações que as crianças estabelecem. Os dados foram analisados segundo uma abordagem qualitativa. Adotamos a relação pedagógica como eixo para identificar as ações educacionais que ocorrem ou poderiam ocorrer entre crianças e educadores. Os resultados mostram que é necessário rediscutir o conteúdo trabalhado junto às crianças, a forma como é ministrado e ainda considerar o perfil do profissional "berçarista" diante da rotina que se dá no cotidiano. São sugeridas reflexões sobre a estrutura e funcionamento do berçário em função da possibilidade de promoção do desenvolvimento infantil, neste contexto.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46482
10.1590/S0103-863X1996000100005
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46482
identifier_str_mv 10.1590/S0103-863X1996000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46482/50238
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); n. 10-11 (1996); 63-74
Paidéia (Ribeirão Preto); No. 10-11 (1996); 63-74
Paidéia (Ribeirão Preto); Núm. 10-11 (1996); 63-74
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221833063038976