Comparison of Female Body Image Between Models and Non-Models Women

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrício, Pedro Antônio Lira
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Laus, Maria Fernanda, Almeida, Sebastião de Sousa, Costa, Telma Maria Braga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/224768
Resumo: Mulheres têm se mostrado insatisfeitas com a própria aparência. O objetivo do estudo foi avaliar se a mídia pode influenciar alterações na imagem corporal (IC) em relação à preocupação com o peso, satisfação e investimento disfuncional da própria aparência no público de mulheres modelos de passarela e não-modelos. Pesquisa utilizou brasileiras, modelos que foram vinculadas a uma agência, e não-modelos. Coleta foi realizada pelo Google Forms com envio de links convidando as participantes. Participaram da pesquisa 102 modelos e 247 não-modelos. Instrumentos utilizados foram um Questionário de Caracterização da Amostra, relato de peso/altura para o Índice de Massa Corporal (IMC), Sociocultural Attitudes Toward Appearance Questionnaire-3 (SATAQ-3), Multidimensional Body-Self Relations Questionnaire – Appearance Scales (MBRSQ/AS) e Appearance Schemas Inventory - Revised (ASI-R). Resultado demonstrou que as não-modelos estão mais suscetíveis às pressões da mídia e que ter as medidas corporais consideradas ideais, como as modelos, diminui a pressão social sobre o corpo.
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spelling Comparison of Female Body Image Between Models and Non-Models WomenComparación de la Imagen Corporal Femenina entre Modelos de Pasarela y Mujeres No ModelosComparação da Imagem Corporal Feminina entre Modelos de Passarela e  Mulheres Não-Modelobody imagephysical appearancesocial influenceswomenaparência físicaimagem corporalinfluências sociaismulheresimagen corporalmujeresapariencia físicainfluencias socialesMulheres têm se mostrado insatisfeitas com a própria aparência. O objetivo do estudo foi avaliar se a mídia pode influenciar alterações na imagem corporal (IC) em relação à preocupação com o peso, satisfação e investimento disfuncional da própria aparência no público de mulheres modelos de passarela e não-modelos. Pesquisa utilizou brasileiras, modelos que foram vinculadas a uma agência, e não-modelos. Coleta foi realizada pelo Google Forms com envio de links convidando as participantes. Participaram da pesquisa 102 modelos e 247 não-modelos. Instrumentos utilizados foram um Questionário de Caracterização da Amostra, relato de peso/altura para o Índice de Massa Corporal (IMC), Sociocultural Attitudes Toward Appearance Questionnaire-3 (SATAQ-3), Multidimensional Body-Self Relations Questionnaire – Appearance Scales (MBRSQ/AS) e Appearance Schemas Inventory - Revised (ASI-R). Resultado demonstrou que as não-modelos estão mais suscetíveis às pressões da mídia e que ter as medidas corporais consideradas ideais, como as modelos, diminui a pressão social sobre o corpo.Las mujeres están insatisfechas con su propria apariencia física. El objetivo de este estudio fue evaluar si los medios de comunicación pueden influir en la imagen corporal de las mujeres (IC) respecto a la preocupación por el peso, la satisfacción e inversión disfuncional de la propia apariencia en mujeres modelos de pasarela y las no modelos. Se utilizó una muestra de mujeres brasileñas, modelos vinculadas a una agencia y no modelos. Se recogieron datos de Google Forms. Se contó con la participación de 102 modelos y 247 no modelos. Se utilizaron los cuestionarios: Caracterización de Muestras, relato de peso/altura para el Índice de Masa Corporal (IMC), Sociocultural Attitudes Toward Appearance Questionnaire-3 (SATAQ-3), Multidimensional Body-Self Relations Questionnaire – Appearance Scales (MBRSQ/AS) y Appearance Schemas Inventory - Revised (ASI-R). Los resultados indicaron que las mujeres no modelos están más susceptibles a la presión de los medios de comunicación, y que tener medidas corporales consideradas ideales como las de las modelos reduce la presión social sobre el cuerpo.Women have been dissatisfied with their own appearance. This study aimed to evaluate whether the media can influence changes in body image (BI) regarding weight concern, satisfaction and dysfunctional investment of one’s own appearance in female runway models and non-models. This survey was composed of Brazilian women, models who were linked with an agency, and non-models. Data collection was carried out using Google Forms, sending links to invite eligible subjects. In total, 102 models and 247 non-models participated in the survey. Sample Characterization Questionnaire, weight and height reports for the Body Mass Index (BMI), Sociocultural Attitudes Toward Appearance Questionnaire-3 (SATAQ-3), Multidimensional Body-Self Relations Questionnaire – Appearance Scales (MBRSQ /AS) and Appearance Schemas Inventory - Revised (ASI-R) were used. The result showed that non-models are more susceptible to pressure from the media and that having body measurements considered ideal, like models, reduces social pressure on the body.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2024-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/22476810.1590/1982-4327e3309Paidéia (Ribeirão Preto); v. 33 (2023); e3309Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 33 (2023); e3309Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 33 (2023); e33091982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/224768/204283https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/224768/204453Copyright (c) 2024 Paidéia (Ribeirão Preto)http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPatrício, Pedro Antônio LiraLaus, Maria FernandaAlmeida, Sebastião de SousaCosta, Telma Maria Braga2024-05-08T19:17:43Zoai:revistas.usp.br:article/224768Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2024-05-08T19:17:43Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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