Indicadores de Problemas Emocionais e de Comportamento em Adolescentes: Avaliação entre Múltiplos Informantes
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/171924 |
Resumo: | As taxas de prevalência dos problemas emocionais e de comportamento na adolescência sugerem que sua identificação por meio de diferentes informantes é relevante com vistas ao tratamento e prevenção de quadros clínicos. Portanto, este estudo teve como objetivo avaliar a associação e o padrão de concordância quanto aos indicadores de problemas internalizantes, externalizantes e total de problemas entre adolescentes, seus familiares e professores. Participaram 70 adolescentes, 70 familiares e 21 professores que responderam, respectivamente, ao Inventário de Comportamentos Autorreferidos para jovens e ao Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes em sua versão para pais e para professores. Houve maior concordância na avaliação de adolescentes e familiares do que de professores e adolescentes e ausência de concordância entre familiares e professores. Além disso, os adolescentes evidenciaram mais indicadores de problemas internalizantes. Assim, confirma-se a necessidade de contemplar múltiplos informantes na avaliação de dificuldades emocionais/comportamentais de adolescentes, com vistas a sua melhor compreensão e detalhamento. |
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Indicadores de Problemas Emocionais e de Comportamento em Adolescentes: Avaliação entre Múltiplos InformantesIndicadores de Problemas Emocionales y del Comportamiento en Adolescentes: Evaluación entre Múltiples InformantesIndicators of Emotional and Behavioral Problems in Adolescents: Evaluation among Multiple Informantsmental healthadolescencebehavior disorderssalud mentaladolescenciatrastornos de la conductasaúde mentaladolescênciadistúrbios do comportamentoAs taxas de prevalência dos problemas emocionais e de comportamento na adolescência sugerem que sua identificação por meio de diferentes informantes é relevante com vistas ao tratamento e prevenção de quadros clínicos. Portanto, este estudo teve como objetivo avaliar a associação e o padrão de concordância quanto aos indicadores de problemas internalizantes, externalizantes e total de problemas entre adolescentes, seus familiares e professores. Participaram 70 adolescentes, 70 familiares e 21 professores que responderam, respectivamente, ao Inventário de Comportamentos Autorreferidos para jovens e ao Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes em sua versão para pais e para professores. Houve maior concordância na avaliação de adolescentes e familiares do que de professores e adolescentes e ausência de concordância entre familiares e professores. Além disso, os adolescentes evidenciaram mais indicadores de problemas internalizantes. Assim, confirma-se a necessidade de contemplar múltiplos informantes na avaliação de dificuldades emocionais/comportamentais de adolescentes, com vistas a sua melhor compreensão e detalhamento.Las tasas de prevalencia de los problemas emocionales y de comportamiento en la adolescencia sugieren que su identificación por medio de diferentes informantes es relevante con vistas al tratamiento y prevención de cuadros clínicos. Por lo tanto, este estudio tuvo como objetivo evaluar la asociación y el patrón de concordancia con relación a los indicadores de problemas internalizantes, externalizantes y total de problemas entre adolescentes, sus familiares y profesores. En este estudio participaron 70 adolescentes, 70 familiares 21 profesores que respondieron, respectivamente, al Inventario de Comportamientos Autorreferidos para Jóvenes y el Inventario de los Comportamientos de Niños y Adolescentes en su versión para padres y para profesores. Se observó una concordancia en la evaluación de adolescentes y familiares que de profesores y adolescentes y ausencia de concordancia entre familiares y profesores. Además, los adolescentes evidenciaron más indicadores de problemas internalizantes. Así, se confirma la necesidad de contemplar múltiples informantes en la evaluación de dificultades emocionales / comportamentales de adolescentes, con miras a su mejor comprensión y detalle.The prevalence rates of emotional and behavioral problems in adolescence suggest that their identification through different informants is relevant for the treatment and prevention of clinical conditions. Therefore, the objective of this study was to evaluate the association and agreement pattern regarding the indicators of internalizing and externalizing problems and total problems among adolescents, their families and teachers. Seventy adolescents, 70 family members and 21 teachers, who answered, respectively, the Youth Self Report and the Child Behavior Checklist in their version for parents and teachers participated in this study. There was greater concordance in the evaluation of adolescents and relatives than of teachers and adolescents and lack of agreement between family members and teachers. In addition, adolescents showed more indicators of internalizing problems. Thus, it is confirmed the need to contemplate multiple informants in the evaluation of emotional/behavioral difficulties of adolescents, with a view to its better understanding and detailing.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2018-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/17192410.1590/1982-4327e2825Paidéia (Ribeirão Preto); v. 28 (2018); e2825Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 28 (2018); e2825Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 28 (2018); e28251982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/171924/161712https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/171924/161713Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessBorba, Bruna Mainardi RossoMarin, Angela Helena2020-07-02T17:21:29Zoai:revistas.usp.br:article/171924Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2020-07-02T17:21:29Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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