O ensino de Psicologia no século XIX na cidade do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46443 |
Resumo: | Objeto do artigo são os conhecimentos psicológicos transmitidos e produzidos em instituições de ensino superior e secundário na cidade do Rio de Janeiro, durante o século XIX (até 1870), visando-se evidenciar por meio da análise critica a significação conceituai e a função social doe mesmos no fimbito do contexto brasileiro da época. Através de um levantamento de material documentário relativo a algumas escolas importantes do Rio de Janeiro, no século XIX, foi possível reconstruir o quadro dos conteúdos e das práticas psicológicas objeto de ensino e de elaboração em tais escolas, evidenciando-se a coexistência de diferentes propostas em termos de abordagens doutrinárias, de enfoques metodológicos, de objetivos visados. |
id |
USP-22_c124fbc0ec2c4e7e8a8282ce48d4c66e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/46443 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de Psicologia no século XIX na cidade do Rio de JaneiroHistória da Psicologia no BrasilEnsino da Psicologia no BrasilPsicologia no Rio de Janeiro no século XIXObjeto do artigo são os conhecimentos psicológicos transmitidos e produzidos em instituições de ensino superior e secundário na cidade do Rio de Janeiro, durante o século XIX (até 1870), visando-se evidenciar por meio da análise critica a significação conceituai e a função social doe mesmos no fimbito do contexto brasileiro da época. Através de um levantamento de material documentário relativo a algumas escolas importantes do Rio de Janeiro, no século XIX, foi possível reconstruir o quadro dos conteúdos e das práticas psicológicas objeto de ensino e de elaboração em tais escolas, evidenciando-se a coexistência de diferentes propostas em termos de abordagens doutrinárias, de enfoques metodológicos, de objetivos visados.The object of the article is the psychological knowledge produced and transmitted in the Institutions od Higher Education and Secondary Schools in the city of Rio de Janeiro during 19th (until 1870), loking at heir conceptual signification and social function in the ambit of Brazilian spciety of that time, as a critical analysis. A survey using sources about some of the most important Education Institutions of Rio de Janeiro in the 19th century was made, allowing a reconstruction of the psychological contents and practices of these Institutions. A coexistence of different proposals for doctrinal approaches, methodological focuses and aimed objects were presented.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto1993-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/4644310.1590/S0103-863X1993000100007Paidéia (Ribeirão Preto); n. 4 (1993); 64-80Paidéia (Ribeirão Preto); No. 4 (1993); 64-80Paidéia (Ribeirão Preto); Núm. 4 (1993); 64-801982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46443/50199Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessMassimi, Marina2012-10-30T16:09:49Zoai:revistas.usp.br:article/46443Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-10-30T16:09:49Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de Psicologia no século XIX na cidade do Rio de Janeiro |
title |
O ensino de Psicologia no século XIX na cidade do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
O ensino de Psicologia no século XIX na cidade do Rio de Janeiro Massimi, Marina História da Psicologia no Brasil Ensino da Psicologia no Brasil Psicologia no Rio de Janeiro no século XIX |
title_short |
O ensino de Psicologia no século XIX na cidade do Rio de Janeiro |
title_full |
O ensino de Psicologia no século XIX na cidade do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
O ensino de Psicologia no século XIX na cidade do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
O ensino de Psicologia no século XIX na cidade do Rio de Janeiro |
title_sort |
O ensino de Psicologia no século XIX na cidade do Rio de Janeiro |
author |
Massimi, Marina |
author_facet |
Massimi, Marina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Massimi, Marina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Psicologia no Brasil Ensino da Psicologia no Brasil Psicologia no Rio de Janeiro no século XIX |
topic |
História da Psicologia no Brasil Ensino da Psicologia no Brasil Psicologia no Rio de Janeiro no século XIX |
description |
Objeto do artigo são os conhecimentos psicológicos transmitidos e produzidos em instituições de ensino superior e secundário na cidade do Rio de Janeiro, durante o século XIX (até 1870), visando-se evidenciar por meio da análise critica a significação conceituai e a função social doe mesmos no fimbito do contexto brasileiro da época. Através de um levantamento de material documentário relativo a algumas escolas importantes do Rio de Janeiro, no século XIX, foi possível reconstruir o quadro dos conteúdos e das práticas psicológicas objeto de ensino e de elaboração em tais escolas, evidenciando-se a coexistência de diferentes propostas em termos de abordagens doutrinárias, de enfoques metodológicos, de objetivos visados. |
publishDate |
1993 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1993-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46443 10.1590/S0103-863X1993000100007 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46443 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0103-863X1993000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46443/50199 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); n. 4 (1993); 64-80 Paidéia (Ribeirão Preto); No. 4 (1993); 64-80 Paidéia (Ribeirão Preto); Núm. 4 (1993); 64-80 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1800221833034727424 |