Sociedade da Capacitacao e Politicas de Cognicao na Formacao de Professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Rosimeri de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Kastrup, Virginia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75835
Resumo: O objetivo deste estudo é discutir o problema da formação de professores no contexto do novo capitalismo e da cultura da sociedade da capacitação. Tal sociedade aparece nas mutações do capitalismo e traz consigo a noção de aptidão potencial portátil, estimulando que os trabalhadores se adaptem à aceleração e ao curto prazo da informação. A investigação distingue duas políticas de cognição na formação de professores: (in)formação e (trans)formação, que coexistem. A primeira é apoiada na informação e vincula conhecer à transmissão e processamento de representações simbólicas. A segunda é pautada na experiência e aponta a relação indissociável entre conhecimento e invenção. O estudo aponta que os processos de formação que a reduzem à capacitação e à informação, visando ao desenvolvimento de habilidades e competências, consideram a formação como aquisição de conhecimentos prontos para ser consumidos. Em outra direção, formação é um processo inventivo, que se orienta na problematização e na experiência de construção do conhecimento.
id USP-22_dfaaabf41e6eef2854a8fa7ab6a52024
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/75835
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling Sociedade da Capacitacao e Politicas de Cognicao na Formacao de ProfessoresSociedad de la Capacitacion y Politicas de Cognicion en la Formacion de ProfesoresSkills Society and Cognition Policies in the Formation of TeachersO objetivo deste estudo é discutir o problema da formação de professores no contexto do novo capitalismo e da cultura da sociedade da capacitação. Tal sociedade aparece nas mutações do capitalismo e traz consigo a noção de aptidão potencial portátil, estimulando que os trabalhadores se adaptem à aceleração e ao curto prazo da informação. A investigação distingue duas políticas de cognição na formação de professores: (in)formação e (trans)formação, que coexistem. A primeira é apoiada na informação e vincula conhecer à transmissão e processamento de representações simbólicas. A segunda é pautada na experiência e aponta a relação indissociável entre conhecimento e invenção. O estudo aponta que os processos de formação que a reduzem à capacitação e à informação, visando ao desenvolvimento de habilidades e competências, consideram a formação como aquisição de conhecimentos prontos para ser consumidos. Em outra direção, formação é um processo inventivo, que se orienta na problematização e na experiência de construção do conhecimento.La finalidad del estudio es discutir el problema de la formación de profesores y sus relaciones con la sociedad de capacitación. Esa sociedad de capacitación aparece en las mutaciones del capitalismo y trae consigo la noción de aptitud potencial portátil, estimulando que trabajadores se adapten a aceleración y al corto plazo de la información. La investigación distingue dos políticas de cognición en la formación de profesores: (in)formación y (tras)formación, que coexisten. La primera se apoya en la información y vincula conocer a la transmisión y el procesamiento de representaciones simbólicas. La segunda se pauta en la experiencia y demarca la relación indisociable entre conocimiento e invención. El estudio señala que procesos de formación que la reducen a la capacitación y a la información, con vistas al desarrollo de habilidades y competencias, consideran la formación como adquisición de conocimientos listos para ser consumidos. En otra dirección, la formación es un proceso inventivo, hacia la dirección de problematización y de experiencia de construcción del conocimiento.This study analyzes the formation of teachers and its relationships with the skills society. According to Sennett the skills society appears in the capitalism mutations and brings within it the notion of portable potential ability, stimulating the workers, so they can cope with acceleration and the short-term of information. The investigation distinguishes two cognition policies in the formation of teachers: (in)formation and (trans)formation, which co-exist. The first is based on information and connects knowing with the transmission and processing of symbolic representations. The second is grounded in experience and highlights the inseparable relationship between knowledge and invention. The study suggests that the processes which reduce formation to training and information, aiming for the development of abilities and competences, consider formation as the acquisition of knowledge ready to be consumed. In another direction, training is an inventive process, which is based on problematization and the knowledge construction experience.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2013-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/7583510.1590/1982-43272355201312Paidéia (Ribeirão Preto); v. 23 n. 55 (2013); 243-251Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 No. 55 (2013); 243-251Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 Núm. 55 (2013); 243-2511982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75835/79314Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Rosimeri de OliveiraKastrup, Virginia 2014-03-06T17:05:11Zoai:revistas.usp.br:article/75835Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2014-03-06T17:05:11Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sociedade da Capacitacao e Politicas de Cognicao na Formacao de Professores
Sociedad de la Capacitacion y Politicas de Cognicion en la Formacion de Profesores
Skills Society and Cognition Policies in the Formation of Teachers
title Sociedade da Capacitacao e Politicas de Cognicao na Formacao de Professores
spellingShingle Sociedade da Capacitacao e Politicas de Cognicao na Formacao de Professores
Dias, Rosimeri de Oliveira
title_short Sociedade da Capacitacao e Politicas de Cognicao na Formacao de Professores
title_full Sociedade da Capacitacao e Politicas de Cognicao na Formacao de Professores
title_fullStr Sociedade da Capacitacao e Politicas de Cognicao na Formacao de Professores
title_full_unstemmed Sociedade da Capacitacao e Politicas de Cognicao na Formacao de Professores
title_sort Sociedade da Capacitacao e Politicas de Cognicao na Formacao de Professores
author Dias, Rosimeri de Oliveira
author_facet Dias, Rosimeri de Oliveira
Kastrup, Virginia
author_role author
author2 Kastrup, Virginia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Rosimeri de Oliveira
Kastrup, Virginia
description O objetivo deste estudo é discutir o problema da formação de professores no contexto do novo capitalismo e da cultura da sociedade da capacitação. Tal sociedade aparece nas mutações do capitalismo e traz consigo a noção de aptidão potencial portátil, estimulando que os trabalhadores se adaptem à aceleração e ao curto prazo da informação. A investigação distingue duas políticas de cognição na formação de professores: (in)formação e (trans)formação, que coexistem. A primeira é apoiada na informação e vincula conhecer à transmissão e processamento de representações simbólicas. A segunda é pautada na experiência e aponta a relação indissociável entre conhecimento e invenção. O estudo aponta que os processos de formação que a reduzem à capacitação e à informação, visando ao desenvolvimento de habilidades e competências, consideram a formação como aquisição de conhecimentos prontos para ser consumidos. Em outra direção, formação é um processo inventivo, que se orienta na problematização e na experiência de construção do conhecimento.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75835
10.1590/1982-43272355201312
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75835
identifier_str_mv 10.1590/1982-43272355201312
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75835/79314
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 23 n. 55 (2013); 243-251
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 No. 55 (2013); 243-251
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 Núm. 55 (2013); 243-251
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221834172432384